

Vídeo componente
O padrão vídeo componente oferece uma qualidade de imagem melhor do que a do S-vídeo, e deve ser usada caso os seus aparelhos não façam uso de uma conexão melhor.
O vídeo componente usa três cabos, que devem ser conectados da seguinte forma:
- Conector verde: plugue verde ou entrada rotulada com Y
- Conector azul: plugue azul ou entrada rotulada como Pb, Cb ou B-Y
- Conector vermelho: plugue vermelho ou entrada rotulada como Pr, Cr ou R-Y
O conector Y transmite a informação de vídeo (imagem em preto e branco) enquanto a informação de cor é transmitida nos outros conectores.
Figura 18: conectores de vídeo componente em um aparelho de DVD
Em se tratando de computadores, algumas placas de vídeo antigas traziam esse tipo de saída, que deve ser usada apenas caso você queira conectar seu computador à sua TV e ela não tenha uma conexão que ofereça melhor qualidade de imagem.
O problema, no entanto, é que não é fácil detectar visualmente se uma placa de vídeo tem ou não este tipo de saída, pois ela compartilha o mesmo conector usado pelo vídeo separado (S-vídeo). Se a sua placa de vídeo tiver uma saída S-vídeo, ela pode ou não suportar vídeo componente.
Uma maneira de detectar se o seu conector S-vídeo apresenta ou não saída vídeo componente é olhando para ele. Se ele tiver somente quatro pinos, significa que ele tem somente saída S-vídeo, não possuindo saída vídeo componente. Se ele tiver mais de quatro pinos, isso pode significar que ele talvez tenha a saída vídeo componente. Ver Figura 19.
Figura 19: identificando o tipo de conector S-vídeo que a sua placa de vídeo possui
Repare que dissemos “talvez”. Isso ocorre porque algumas placas de vídeo – especialmente as com recurso de captura de vídeo (VIVO) – apresentam mais do que quatro pinos em seu conector S-vídeo, mas esses pinos extras são usados para outra função, não havendo a saída vídeo componente.
Em resumo: se o conector S-vídeo da sua placa de vídeo tem quatro pinos, ela não tem saída vídeo componente, e se ela tiver mais de quatro pinos, pode ser que ela tenha saída vídeo componente. Para ter certeza, só mesmo lendo no manual da placa e procurando em suas especificações se há este recurso.
Para usar a saída vídeo componente de sua placa de vídeo, você necessitará de um adaptador. Esse adaptador normalmente vem junto com as placas de vídeo que têm esse tipo de saída. Então, se a sua placa de vídeo veio com um adaptador desse tipo, isso significa que ela tem saída vídeo componente!
Esse adaptador pode ter vários aspectos; mostramos os dois mais comuns nas Figuras 20 e 21.
Figura 20: adaptador para vídeo componente
Figura 21: outro modelo de um adaptador para vídeo componente
Se sua placa de vídeo não tiver uma saída para vídeo componente você ainda pode converter a saída VGA ou DVI da sua placa de vídeo em vídeo componente usando um adaptador. É importante notar que esta conexão não é apenas uma conexão elétrica; você precisará de componentes eletrônicos para fazer a conversão do padrão RGB para o padrão YPbPr usado pelo vídeo componente. Por este motivo, não é possível fazer este adaptador em casa facilmente. Preste atenção pois há no mercado um cabo que promete converter a saída VGA para vídeo componente, só que este cabo não funciona corretamente.
A antiga ATI (agora AMD) vendia um adaptador para placas com chip gráfico da empresa chamado “DVI-TO-HDTV Adapter” (número do modelo 151-V01093). Este adaptador não funcionava em placas com chips de outros fabricantes; isto ocorre porque as placas com chip da ATI já tinham suporte de fábrica ao padrão vídeo componente. Clique aqui para mais informações sobre este adaptador.
Outros fabricantes produzem conversores de VGA ou DVI para vídeo componente compatíveis com qualquer placa de vídeo. Tome cuidado, pois os conversores mais baratos podem não gerar um sinal de vídeo componente na maior resolução ou qualidade que a sua TV é capaz de mostrar. Por isto, antes de comprar, verifique as resoluções e modos que a sua TV suporta e as resoluções e modos que o adaptador é capaz de gerar.
-
5
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora