Ir ao conteúdo

Power supply surges detected during the previous power on asus anti-surge was trigger

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

@Pegaga

Asus Anti-Surge was trigged to protect system from unstable power supply unit

"O Asus anti-surto desligou seu sistema para proteger de uma fonte instavel"

nada a ver com temperaturas meu caro

Postado

@Pegaga

Asus Anti-Surge was trigged to protect system from unstable power supply unit

"O Asus anti-surto desligou seu sistema para proteger de uma fonte instavel"

nada a ver com temperaturas meu caro

Eu troquei a fonte parou de desligar e também a temperatura baixou.

Fonte zuada também pode elevar a temperatura dos outros componentes?

• 7 meses depois...
Postado

Caso idêntico aqui:

Mobo: Asus M5A78L-M LX

CPU: AMD Fx-6100

Ram: 8GB Kingston 1333Mhz

Nova fonte:  Corsair 750

Tive o mesmo caso onde a mobo simplesmente ativava esse recurso anti-surge, onde no reinicio ou desligamento do PC, perdia-se toda a config da BIOS.

Desativei o recurso na BIOS, utilizei o PC por mais de 24 horas no final de semana sem problema algum.

Parece que essas placas da ASUS que tem esse recurso "não vão com a cara" de fontes top de linha.

Postado

Caso idêntico aqui:

Mobo: Asus M5A78L-M LX

CPU: AMD Fx-6100

Ram: 8GB Kingston 1333Mhz

Nova fonte:  Corsair 750

Tive o mesmo caso onde a mobo simplesmente ativava esse recurso anti-surge, onde no reinicio ou desligamento do PC, perdia-se toda a config da BIOS.

Desativei o recurso na BIOS, utilizei o PC por mais de 24 horas no final de semana sem problema algum.

Parece que essas placas da ASUS que tem esse recurso "não vão com a cara" de fontes top de linha.

O problema não tem a ver com fontes de qualidade. O problema, na verdade, é a própria leitura que a BIOS faz das tensões da fonte. Essas leituras sempre foram incorretas e não confiáveis.

• Curtir 1
Postado

O problema não tem a ver com fontes de qualidade. O problema, na verdade, é a própria leitura que a BIOS faz das tensões da fonte. Essas leituras sempre foram incorretas e não confiáveis.

Bem dessa.

Como foi a primeira vez que tive esse caso, fiquei com "um pé atrás" para evitar de queimar algum componente do meu pc, e fui em busca de informações.

Mas já que descobri o que descobri, fico tranquilo e seguirei utilizando dessa forma.

Abraços

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Boa tarde! Estou com um problema semelhante, mas um pouco diferente relacionado ao Anti Surge da Asus... rss

O PC funciona normalmente quando é ligado diretamente na energia ou estabilizador, mas quando o ligamos a um Nobreak (Ragtech 1400 VA) apresenta a famosa mensagam do Anti Surge na inicialização, quando desabilito a opção na BIOS, ele inicia, porém muitooooo lento.

Alguém tem alguma sugestão? Obrigado...

Postado
13 minutos atrás, pedroampires disse:

Boa tarde! Estou com um problema semelhante, mas um pouco diferente relacionado ao Anti Surge da Asus... rss

O PC funciona normalmente quando é ligado diretamente na energia ou estabilizador, mas quando o ligamos a um Nobreak (Ragtech 1400 VA) apresenta a famosa mensagam do Anti Surge na inicialização, quando desabilito a opção na BIOS, ele inicia, porém muitooooo lento.

Alguém tem alguma sugestão? Obrigado...

Primeira coisa a fazer é jogar esse nobreak porcaria fora.

Com relação à inicialização lenda, acho difícil que o causador seja o simples fato de desabilitar o AntiSurge da placa-mãe. Verifique se o boot não ta configurado pra chegar todos os drives possíveis durante a inicialização. Talvez reparar o sistema operacional. Vale verificar a saúde do disco rígido.

• 2 anos depois...
Postado

placa-mãe: ASUS  P8B75-M LX

processador: i5 3330

memoria: 4gb 

placa de video: amd r7 360

windows 10 64x

fonte: gamemax atx5850

• 4 meses depois...
Postado
Em 26/03/2013 às 12:43, faller disse:

Se você procurar, decentemente, na internet vais ver uma pá de gente falando mal ou se queixando dessa porcaria de evolução da ASUS, esse tal de anti surge..

Aconselham para solução desativar essa função..

como faço para desativar essa opção ? asus m5a78l-m

• Coordenador
Postado

@vergoth Você deve acessar a BIOS da placa-mãe (geralmente apertando Del ou F2 ao iniciar o computador) e então desativar por lá.

Em 31/07/2019 às 20:27, José1 disse:

placa-mãe: ASUS  P8B75-M LX

processador: i5 3330

memoria: 4gb 

placa de video: amd r7 360

windows 10 64x

fonte: gamemax atx5850

No seu caso, a fonte (genérica, de 200W) não suporta a máquina mesmo. O anti-surge deve estar correto nessa situação.

• 5 meses depois...
Postado

eu estou cm esse problema desde que troquei minha placa de video por uma de nova geração e minha fonte é uma muito ruim e muito antiga. Eu estive pesquisando e vi que tb pode ser problema no processador, o que eu devo fazer?

a) trocar a fonte 

b) trocar o processador

configs do meu pc;

rx 570

i7 2600k

hd de 1 tb

p8h61-m lx3 r2.0 

8gb ram ddr 3

fonte dx 500 fse 

• 3 anos depois...
Postado

Recentemente, em 15 de abril de 2024, pela primeira vez desde que comprei, recebi a seguinte mensagem (placa-mãe ASUS, modelo H61M-A/BR, BIOS 0503 06/24/2014):

= = = = = Transcrição inicia = = = = =

Power supply surges detected during the previous power on.
ASUS Anti-Surge was triggered to protect system from unstable power supply unit!

