Ir ao conteúdo

Recuperação de dados num HD muito danificado.

TianaSilva

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Desde já peço que ignorem eventuais erros, pois essa é minha primeira postagem e não sei quase nada sobre hardware.

Meu HD externo modelo "Samsung M3 Portable HX-M500TCB" parou de funcionar e por precaução antes de descartá-lo na lata do lixo resolvi destruí-lo para que não pudessem recuperar os dados (documentos escaneados: RG, CPF e Contracheques meus e de membros da minha família) armazenados nele.

Após tê-lo jogado no chão o deixei queimando num pote de cobre com álcool durante uns 5 minutos, mas só a capa de plástico(?) derreteu. Daí, com a placa lógica já aparecendo e sem a parte de cima da capa de plástico o coloquei em cima da boca do fogão uns 2 minutos para terminar de queimar, mas a placa não derreteu, só ficou um pouco chamuscada.

Resolvi pôr debaixo de água corrente e depois dar umas pisadas 'de leve' (pois moro em apartamento) para talvez terminar de destruir. Percebi que ao sacudir fazia um barulho como de pedaços quebrados (era o disco?). Então o guardei para depois descartá-lo junto com outros lixos eletrônicos num lugar adequado, pois li num lugar que contém silício.

Um parente mau-caráter acabou achando o HD e o roubou.

Bem, minha preocupação é a seguinte: Será que o interior realmente foi danificado o suficiente? Será possível recuperar(ROUBAR) alguns dados?

Antes de resolver postar essa pergunta questionei algumas pessoas sobre isso e elas me afirmaram que alguns hds mesmo sofrendo forte impacto ou até incendiados podem ter parte de seus dados recuperados. Isso me preocupou bastante.

Desculpem minha ignorância sobre o assunto, mas eu realmente estou preocupada. Afinal, são dados que se roubados podem gerar muitos prejuízos.

Obrigada.

• Membro VIP
Postado

Amigo,

Se você tocou fogo com alcool e jogou o HD no chão, dificilmente ele irá conseguir ser recuperado, ao menos pra que isso seja possível será necessário um investimento de tempo e dinheiro consideravel, então acho pouco provável.

abraço.

Postado

Olá, Vinyborges! Bom Dia!

Esse "dificilmente" ainda me deixou apreensiva. Quer dizer que ainda há possibilidade do sujeito que roubou meu HD recuperar alguns dados importantes.

De Qualquer forma, muito obrigada por ter sido atencioso respondendo a minha pergunta.

Abraço.

• Membro VIP
Postado
Olá, Vinyborges! Bom Dia!

Esse "dificilmente" ainda me deixou apreensiva. Quer dizer que ainda há possibilidade do sujeito que roubou meu HD recuperar alguns dados importantes.

De Qualquer forma, muito obrigada por ter sido atencioso respondendo a minha pergunta.

Abraço.

Com todo este fogo colocado é certeza que acabou o disco interno, quebrando também o braço leitor, assim, escuta barulho das peças internas soltas. Este disco do HD é metal (Parece um CD comum), seria o correto ter tirado fora e com um martelo ter amassado e entortado todo ele. Seria mais garantido. Pelo jeito pode ficar tranquila.

Postado

Boa noite, Paulo Tacco!

Eu tinha lido que o disco interno era feito de metal e, por isso, achei mesmo q seria muito resistente e difícil de ser danificado. Essa era minha maior preocupação. Agora que você me respondeu, sei que o barulho de peça quebrada era do braço leitor.

Eu pensei em desmontá-lo e arranhar o disco, mas na hora eu não consegui abri-lo. Enfim, como eu não tinha um martelo o guardei até que conseguisse um, mas não deu tempo, pois me roubaram antes.

Enfim, já que você me disse que o fogo pode ter acabado com o disco eu posso ficar mais tranquila.

Obrigada pela atenção.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

As dúvidas sendo respondidas, click em Denunciar e avise

Resolvido.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!