Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tem certeza q a terceira cor é prata?

Se for branco (Pois ta parecendo) esse resistor é de 33,9ohms com precisão de 1%...

e a cor dourada daria 3,3ohms não 0,33ohms... (se fosse de 4 faixas..)

Postado

E aí "mroberto". beleza? Eu tô achando que a cor do anel do "guilherme.90" é prateado mesmo. Hehê!

Seria bacana mesmo que nosso colega pudesse tirar uma foto mais precisa se utilizando da função macro de uma câmera ou mesmo com uma câmera comum a uma distância onde haja nitidez na imagem, se possível com um fundo branco puro pra distinguir melhor as cores e desfazer de vez esse impasse aí criado.

Existem no mercado alguns resístores chineses (de boa qualidade) com a última cor preta e indicam que possui 0,5W de potência.

Eu tenho aqui uns de 180K com essa faixinha preta no final. No multímetro se comprova seu valor, apenas não atestei sua potência, mas acho que é isso mémo.

Postado

Ô "guilherme.90". Que bom que resolveste teu problema, mas se o resistor era de 0,33R a 0,5W, sua cor após os laranjas não era cinza e sim prata. Pois se fosse de cor cinza mesmo, seu valor seria de 3.300.000.000 Ohms, ou seja, 3.3 GigaOhms!!!

• Curtir 1
Postado
Ô "guilherme.90". Que bom que resolveste teu problema, mas se o resistor era de 0,33R a 0,5W, sua cor após os laranjas não era cinza e sim prata. Pois se fosse de cor cinza mesmo, seu valor seria de 3.300.000.000 Ohms, ou seja, 3.3 GigaOhms!!!

Talvez não tanto. larranja,laranja,cinzento,dourado,preto --> 3,3,8,0,1,0% --> 33,8 Ohm

Postado
resolvi o problema obrigado era cinza a cor e q tava brilhando tanto mais era cinza mesmo, era o de 0,33 mesmo troquei tv ligou novamente.

obrigado a todos

Tão falando ai que a terceira cor é o multiplicador... Tá errado!

Esse não é um resistor de 4 faixas pra ser o multiplicador... e também não é um de 6 faixas, o ultimo anel não é a potencia e sim a precisão do valor.

se era laranja, laranja, cinza, dourado e preto, então esse resistor é de 33,8ohms 1% de tolerancia.

Postado

É 0,33 ohms sim, mas é um resistor comum e não é de precisão como falei lá em cima, pois a quanta faixa é dourada, e dourada é 5%. os de precisão que conheço tem a faixa marrom ou roxo (1% de tolerância).

Postado

Oi "Leopuena", leia novamente as nossas mensagens e note que estais um pouco enganado.

Quanto a essa faixinha preta no final, li uma vez em algum lugar há algum tempo que ela significava que o resistor possuiria 500mW, mas ao que parece isso não é bem assim. Está mais parecendo que os chineses querem é dominar o mundo começando o processo através dos componentes discretos e os fabricam como bem entendem. Não há uma norma para esta última faixa, se a empresa decide por a cor branca pra sinalizar esses 500mW, assim ela faz. Como a "Vishay BE Components" que é vendida pela Farnell.

Quando o resistor apresentar 1% de precisão, sua última faixa será marrom e a terceira e quarta faixas jamais serão prateadas ou douradas.

Esse aqui é de um vendedor do ML. (Vejam logo, pois essa foto não durará muito):

resistores-0r33-5w-fio-ac-05-kit-c20-pc-r1190frete_MLB-O-3576994483_122012.jpg

Esses próximos são da Farnell:

Um de filme a 330mW

4704389.jpg

...outro de 500mW:

4704374.jpg

Postado
É 0,33 ohms sim, mas é um resistor comum e não é de precisão como falei lá em cima, pois a quanta faixa é dourada, e dourada é 5%. os de precisão que conheço tem a faixa marrom ou roxo (1% de tolerância).

Um resistor de precisão de 0,1% é roxo na 5º faixa! (no caso de um resistor de 5 faixas)

A diferença de um resistor de 4 para 5 faixas não é porque o de 5 faixas especifica a potencia :o.

no de 4 faixas você só tem 2 algarismo.. no de 5 faixas você tem 3..

Se o resistor for laranja, laranja, cinza, dourado e preto. Primeiro que na ultima faixa não pode ser preto!

esse resistor é de 33,8 ohms. A tolerancia quem indica é a 5º faixa e não a 4º, mas nesse caso não pode ser preto!

se a 5º faixa fosse violeta seria de 0,1% de tolerancia..

Postado
Um resistor de precisão de 0,1% é roxo na 5º faixa! (no caso de um resistor de 5 faixas)

A diferença de um resistor de 4 para 5 faixas não é porque o de 5 faixas especifica a potencia :o.

no de 4 faixas você só tem 2 algarismo.. no de 5 faixas você tem 3..

Se o resistor for laranja, laranja, cinza, dourado e preto. Primeiro que na ultima faixa não pode ser preto!

esse resistor é de 33,8 ohms. A tolerancia quem indica é a 5º faixa e não a 4º, mas nesse caso não pode ser preto!

se a 5º faixa fosse violeta seria de 0,1% de tolerancia..

Me indique um lugar que venda ou um aparelho de tv que use um resistor de 33,8 ohms!

Postado
Me indique um lugar que venda ou um aparelho de tv que use um resistor de 33,8 ohms!

Você conhece as séries de resistores?

Série E48, E96, E192..??

Resistores de 5 faixas podem ter valores do tipo: 309ohms, 673ohms etc..

Nem o de 6 faixas a ultima faixa não significa potencia!!! a 6º faixa significa o coeficiente de temperatura..

Se o resistor é chines, pirata... etc... Ai é bem diferente... Pois esses componentes os fabricantes fazem o que querem..

• Curtir 1
  • 4 anos depois...
Postado

Caros amigos, estou com um resistor de uma Carregador de bateria automotivo queimado que não consigo encontrar em lugar nenhum. Se puderem me ajudar a encontrar ele ou um que possa substitui-lo. As cores são:

1ª faixa = preto

2ª faixa = verde

3ª faixa = prata

4ª faixa = ouro

5ª faixa = preto

vou colocar a foto pra ajudar.

abraços

IMG-20170505-WA0016.jpg

Postado

Essa primeira faixa não parece ser preto, parece ser violeta. Até porque não existe resistor começando com preto. 

Se eu estiver certo é um resistor de 0,75 ohm. 

• 1 ano depois...
Postado

Boa noite meus caros, 

Poderiam confirmar se estou correto na identificação deste resistor: Preto Marrom Preto Prata Marrom = 0,1Ω 1%, é isso?

Grato.

WhatsApp Image 2018-05-06 at 21.02.39.jpeg

WhatsApp Image 2018-05-06 at 21.19.29.jpeg

• Membro VIP
Postado

Provavelmente estás certo. Meça com multímetro na menor escala de resistência. Primeiro dê curto nas ponteiras e espere estabilizar. Anote. Depois coloque no resistor e verifique que oscila entre 0 e 0,1 a+ do que anotou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!