

Introdução
No ano passado, a AMD apresentou sua mais recente geração de placas de vídeo, baseadas nos chips Navi, que utilizam arquitetura RDNA. Uma das principais novidades apresentadas foi a compatibilidade com o novo padrão PCI Express 4.0, que tem uma taxa de transferência máxima teórica duas vezes superior à conexão PCI Express 3.0 utilizada por todos os modelos de placa de vídeo existentes no mercado até então. Mas será que esta característica, por si só, traz algum ganho de desempenho? É o que vamos descobrir.
Para que a interface efetivamente funcione como PCI Express 4.0, é necessário que todos os principais componentes (placa-mãe, processador e placa de vídeo) sejam compatíveis com o padrão. Se um dos componentes for apenas compatível com PCI Express 3.0 ou anterior, toda a comunicação entre o processador e a placa de vídeo trabalhará no padrão mais antigo.
Todos os padrões PCI Express são retrocompatíveis, ou seja, funcionam com padrões mais antigos, o que faz com que, pelo menos em teoria, qualquer placa de vídeo PCI Express funcione com qualquer placa-mãe que tenha um slot PCI Express, não importando a geração. A velocidade, porém, vai ser sempre limitada pelo dispositivo que suporta a versão mais antiga. Assim, se você instalar uma placa de vídeo com suporte a PCI Express 4.0 em uma placa-mãe que suporta no máximo PCI Express 2.0, o sistema funcionará na velocidade PCI Express 2.0.
Também no ano passado, surgiram os primeiros SSDs com suporte à interface PCI Express 4.0. Inclusive já testamos um deles, o Corsair MP600. Neste teste, ficou claro que o SSD realmente tira proveito da nova interface: ao ser conectado em um slot PCI Express 4.0 x4, ele chegou a transferir dados a 5 GB/s, enquanto em uma placa-mãe com PCI Express 3.0, sua velocidade ficou limitada a cerca de 3,5 GB/s, o que faz sentido já que o limite máximo teórico de um slot PCI Express 3.0 x4 é de 4 GB/s.
Mas e uma placa de vídeo, será que vai tirar vantagem, na prática, desse aumento de velocidade? Para descobrirmos isso, testamos a placa de vídeo com suporte a PCI Express 4.0 mais poderosa do mercado ate agora, a Radeon RX 5700 XT (clique aqui para ler a sua análise), comparando o desempenho com a conexão PCI Express 4.0 x16 contra a conexão PCI Express 3.0 x16. Além disso, para verificarmos qual seria o impacto de reduzir ainda mais a largura de banda da comunicação entre o processador e a placa de vídeo, repetimos o teste com a conexão em PCI Express 3.0 x8.
Note que a velocidade máxima atingida por uma conexão PCI Express depende não apenas da geração, mas também do número de pistas efetivamente utilizadas para comunicação entre o processador e o dispositivo. Assim, um slot com 16 pistas (chamado x16) terá o dobro de desempenho máximo teórico de um slot com oito pistas (x8), desde que ambos utilizem a mesma geração. E mesmo que o slot tenha fisicamente 16 pistas, nem sempre todas elas são utilizadas. Por exemplo, processadores AMD atuais com vídeo integrado oferecem apenas conexão x8, então se você utilizar um destes processadores a conexão com a placa de vídeo será sempre a x8, mesmo que a placa-mãe e a placa de vídeo suportem interface x16. Também quando se utiliza duas placas de vídeo no mesmo computador, na maioria dos casos as pistas serão divididas entre elas e cada uma trabalhará com conexão x8. Outra situação é a instalação de uma placa de vídeo em um slot PCI Express x1 (isso só será possível se o slot tiver sua extremidade aberta e nenhum componente obstruindo esta instalação), o sistema funcionará normalmente, mas com velocidade x1.
Na tabela abaixo, mostramos a velocidade máxima teórica (largura de banda) dos tipos de conexão mais comuns para placas de vídeo.
Interface | Largura de banda |
PCI Express 2.0 x16 | 8 GB/s |
PCI Express 3.0 x8 | 8 GB/s |
PCI Express 3.0 x16 | 16 GB/s |
PCI Express 4.0 x8 | 16 GB/s |
PCI Express 4.0 x16 | 32 GB/s |
A Figura 1 mostra a Radeon RX 5700 XT utilizada no teste.
Figura 1: a Radeon RX 5700 XT
-
11
-
1
-
2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora