Ir ao conteúdo

Overclock Em Pentium Mmx 166 Mhz

caioattili

Posts recomendados

Postado

Olá, possuo o computador abaixo, com um processador Pentium MMX 166 Mhz (FSB: 66Mhz, Multiplicador: 2x, Vcore: 2.8V ou 2.7V sinceramente eu não sei)

com um cooler com um dissipador de mais ou menos 2,5cm de altura e ventoinha.

Quero fazer um overclock nele, mas eu não sei se vai dar certo, pois a minha placa-mãe não pode trabalhar com o FSB 75Mhz por causa das memórias EDO.

Eu tenho pasta térmica, mas não sei como passar.

Por favor, se alguém puder me ajudar, por favor, me ajudem!!!

Config.:

PCChips M537 V5.1A VX-PRO (Via Apollo VP1)

Pentium MMX 166 MHz (cerâmico, 2.8V) comcooler

128MB RAM EDO (4 x 32MB SIMM-72 EDO 5V)

HD1 540MB Quantum Maverick 540A PIO3

HD2 8,4GB Seagate ST38410A ATA-66@PIO4

CD-ROM Acer 685A 8X PIO3@PIO4

Trident TGUI9680 2MB PCI

3Com/USR 2977 56K PCI

Creative Vibra 16C PnP ISA

Fonte AT Sunshine 250W

Monitor Samtron 428SC+(E)

Muito Obrigado. :bandeira:

Postado

tente configurar como 200 Mhz ou 233... Mais que isso não dá...

Veja os jumpers da placa mãe... (3x75 or exemplo...)

É testar até o bicho ligar.. :blink:

E mais: não tem nada a ver o clock da EDO com o clock do processador nessas placas antigas... Vai fundo e testando que dá certo...

Postado
E mais: não tem nada a ver o clock da EDO com o clock do processador nessas placas antigas... Vai fundo e testando que dá certo...

Cara, nesta placa-mãe tem problema sim. Pois eu tinha nela um Pentium 120 Mhz e eu coloquei ele em 150 Mhz com o FSB em 75 Mhz e multiplicador em 2x. O processador aguentou, mas a memória passou a não ser reconhecida corretamente pelo BIOS e aí travava aleatóriamente.

Eu já pensava em tentar cololocá-lo em 200 Mhz, mas eu quero saber se com um cooler deste que eu tenho e passando um monte de pasta térmica eu tenho mais chances de conseguir, e talvez até mexer com o VCore, sei lá...

Por favor, se alguém já viu ou fez um overclock em um processador destes, postem seus resultados e digam o que fizeram para conseguir o overclock funcionar ou não.

Muito Obrigado. :bandeira:

Postado

:D Fala aí Caioattili!

Você pode aplicar um Over Clock melhor utilizando o multiplicador para uma taxa de 200MHZ:

Freq. do Bus = 66 MHZ

Multiplicador = 3.0

Se o Multiplicador de seu processador não estiver travado isso dará

3X66 = 198MHZ

Isso é a parte "jumpeável", agora, para manipular o processador, é necessário conhecimento técnico, mas, certamente a pasta térmica é aplicada na face do processador (jamais toque nos terminais).

Antes de qualquer medida, desligue o fio de alimentação do Cooler,

a alavanca do soquete deve ser operada para liberar o encaixe do processador, ela tem uma pequena trava e para soltá-la deve-se empurrar a sua extremidade para longe do soquete ao mesmo tempo em que se tenta erguê-la.

observe agora o conector do processador na placa mãe, há padrões, em um dos cantos com uma imitação de chanfro.

É necessário remover o dissipador (metal abaixo do cooler) da face do processador.

Aplique a pasta térmica evitando algum transistor (MMX) q tiver por cima, apesar de não haver problemas se ela encostar neles, apenas p/prevenir contactos.

reinstale o dissipador e o cooler (se for do tipo de descrevi), se não for é do tipo que se encaixa diretamente ãs unhas do Socket7, os Sockets são do tipo ZIF (Zero Insertion Force) é só alinhar o chanfro e largá-lo na posição correta,

Baixe a alavanca sem tocar na CPU, já que ela vai se deslocar um pouco no travamento.

PS. Evite aumentar a tensão além de 15% do valor nominal, por exemplo, se o núcleo nominal é de 2.0 procure não ultrapassar os 2,3V.

Acrescente ventiladores extras, ou em certos casos é mais vantajoso operar com o gabinete aberto, pois os fabricantes especificam que uma temperatura de 50º C, é o limite max. de segurança e certas placas mãe chegaram a indicar até 44ºC com ele fechado e apenas 35ºC com ele aberto.

Boa Sorte! :joia:

:-BEER

Postado
Se o Multiplicador de seu processador não estiver travado isso dará

3X66 = 198MHZ

Será que ele é travado? Este processador é aquele que é exatamente igual ao Pentium Clássico com a única diferença de estar escrito w/MMX technology

na sua parte superior.

E a fonte? Será que ela aguenta? É de 250W e está um horror pois meus discos rígidos ficam ligando e desligando aleatóriamente, conforme o tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=139403&hl=

Muito Obrigado. :aranha:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!