= = = = = Transcrição termina = = = = =

Em tradução livre (minha versão), fica:

"Surtos da fonte de eletrificação detectados durante a eletrificação anterior.
O Anti-Surto da ASUS foi deflagrado para proteger o sistema contra fonte de eletrificação instável!"

Desde que comprei essa máquina (lá no já distante ano de 2014 ou 2015, não me lembro ao certo), notei um comportamento estranho ao ligar: o Sistema Operacional da máquina congelava repentinamente com poucos segundos de uso. Reiniciava o sistema e a situação persistia. Por muito tempo, acreditei que era algum tipo de problema elétrico na placa-mãe, mas que não tinha maiores consequências (bastava administrar a situação). Então, certa vez, acessei a configuração do BIOS ("setup da BIOS", como se fala) e aprendi que se eu deixasse a máquina ali por algum tempo, então tudo funcionava normalmente. E, assim, eu tenho feito e convivido com a situação narrada (até então não sabia, tecnicamente, qual seria a explicação para isso). Porém, mais recentemente, decidi aprender mais acerca de fontes de alimentação elétrica de computadores (foi quando assisti a um vídeo do Gabriel Torres recomendando a não mais usar estabilizadores comercializados no Brasil, ou, pelo menos, não confiar cegamente neles). Assisti a vários vídeos no YouTube de várias pessoas ensinando eletrônica, elétrica, configuração via software, etc. Especificamente, na parte de elétrica, aprendi que os dispositivos eletrônicos em geral (e as fontes de alimentação elétrica de computadores em particular) tem componentes internos que armazenam eletricidade e, assim, demoram certo tempo para se energizarem completamente e um certo tempo para se desenergizarem completamente, ou seja, energizar e desenergizar um capacitor, por exemplo, NÃO é imediato (nunca tinha pensado nisso até então!). E por que isso importa? Isso importa porque, durante o tempo em que os componentes da fonte de alimentação elétrica do computador estiverem se energizando, esses componentes estarão muito mais INSTÁVEIS eletricamente falando. Eu creio, atualmente, que esse é o motivo pelo qual quando se liga uma máquina com muitos anos de uso (ou composta por componentes de mais baixo custo) a probabilidade de surtos (ou picos) de eletricidade é muito maior. Quando a máquina é nova, isso, obviamente, não deveria acontecer, pois os componentes são novos. Eu comparo com um veículo automotor de passeio: quando você compra ele novo, o modo de usar é um. Com cinco anos de uso, o modo de usar é outro. Com dez anos de uso, o modo de usar é outro ainda, ou seja, ninguém exige que um veículo automotor com dez anos de uso tenha a mesma performance que um fabricado recentemente. Raciocínio semelhante deveria ser aplicado a computadores, televisores, fontes de alimentação elétrica de computadores e assim por diante. Então, começando hoje, sexta-feira, 19 de abril de 2024, adotei o seguinte procedimento para iniciar as atividades com o meu computador com a mencionada placa-mãe ASUS, modelo H61M-A/BR, BIOS 0503 06/24/2014:

Passo um: posiciono a chave liga/desliga da fonte de alimentação elétrica na posição ligada (porém, ainda não pressiono o botão de ligar a máquina; somente, ligo a fonte de alimentação);

Passo dois: aguardo algum tempo (uns quinze ou vinte segundos - parece uma eternidade!) esperando que os componentes da fonte de alimentação se energizem e se estabilizem eletricamente (tenha um pouco de paciência! são somente quinze segundos);

Passo três: ligo a máquina, mas ainda não permito a carga do Sistema Operacional (eu acesso a configuração do BIOS teclando a tecla 'del' ou 'delete');

Passo quatro: aguardo mais algum tempo (cerca de três, quatro ou cinco minutos) para maior estabilização elétrica da fonte de alimentação e de todos os componentes da placa-mãe;

Passo cinco: finalmente, saio da configuração do BIOS e mando carregar o Sistema Operacional.

Agi assim hoje e deu tudo certinho! É chato! Sim! É chato passar por esse procedimento todo toda vez que ligar o dispositivo. Porém, é muito melhor que expor os componentes eletrônicos da placa-mãe, e até disco(s) rígido(s) e módulo(s) de memória RAM a surtos (ou picos) de eletricidade (até cheguei a notar semana passada mensagens emitidas pelo disco rígido, como se estivesse com dificuldades para ler alguns blocos! Instabilidade elétrica? Acredito que sim! Hoje, as mensagens simplesmente sumiram! O disco rígido está totalmente íntegro e sem defeitos). A outra atitude seria fazer o que já foi aconselhado neste tópico: comprar uma fonte de alimentação de melhor qualidade, equipada com o chamado 'PFC Ativo'. Não existe milagre! Componentes de baixo custo exigem maior intervenção manual e maior cuidado.

Espero que esse meu testemunho ajude outras pessoas passando por esse mesmo problema (alguma ainda em 2024?).

Em tempo: o Anti-Surto da ASUS continua habilitado na placa-mãe, O.K.? Ele é um alarme e você NÃO deveria desabilitar um alarme para contornar um problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!