

DVI (interface de vídeo digital)
Todos os tipos de conexões que vimos até agora utilizam sinais analógicos. As conexões HDMI, DisplayPort e Thunderbolt utilizam sinais digitais. A conexão DVI, por outro lado, pode transmitir tanto sinais analógicos quanto digitais. Aqui estão os tipos de conectores DVI disponíveis:
- DVI-A: conexão analógica
- DVI-D: conexão digital; normalmente quando falamos DVI estamos nos referindo ao DVI-D
- DVI-I: cabo ou conector que pode transmitir tanto sinais DVI-A quanto sinais DVI-D; cabos DVI-A podem transmitir apenas sinais DVI-A e cabos DVI-D podem transmitir apenas sinais DVI-D
- Link único (single link) permite resoluções de tela de até 1920 x 1080 pixels a 60 quadros por segundo (60 Hz)
- Link duplo (dual link) permite resoluções de tela de até 2048 x 1536 pixels a 60 quadros por segundo (60 Hz) e 1920 x 1080 a 144 quadros por segundo (144 Hz)
Na Figura 26 você pode ver as diferenças entre esses conectores.
Figura 26: tipos de conector DVI
Mas afinal, o que significa tudo isso? Se você tem um equipamento que produz sinal analógico, ele terá um conector DVI-A e você pode conectá-lo apenas a uma tela que tenha um conector DVI-A. Você pode usar um cabo DVI-A ou um cabo DVI-I para fazer esta conexão. A mesma ideia é válida para equipamentos digitais: se o seu equipamento tiver um conector DVI-D, você pode conectá-lo apenas a uma tela que também tenha um conector DVI-D. Você terá de usar um cabo DVI-D ou DVI-I para fazer tal conexão. Você não pode conectar um equipamento DVI-A a uma tela DVI-D e vice-versa.
Se o seu equipamento tiver um conector DVI-I, isto significa que ele produz tanto sinais analógicos quanto digitais. Você deve usar um cabo (DVI-A ou DVI-D) de acordo com o tipo de conexão que seu monitor suporta, analógica ou digital, ou então um cabo DVI-I, que suporta os dois tipos.
Nota: Há, no mercado, cabos dual link falsos. Apesar de seus conectores apresentarem todos os pinos, são, na realidade, single link, pois os pinos adicionais não estão conectados a fios no cabo. Para verificar se um cabo é realmente dual link, você deve, com um multímetro, fazer um teste de continuidade para verificar se todos os pinos em uma das pontas do cabo estão, de fato, conectados aos pinos da outra ponta.
A melhor opção é usar a conexão digital, mas você estará limitado pelo tipo de conexão seu produto oferece. No entanto, atualmente praticamente todos os produtos eletrônicos vêm com conexão digital, portanto você encontrará nele um conector DVI-D ou um conector DVI-I e você provavelmente usará um cabo DVI-D ou DVI-I, que se encaixa em ambos os conectores e, dessa forma, você não tem com que se preocupar. Ver os exemplos abaixo.
Como computadores, conversores de TV a cabo/satélite atuais, aparelhos de DVD/Blu-Ray e consoles de videogame são equipamentos digitais, quando os sinais de vídeo são transmitidos em um meio analógico, como em saídas VGA ou de vídeo componente, eles devem primeiro converter o sinal de vídeo de digital para analógico. Na outra extremidade do cabo, o monitor LCD, aparelho de TV digital (HDTV) ou projetor de vídeo deve converter o sinal analógico de volta para digital, já que esses dispositivos também são digitais. Existe uma perda de qualidade de imagem nesse processo de converter o sinal de digital para analógico e depois de volta para digital.
Portanto, uma das vantagens de usar a conexão DVI-D, HDMI, DisplayPort ou Thunderbolt é evitar essas conversões digital/analógico/digital, aumentando, assim, a qualidade da imagem.
Atualmente todas as placas de vídeo oferecem pelo menos uma saída DVI (normalmente um conector DVI-I dual-link, permitindo a você conectar telas com conexão analógica ou digital), como você pode ver na Figura 27. Você também encontrará o conector DVI (normalmente um conector DVI-D) em monitores LCD, conversores de TV a cabo/satélite atuais, aparelhos HDTV, projetores de vídeo e em alguns aparelhos de DVD. Se eles não tiverem um conector DVI, eles terão um conector HDMI, que é melhor.
Os conectores DVI-D e DVI-I podem ser facilmente convertidos em HDMI, já que o HDMI é totalmente compatível com o DVI-D. Falaremos mais sobre isso na próxima página.
Portanto, para conectar seu computador ao seu monitor de vídeo, projetor de vídeo ou HDTV você deve usar a conexão DVI ou superior em vez do tradicional conector VGA, já que você terá a melhor qualidade de imagem possível.
Se a sua HDTV tiver um conector HDMI e o seu PC ou fonte de vídeo (por exemplo, decodificador de TV a cabo) tiverem um conector DVI, você pode conectar seu computador a ela usando um cabo ou conversor de DVI para HDMI, como mostraremos na próxima página. Em nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre a conexão SPDIF”, apresentamos alguns exemplos práticos de utilização do conector DVI.
Figura 27: saída DVI (conector DVI-I dual-link) em uma placa de vídeo
Figura 28: saída DVI (conector DVI-D dual-link) em um receptor de TV a cabo digital
Figura 29: entrada DVI (conector DVI-D dual-link) em um aparelho HDTV
Figura 30: cabo DVI-D single-link
É muito interessante notar que saídas DVI-I podem ser transformadas em saídas VGA através da utilização de um adaptador que, antigamente, na época em que a conexão HDMI era mais popular, vinha com a placa de vídeo (veja na Figura 31). Com isso, você pode transformar conectores DVI-I da sua placa de vídeo em saídas VGA, permitindo a você conectar o PC em monitores de vídeo antigos que não tenham um conector DVI. Essa conexão, no entanto, será analógica, não digital, já que a conexão VGA usa sinais analógicos e você está usando os sinais DVI-A do conector.
Converter um conector VGA em um conector DVI com um simples conector, no entanto, não é possível, já que a saída VGA usa sinais analógicos e monitores de vídeo com entrada DVI normalmente requerem sinais digitais (isto é, um conector DVI-D).
Figura 31: adaptadores DVI para VGA
-
5
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora