Ir ao conteúdo

Renomear vários arquivos de uma vez - problema com numeração

wasdyn

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera. Venho aqui para tentar resolver mais um problema de preguiçoso*. XD

Na realidade não sei se minha dúvida se encaixa mais em Windows 7 ou algo relacionado ao Adobe Acrobat X Pro 10.1.6, mas lá vai:

Nas últimas semanas escaneei vários documentos (857 para ser mais exato) e pretendo passar tudo para um arquivo PDF. Conforme completava cada capítulo renomeava os arquivos escaneados com o número do capítulo utilizando aquele renomeador geral (seleciona tudo, botão direito, renomear) - por exemplo, ao concluir o capítulo 7 selecionava todos os documentos relacionados a este capítulo e renomeava como "007", ficando os arquivos com nomes como "007 (1)", "007 (2)", "007 (3)" e assim por diante.

O problema é que cada capítulo tem mais de 10 páginas e os números que aparecem entre parênteses ficam simples (1, 2, 3, 10, 11...) e não com zeros antes (001, 002, 003, 010, 011...). No W7 não tem problema, o sistema sabe que o número 2 vem antes do 11 e tudo fica organizado, mas quando jogo tudo no Adobe ele ordena pelo primeiro número (1, 10, 11, 12, 13, 14, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, como por exemplo num capítulo com 14 páginas).

Alguém sabe como faço para alterar a forma como o Windows enumera os arquivos (adicionando um zero em arquivos de apenas um dígito, ou dois zeros em arquivos de um dígito e um zero em arquivos de dois dígitos) ou com que o Adobe "entende" os números?

Já adianto que não dá para eu mandar ordenar por data da criação no Adobe porque alguns arquivos que não ficaram legais foram reescaneados posteriormente.

* Talvez não tão preguiçoso, renomear manualmente centenas de arquivos é realmente chato e acho que até o mais disposto utilizaria um atalho se pudesse. ;)

Obrigado.

Postado

Ricardo, baixei esse programa e ele renomeia legal, com os zeros antes, mas o problema é que ao jogar os arquivos dentro dele ele organiza da mesma forma que o Adobe (10, 11 e 12 antes de 2, 3, 4, 5...).

Tentei também organizar os arquivos numa pasta por nome (que no W7 fica ok), copiar e colar em outra pasta (para ficar com a data da criação na mesma ordem da numeração), mas alguns arquivos não ficaram na ordem correta. Não sei se por ser muito arquivo o Windows acaba se perdendo ou algo do tipo.

Alguma outra solução?

De qualquer forma, obrigado.

Postado

O que você quer dizer com jogar tudo no adobe? Porque quando abro vários arquivos pdf aqui ele abre uma janela do adobe reader para cada arquivo...

Aqui deu certo para mim, apenas organizei os arquivos por filename (nome de arquivo) e consegui classificar na ordem correta (o 2 vem antes do 10 etc...)

Postado

Ricardo, vou tentar novamente aqui e depois te falo. Você usou a versão portable ou a normal? A que usei foi a portable, não sei se pode dar alguma diferença.

Com "jogar tudo no Adobe" me refiro a selecionar tudo, clicar com o botão direito e mandar transformar em PDF pelo Adobe. O termo correto, que aparece no pc, não me recordo, mas é mais ou menos isso.

Edit: Vi seu vídeo agora e acho que onque esqueci foi de mandar organizar por filename, nem reparei que ele não estava com a "setinha".

valeu.

Postado

Pronto Ricardo, refiz o teste aqui e deu certo. O problema era aquele mesmo, esqueci de mandar organizar por filename (como ele tinha organizado automaticamente daquela forma "errada" quando tentei da primeira vez achei que já estivesse organizado por filename).

No Adobe também deu tudo certo após utilizar o Advanced Renamer.

Mais uma vez, MUITO obrigado. :)

Moderação, dúvida resolvida.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...