Ir ao conteúdo

Controle de fan caseiro

tamazi

Posts recomendados

Postado
Tem certeza? porque se desse um curto na bateria do carro com certeza o botao ia pegar fogo na sua mao... voce disse que desligou o circuito, bom, deve ser mal contato, experimenta ligar o pino dourado com um dos prateados...
Não estou a duvidar do que disse .

Mas coisa como essa nunca vi.

E nem consigo imaginar , é só isso. Querer perceber.

Não sei se é curto, pois, sistema s´desligava em posição desligado.

---------------------

Solicitei a reabertura do tópic, pois, gostaria de confirmar se esse outro esquema esta certo, pois, quero adicionar leds ao controlador.

segue em anexo o esboço do que tenho em mente.

Eiste algum programa que desenhe um circuito impresso?, pois, fiz um pelo painte e achei que esta uma porcaria (segunda imagem)

Obrigado

Postado

O circuito esta certo mas você inverteu os fios da fan, o positivo nao vai no emissor, e o negativo que vai... Desse jeito vai funcionar mas as fans vão girar para o lado oposto.

Outra coisa, você quer usar um transistor para cada fan? Uma fan tem consumo de 200mA, esses transistor ai suportam 6A cada... Dava para usar todas elas em apenas um transistor e ainda folgava... Dava pra usar 30fans dessa com apenas 1 transistor.. Ao todo dissiparia apenas no max 18W em cima do transistor com todas essas 30fans...

Se quer controlar cada uma separadamente ai vai precisar de transistor separado mas e exagero por esses... Alem de que vai ter rendimento reduzido por conta disso!

eu recomento usar um BD136, vai ter mais rendimento e tb. Vai folgar... Ele suporta 1A..

Quando sugeri o circuito com 2 transistor foi para aproveitar toda a capacidade do tip com o potenciometro de 1k, esse calculo feito apenas com um transistor e um pot de 1k vai funcionar sem boa linearidade e para uma fan apenas... O circuito que sugeri poderia ligar o que quiser desde que o transistor suportasse.. Mas criticaram e falaram que apenas um tera linearidade... Ainda mais com um transistor de potencia para uma coisa de baixa potencia (Mal dimensionado)...

"Se os professores apresentam isso, o que os alunos farão..."

Um conselho que te dou e testar e fazer possiveis modificaçoes para melhoria desse seu projeto

Postado
O circuito esta certo mas você inverteu os fios da fan, o positivo nao vai no emissor, e o negativo que vai... Desse jeito vai funcionar mas as fans vão girar para o lado oposto.

Outra coisa, você quer usar um transistor para cada fan? Uma fan tem consumo de 200mA, esses transistor ai suportam 6A cada... Dava para usar todas elas em apenas um transistor e ainda folgava... Dava pra usar 30fans dessa com apenas 1 transistor.. Ao todo dissiparia apenas no max 18W em cima do transistor com todas essas 30fans...

Se quer controlar cada uma separadamente ai vai precisar de transistor separado mas e exagero por esses... Alem de que vai ter rendimento reduzido por conta disso!eu recomento usar um BD136, vai ter mais rendimento e tb. Vai folgar... Ele suporta 1A..

Quando sugeri o circuito com 2 transistor foi para aproveitar toda a capacidade do tip com o potenciometro de 1k, esse calculo feito apenas com um transistor e um pot de 1k vai funcionar sem boa linearidade e para uma fan apenas... O circuito que sugeri poderia ligar o que quiser desde que o transistor suportasse.. Mas criticaram e falaram que apenas um tera linearidade... Ainda mais com um transistor de potencia para uma coisa de baixa potencia (Mal dimensionado)...

"Se os professores apresentam isso, o que os alunos farão..."

Um conselho que te dou e testar e fazer possiveis modificaçoes para melhoria desse seu projeto

Na verdade, será 4 saidas, e 2 delas serão destinadas a 6 Fans (3 para cada), as outras 2 para os LEDs 1 fita de led vermelha, e um circuito com 10 leds UV. Por essa razão estou usando os tips separadamente.

Esse BD é PNP? ou NPN? pis, já estou usando esse circuito, só faria a substituição dos trasistores.

Agradeço sua sugestão, durante a semana buscarei o BD136 e testarei!

Postado
Não sei se é curto, pois, sistema s´desligava em posição desligado.

---------------------

Solicitei a reabertura do tópic, pois, gostaria de confirmar se esse outro esquema esta certo, pois, quero adicionar leds ao controlador.

segue em anexo o esboço do que tenho em mente.

Eiste algum programa que desenhe um circuito impresso?, pois, fiz um pelo painte e achei que esta uma porcaria (segunda imagem)

Obrigado

O seu desenho ficaria assim.

Sem contar com os led.

Os led devem ser ligados de foma diferente.

Explique o que pretende.

.

Postado
O seu desenho ficaria assim.

Sem contar com os led.

Os led devem ser ligados de foma diferente.

Explique o que pretende.

.

quero que o led, indique qual é o sistema que eu estou mexendo (usarei 4 cores diferente) e quando eu diminuir completamente (ou proximo ao 0) o POT, o led fique mais "fraco".

Postado
quero que o led, indique qual é o sistema que eu estou mexendo (usarei 4 cores diferente) e quando eu diminuir completamente (ou proximo ao 0) o POT, o led fique mais "fraco".

Ligue de forma simples um led e resistência de 560ohm em série nos mesmos pontos das fan, atenção à polaridade dos led.

Experimente no anterior circuito que já fez e veja se é isso que pretende.

Preocupe-se, para já em estudar o básico sobre electricidade e electrónica, e perceber as montagens que está a fazer.

Depois terá tempo e o mínimo de bases para melhorias e outras coisas.

Postado
Ligue de forma simples um led e resistência de 560ohm em série nos mesmos pontos das fan, atenção à polaridade dos led.

Experimente no anterior circuito que já fez e veja se é isso que pretende.

Preocupe-se, para já em estudar o básico sobre electricidade e electrónica, e perceber as montagens que está a fazer.

Depois terá tempo e o mínimo de bases para melhorias e outras coisas.

Obrigado outra vez, vou dar uma boa lida nas apostilas que me enviou, e continuar testando aqui.

Podem fechar o tópico novamente, minha dúvida foi completamente sanada!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...