Ir ao conteúdo

Trocar fonte menos potente por uma outra mais potente pode trazer problemas ao PC?

Octavius29

Posts recomendados

Postado

Estou querendo atualizar meu pc e sair de minha placa de vídeo onboard para uma GeForce GT 630 essa placa exige uma fonte mínima de 300w, porém a do meu PC (a original de fábrica) é de 220w. Eu já pretendo comprar uma fonte de 300w, mas queria saber:

1º) Trocar essa fonte de 220w para uma de 300w pode trazer problemas aos outros componentes do PC (como por exemplo a placa mãe)?

2º) Qual seriam as fontes recomendadas? Eu não estava querendo gastar muito com a fonte, já que vou ter que pagar um bom dinheiro pela placa mãe, mas também não queria uma fonte vagabunda que ferrasse o meu PC.

Desde já,

Obrigado.

Postado

Aproveitando o tópico, já que o assunto é similar, recentemente adquiri uma corsair TX 750 porque ia instalar 4 hd´s SATA num desktop simples, achando que os hd´s iam consumir uma barbaridade e tudo mais ...

Nem precisam gritar ... já estou careca de saber que não precisava ... fiz as contas aqui mesmo no forum e mesmo com os 4 hd´s meu consumo não passa de 350w, a placa mãe é uma apm31, o processador um dual core E7500, tem 2 gb de ram, nada de placa de vídeo, nada de nada ... é só isso mesmo ... é apenas para armazenamento ... e agora uma fantástica e fabulosa fonte de 750w ...

Pois bem ... o único prejuizo, além do valor da fonte, é o consumo de energia né? ... ou os componentes do computador podem vir a sofrer algum tipo de desgaste por causa deste superdimensionamento da fonte?

Abraços

Postado

Você continua com noção exagerada de consumo. Para consumir 350W é preciso uma GTX680 num Core i7-3960X Extreme Edition (3.30GHz). Seu computador, conforme descrito, consome uns 130W com os quatro HDs. Ninguém lhe recomendaria fonte de 200W pelo simples fato de não existirem boas fontes de baixa potência.

Por outro lado, a fonte só vai fornecer a potência que é exigida pelo computador e não os 750W de que ela é capaz. Daí não existe o prejuízo do consumo de energia neste sentido em que você parece estar pensando.

Mas existe, agora sim, um certo desperdício de energia relacionado com a eficiência da fonte. Ao fornecer energia, uma fonte de alimentação também consome energia, ou seja, ela joga fora, em forma de calor, uma parte daquela energia que ela puxa da tomada. Fontes mais eficientes jogam fora menos energia. Pois bem, a fonte é mais eficiente quando trabalha entre 50% e 70% de sua capacidade. Se a carga aplicada a ela for muito pequena, muito abaixo de sua capacidade, ela tende a ter menor eficiência e maior consumo.

Eu não diria que há prejuízos numa fonte superdimensionada, mas que há algumas desvantagens:

1 - A fonte trabalha com menor eficiência

2 - A fonte fica que nem um polvo, com excesso de cabos vazios dentro do computador

3 - A fonte custa mais e o computador não se beneficia em nada disso

É mais ou menos como comprar um galão de 5 litros de água para matar a sede na rua, quando bastava uma garrafinha de 500ml.

Por isso escrevi, certa vez, o texto abaixo:

Causas da potencialite aguda:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5905045&postcount=1

Postado
Você continua com noção exagerada de consumo. Para consumir 350W é preciso uma GTX680 num Core i7-3960X Extreme Edition (3.30GHz). Seu computador, conforme descrito, consome uns 130W com os quatro HDs. Ninguém lhe recomendaria fonte de 200W pelo simples fato de não existirem boas fontes de baixa potência.

Por outro lado, a fonte só vai fornecer a potência que é exigida pelo computador e não os 750W de que ela é capaz. Daí não existe o prejuízo do consumo de energia neste sentido em que você parece estar pensando.

Mas existe, agora sim, um certo desperdício de energia relacionado com a eficiência da fonte. Ao fornecer energia, uma fonte de alimentação também consome energia, ou seja, ela joga fora, em forma de calor, uma parte daquela energia que ela puxa da tomada. Fontes mais eficientes jogam fora menos energia. Pois bem, a fonte é mais eficiente quando trabalha entre 50% e 70% de sua capacidade. Se a carga aplicada a ela for muito pequena, muito abaixo de sua capacidade, ela tende a ter menor eficiência e maior consumo.

Eu não diria que há prejuízos numa fonte superdimensionada, mas que há algumas desvantagens:

1 - A fonte trabalha com menor eficiência

2 - A fonte fica que nem um polvo, com excesso de cabos vazios dentro do computador

3 - A fonte custa mais e o computador não se beneficia em nada disso

É mais ou menos como comprar um galão de 5 litros de água para matar a sede na rua, quando bastava uma garrafinha de 500ml.

Por isso escrevi, certa vez, o texto abaixo:

Causas da potencialite aguda:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5905045&postcount=1

Uma outra coisa muito boa a se citar é o fato de algumas, digo algumas Corsairs mesmo não rodarem a fan quando o consumo é baixo, não sei se vai se aplicar a fonte do rapaz, porém isso é pouco chato, por isso o úsuario as vezes reclama que a própria fonte fica quente, e reclama dizendo que problemas estão a vir, coisa que na verdade nem vão vir.

É complicado isso, por mais que recomendamos algo que é "bom", não é caro e totalmente confortável a configuração do user, a teimosia chama um pouco mais alto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...