Ir ao conteúdo

Hd interno conectado na porta eSATA

neto_balla

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera do CH, vamos lá...

Eu gostaria de saber como conectar um Hd SATA interno (Samsung 320Gb de notebook) na porta eSATA do meu desktop (MB=IPMIP-GS pegatron REV. 1.02, core I3 530, 6GB ram 1=2GB (veio no PC [Genérica]) 1=4GB (Kingston). :confused:

Ví vários tópicos, mas nenhum esclarece as dúvidas o suficiente, tendo em vista que eu sou meio leigo :D

******* Aí vai a dúvida; a conexão eSATA não transmite energia igual a conexão USB, então eu precisaria de uma fonte de alimentação. beleza eu tenho uma fonte de desktop que não uso mais (PC velho) e tem conexão SATA. ;)

1: poderia usar essa fonte para alimentar o HD?

2: Eu poderia fazer essa conexão na porta eSATA normalmente (como um Hd externo normalmente [sem queimar a peça]). Sendo, alimentando o Hd do notebook na fonte (do PC velho) e posteriormente conectando o Hd na porta eSATA?

3: tendo em vista os principios básicos de manutenção de micro, não seria aconselhavél fazer uma conexão dessas com o Hd ligado, mesmo sendo numa porta eSATA pois poderá queimar a peça?

Obrigado desde já.

• Membro VIP
Postado

******* Aí vai a dúvida; a conexão eSATA não transmite energia igual a conexão USB, então eu precisaria de uma fonte de alimentação. beleza eu tenho uma fonte de desktop que não uso mais (PC velho) e tem conexão SATA. ;)

1: poderia usar essa fonte para alimentar o HD?

Sim... mas você teria que fazer uma adaptação para enviar o sinal de power para ela.... com algum switch (botão) ou por uma ligação direta... atenção aos esquemas e com curtos... isso pode acabar com seu hd.... o legal mesmo seria utilizar uma fonte desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452798621-adaptador-conversor-usb-20-hd-externo-ide-sata-fonte-l002ls-_JM

2: Eu poderia fazer essa conexão na porta eSATA normalmente (como um Hd externo normalmente [sem queimar a peça]). Sendo, alimentando o Hd do notebook na fonte (do PC velho) e posteriormente conectando o Hd na porta eSATA?

Seria interessante ligar o hd na porta eSata antes da fonte...

3: tendo em vista os principios básicos de manutenção de micro, não seria aconselhavél fazer uma conexão dessas com o Hd ligado, mesmo sendo numa porta eSATA pois poderá queimar a peça?

Dependendo da qualidade da fonte e do tipo de ligação, você pode queimar sim.... o SATA prevê que as portas sema hot-swap.. a principio, você pode liga e desligar o hd tranquilamente, mas depende do gerenciamento do SO...

Postado

Meu SO é windos 7 ultimate, então eu posso conectar o Hd na entrada eSATA e posteriormente liga-lo na fonte (apertando o botão [tenho um])? suponde que ele funcione normalmente como um pendrive, na hora de desligar eu posso simplesmente desligar a alimentação dele (Hd) e puxar da conexão eSATA? ou eu vou ter que ir na opção próximo ao relogio clicar em "remover hardware com segurança" para poder remover.

OBS: caso essa opção não tenha, pois estou fazendo uma ligação direta pela porta eSATA então eu não poderia remover o Hd a menos que desligue o PC?

• Membro VIP
Postado

você vai precisar fazer uma adaptação na fonte... ou uma ligação direta no cabo de energia que iria para a vga, ou um plug....

de qualquer forma, teóricamente, o windows está preparado para fazer o hot-swap, mas, dependendo do estado da configuração, ele pode gerar alguns percalços... o disco pode (ou não) aparecer no "remover hardware com segurança" junto com pendrives, mas nem sempre é tão seguro assim.. faça o seguinte:

- Abra o utilitário de discos (iniciar, executar: diskmgmt.msc;

- No lugar que aparecem os nomes dos discos (coluna da esquerda, eu acho), clique com o direito (no disco a remover) e selecione "Offine (ou desabilitar, ou desligar)".. aguarde até que o estado mudar, vai aparecer uma seta vermelha...

- Retire os cabos de energia e dados...

Se você inserir outro, ou o mesmo, faça o seguinte:

- Vá no menu ação (na mesma janela) e selecione "Rescan (ou algo assim"...

• 1 ano depois...
Postado

Bom dia!

Estou pensando em fazer exatamente a mesma coisa que o netto_balla, mas não sei como ligar a fonte. Se eu fazer aquele esquema de ligar a fonte com o fio verde e o preto, ela passa corrente pra ligar o hd?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...