Ir ao conteúdo

Mux e Demux 4 canais

fettel

Posts recomendados

Postado

Estamos montando um mux e demux de 4 canais com seguintes componentes: CI 7408(porta E), CI 7432(porta OU), CI 7404(inversora) CI 555(modo astável) e 2 CI's CD4017.

Esse Mux e Demux deve ter o reset em ambos lados, o CI 555 ficará responsável pelo clock.

Precisamos de ajuda para saber como montar isso na protoboard ou o esquema do circuito iria nos ajudar muito.

Ou se alguém tiver alguma outra ideia também será bem vinda.

Agradeço a quem poder nos ajudar!!

Postado

Pelo que ele disse devemos criar um multiplexador e demultiplexador, e não comprar um CI que já faz isso. Tá bem difícil de conseguir fazer, ainda mais que deve ter reset em ambos os lados, clock interligando os dois e a seleção de canais deve ser apenas uma por vez, se um segundo canal for ligado ao mesmo tempo não deve haver trafego parar o outro lado.

Postado

Não é que ninguém sabe, é que está difícil entender o que que o circuito tem de fazer.

Por exemplo, um lado é só multiplex, e o outro lado é só demultiplex ?

Outra coisa, o 7432 não é inversor, tem certeza de que é esse chip ?

Pelo que eu estou supondo, os CI's de portas lógicas deveriam ter saida tipo open-coletor. Ou podemos usar alguns diodos e um resistor ?

Outra coisa, posso usar dois dos 7408 ou apenas 1 ?

Enfim, confirme o circuito ok ?

Paulo

Postado
Não é que ninguém sabe, é que está difícil entender o que que o circuito tem de fazer.

Por exemplo, um lado é só multiplex, e o outro lado é só demultiplex ?

Outra coisa, o 7432 não é inversor, tem certeza de que é esse chip ?

Pelo que eu estou supondo, os CI's de portas lógicas deveriam ter saida tipo open-coletor. Ou pomos usar alguns diodos e um resistor ?

Outra coisa, posso usar dois dos 7408 ou apenas 1 ?

Enfim, confirme o circuito ok ?

Paulo

Desculpa por não ter dado uma explicação melhor anteriormente e obrigado por avisar sobre o 7432 ele é uma porta OR(OU) coloquei errado.

Sim, um lado é só multiplex e o outro é só demultiplex. E agora o que fiquei sabendo é que deve ser montado usando dois CI`s 4017 (tem como? esse 4017 possui apenas uma entrada e 10 saídas) e o CI 555 deve ser montado em modo astável( ele fica dando pulso automaticamente ) e o endereçador também deve ser montado.

O circuito constitui-se de um multiplexador 4x1(4 entradas e uma saída) e o demultiplexador 1x4 (1 entrada e 4 saídas), sendo que deve-se haver tráfego somente em um canal por vez, caso seja ligado um segundo ao mesmo tempo esse não deve funcionar. Para sinalizar o fluxo será usado um LED na entrada de cada canal do multiplex e um LED em cada saída do demultiplex.

Pensei em algo desse tipo para o multiplexador, porém usaria apenas portas lógicas AND, OR e NOT.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/37/Mux_from_3_state_buffers.png/200px-Mux_from_3_state_buffers.png

ou assim:

http://www.see.ed.ac.uk/~gerard/Teach/Verilog/manual/figs/mux.gif

Mas não faço ideia onde ligar o 555(modo astável) nesse circuito!

Tem também o reset que deve ser ligado no dois lados do mux e demux para resetar caso ocorra algum erro entre os canais, mas ao meu ver não tem como resetar essas portas, ou tem?

Já o demultiplex não tenho ideia de como montar.

Pode ser usado dois 7408 sim. Quanto ao diodo não seria indicado o uso, resistor apenas nos LED`s de indicação de tráfego.

Também tenho duvidas se é possível fazer ligações entre as portas lógicas com o 4017?

Em casa postarei um esboço do que é pedido.

Postado

Bom, então podemos usar qualquer tipo de porta lógica AND, NOT e OR, desde que use um 555 e dois CD4017, certo ?

Para facilitar, em vez de usar CIs com portas lógicas de duas entradas, posso utilizar de quatro entradas ?

Já sei como fazer, mas terei de fazer umas cascatas de portas...

Paulo

Postado
Bom, então podemos usar qualquer tipo de porta lógica AND, NOT e OR, desde que use um 555 e dois CD4017, certo ?

Para facilitar, em vez de usar CIs com portas lógicas de duas entradas, posso utilizar de quatro entradas ?

Já sei como fazer, mas terei de fazer umas cascatas de portas...

Paulo

Isso, só não entendo como interligar esses CIs. Aqui só tenho portas com duas entradas, dai não sei como ficaria!

Segue uma imagem do que se pede

http://imageshack.us/photo/my-images/545/mf14.jpg/

Postado

Segue o circuito, testado no Proteus.

Resolví os problemas de temporização, sincronismo e de reset, assim fica tudo automático !

Repare que na parte de baixo do esquema tem quatro chaves, que normalmente estão ligadas, fechando o circuito ao terra. Qualquer uma que você desligar vai fazer acender o led correspondente.

Da chave da esquerda até a direita ( 1,2,3,4 ) irá acender o Led ( D1, D2, D3, D4 ).

Esse circuito pode ter sua velocidade alterada, mas se a velocidade ficar muito alta, tem de equalizar os tempos de propagação na parte do demultiplex.

Veja se entendeu.

Paulo

post-464954-13884966241569_thumb.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...