Introdução
Se você acompanha nossos testes de placas de vídeo, já sabe que o chip GeForce FX 5200 é um dos nossos preferidos, pois oferece, em nossa opinião, a melhor relação custo/benefício do mercado hoje para o usuário comum que quer jogar um bom jogo 3D mas não quer pagar os tubos para ter uma Radeon 9800 ou uma GeForce FX 5900.
Nós recebemos o modelo da MSI para avaliação e, comparando o modelo da MSI com o modelo de outros fabricantes que já testamos (Albatron, Inno3D e XFX), vários recursos presentes na placa da MSI nos chamaram a atenção. Primeiro, o fato do dissipador de calor do processador de vídeo ser dotado de uma ventoinha (ver Figura 1), o que não ocorre com modelos de GeForce FX 5200 de outros fabricantes. Segundo, a existência de um controle remoto que permite controlar várias funções do seu PC, em especial a reprodução de CDs e DVDs (presente somente no modelo testado, chamado TDR128). E, terceiro, a fatura de jogos e programas (a placa vem com 10 CDs, estaremos falando sobre eles daqui a pouco).
É importante notar que a MSI fabrica várias placas de vídeo baseadas no GeForce FX 5200. O modelo que testamos foi o TDR128, com 128 MB de memória de vídeo DDR-SDRAM e controle remoto. Os demais modelos de FX5200 da MSI não vêm com controle remoto, mas os 10 CDs vêm em todos os modelos. Note também que nos modelos T64, T128 e TD128 o dissipador de calor não vem com ventoinha. Além disso, o leitor Celso Tenaglia nos mandou um e-mail alertando que os modelos T64, TD64, T128 e TD128 usam o chip GeForce FX 5200 com barramento de 64 bits (e não 128 bits), obtendo um desempenho inferior ao modelo testado.
Figura 1: Placa de vídeo GeForce FX 5200 TDR128 da MSI.
A memória desta placa é formada por chips de 4 ns da Samsung. Esse chip permite um clock máximo de 250 MHz (500 MHz DDR). Como a comunicação do GeForce FX 5200 com a memória de vídeo é feita a 200 MHz (400 MHz DDR), em teoria é possível fazer um overclock da memória até 250MHz (500 MHz DDR) com esta placa sem que ela reclame. Ponto para a MSI.
Figura 2: Memória de vídeo usada: Samsung 4 ns.
Na Figura 3 nós vemos o controle remoto que acompanha a placa de vídeo e também o adaptador que deve ser instalado na saída S-video da placa. Este adaptador converte a saída S-Video em RCA (video composto) e contém também o sensor infravermelho do controle remoto.
Figura 3: Controle remoto que acompanha a placa.
Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Você pode instalar um adaptador (que vem com a placa) na saída DVI que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video e junto com a placa acompanha um adaptador que expande esse conector para dois conectores: um RCA e um S-Vídeo, como vemos na Figura 3. Ela vem também com um cabo S-Vídeo, que nos chamou a atenção por ser bastante longo (1,8 m).
A GeForce FX 5200 da MSI vem com nada mais, nada menos, do que 10 CDs. São 10 jogos completos: The Elder Scrolls III: Morrowind, Ghost Recon, Duke Nukem: Manhattan Project, The Sum of All Fears, IL-2 Sturmovik, Serious Sam: The Second Encounter, Rally Trophy, Beam Breakers, Zax: The Alien Hunter e Oni. E mais vários utilitários e aplicativos: RestoreIt, VirtualDrive, WinDVD 4 5.1 channel, Supreme Foreign Language Learning Machine e muitos outros utilitários da MSI.
Respostas recomendadas