Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

por favor colegas se puderem me ajudar,

ganhei este radio ontem, minha esposa não mudou a chave de 110v para 220v e ligou o radio queimou na hora,

Baixei o esquema do radio e o abri para ver, notei o resistor R131 torrado troquei por um do mesmo valor mas não ligou e continua saindo um cheiro de queimado,

Na saida do trafo está saindo 11.5v.

Este é o esquema que baixei:

http://www.electronica-pt.com/images/fbfiles/files/Radio_CD_PB120N.pdf

Agradecido.....

Postado
por favor colegas se puderem me ajudar,

ganhei este radio ontem, minha esposa não mudou a chave de 110v para 220v e ligou o radio queimou na hora,

Baixei o esquema do radio e o abri para ver, notei o resistor R131 torrado troquei por um do mesmo valor mas não ligou e continua saindo um cheiro de queimado,

Na saida do trafo está saindo 11.5v.

Este é o esquema que baixei:

http://www.electronica-pt.com/images/fbfiles/files/Radio_CD_PB120N.pdf

Agradecido.....

Já verificou se há algum fusível queimado?

Há alguma área onde se nota um calor muito grande quando o liga?

Postado

Então amigo não notei nada esquentando que ache anormal,

E outro detalhe o fusivel que tem no desenho na saida AC5 não existe na placa.

Esta ligaçao vai direto nos diodos.

• Coordenador
Postado

Felipe, para o R131 ter torrado, o transistor Q113 e o zener ZD101 devem ter queimado também, verifique eles e também o R130...

Postado

Então colega BC petronzio,achei outra diferença do desenho para placa,,

O Q113 o ZD102 e o R130 não existem na placa, o que na verdade existe é um componente que acho que é um CI, peguei suas marcações,

O que ta impresso nele é AMS1117 3.3 K1217. tem quatro terminais.

Teria como testa-lo.?

então o colega ariel perguntou se algum componente estava esquentando muito e eu falei que não vi nada anormal,

mas tinha esquecido o proprio resistor que troquei, Toquei nele e ele esta super aquecendo e o cheiro de queimado que esta saindo é dele,

O desenho marca 47R eu coloquei um que medido deu 48.1R sera que é este o motivo do aquecimento?

• Coordenador
Postado

Essa diferença de valor não provocaria o aquecimento não, tem algo em curto ou com fuga na linha desse resistor.

O AMS é um regulador e o k1217 é um Mos-Fet...

São esses componentes que estão na linha do resistor?

Postado

Bc Petronzio, na verdade é um componente só com essa marcação toda,

puxei o datashet dele só que só que apenas achei o datashet com a primeira parte da marcação AMS 1117 3.3,,pelo que entendi este 3.3 é referente a 3.3 volts de saida que são regulados. agora a parte K1217 não encontrei no datashet.

Vou substituir alguns capacitores e ver no que dá.

logo mais dou retorno...........

Postado

olá Colega Felipe já peguei alguns rádioPB120N com o resistor R131 torrado e o defeito estava em um PCI de radio pequeninha soldada na Placa principal retirei ela e o resitor não queimou mais, depois de substituir a PCI ele voltou a funcionar. Obs o fusivel é dentro do trafo na lateral mas se você tem fontes ele não chegou a queimar..(ele não vai funcionar sem essa pci)

Obs: esse modelo PB120N tem varias versões a ultima versão vem com esse tipo de sintonizador e um pontenciometro variavel diferente das outras antigas versões.

espero que ajudei em alguma coisa.. boa tarde

• Curtir 1
Postado

Colega Macmegg, retirei esta plaquinha da placa principal e o aparelho voltou a ligar e não queimou mais o resistor, só que não funciona nem radio nem cd.

post-952412-13884965103673_thumb.jpg

(desculpe a qualidade da foto)

Acho que a dificuldade agora vai ser encontrar outra para substituição,

Alguem sabe o nome correto desta placa, para eu poder buscar na internet algum site que venda.

Obrigado.....

• 2 anos depois...
Postado

...defeito estava em um PCI de radio pequeninha soldada na Placa principal retirei ela e o resitor não queimou mais, depois de substituir a PCI ele voltou a funcionar....

olá amigo comigo acontece o mesmo.

quando voce diz :"depois de substituir a pci voltou a funcionar" é onde está meu problema.onde voce  encontrou esta pci? no comercio não encontro

• 7 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Desculpem ressuscitar este assunto, mas preciso de uma ajuda de quem já lidou com este aparelho. O meu foi ligado na tensão errada e também queimou o trafo, o resistor R131, o AMS1117 3.3 K1217 e também aquela plaquinha PCI de radio. Já substituí todos, mas o radio não liga, só fica em stand by mostrando a hora. Já substituí o botão de power e testei os outros mas estão todos ok. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

• Coordenador
Postado

@andre.erc, Faça uma verificação nessa linha onde queimou o resistor R131, ele liga a alimentação da fonte para para o transistor Q113 fornecer os 5V para a placa do painel...

No painel, tem um circuito formado pelo transistor Q605 que fornecerá os 3,3V para o Ic601 Que comanda o teclado  do aparelho...

Deve ter algo com fuga ou curto nessa linha!...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...