Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

A Faixa de 450 MHz e a Rede Celular Rural no Brasil

"Entenda como a faixa de 450 MHz do espectro é usada por redes de telefonia celular “rurais” no Brasil, quais operadoras estão habilitadas a operar nessa faixa e o cronograma de desenvolvimento das redes de telefonia “rurais”."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

• Membro VIP
Postado

Marockosu, espero que elas percam a concessão caso não cumpram as metas, mas acho que isso vale os dois rins, pulmões e o coração, pelo menos.

Essas franquias são ridículas, vai dar pra uma vídeo conferência e um vídeo, por mês..

• Administrador
Postado

O que o Evandro fala é o mais importante: as redes rurais tem de ser criadas ou as operadoras perdem as concessões das redes 4G urbanas, por isso acho muito provável que elas cumpram os prazos. Lembrando ainda que a instalação das redes 4G urbanas está sendo feita dentro dos prazos, pelo menos até o momento (escreverei tutoriais sobre as redes 4G urbanas em breve).

O problema principal dessa faixa de frequência é que como a frequencia é baixa, os canais dentro de cada banda são curtos e a largura de banda é bastante limitada em relação às demais faixas de frequência, em particular a de 2,5 GHz usada por redes 4G urbanas. As franquias são mínimas, note bem, e obviamente as operadoras podem oferecer mais. Isso foi um detalhe que me esqueci de explicar no tutorial.

Postado

É impressão minha ou só vai ter uma operadora por estado que irá prestar o serviço de 4G rural??? Eu pergunto por causa da tabelinha postada na matéria ... Se for isso, é garantia de 100% de que o serviço fique muito caro e um lixo.... Que aliás, a telefonia no Brasil já é um lixo mesmo tendo concorrência (vulgo oligopólio) , imagina se segui a divisão da tabelinha...

Postado

Também achei isso, ainda bem que não sou fã de internet móvel, mais se depender de mim pra OI(ficou em GO) sobreviver, vai falir, nunca mais...

É impressão minha ou só vai ter uma operadora por estado que irá prestar o serviço de 4G rural??? Eu pergunto por causa da tabelinha postada na matéria ... Se for isso, é garantia de 100% de que o serviço fique muito caro e um lixo.... Que aliás, a telefonia no Brasil já é um lixo mesmo tendo concorrência (vulgo oligopólio) , imagina se segui a divisão da tabelinha...
  • Membro VIP
Postado
As franquias são mínimas, note bem, e obviamente as operadoras podem oferecer mais. Isso foi um detalhe que me esqueci de explicar no tutorial.

Acho mais fácil acharem o ET de Varginha ali no bar da esquina do que isso acontecer. :D

Pelo menos no "oferecer mais sem cobrar muito caro por isso".

Como é um investimento de retorno negativo, eles não vão querer concorrência pra piorar a situação, e acho que nenhuma empresa toparia um negócio ruim e que ainda tem briga, infelizmente.

Eu fico curioso como tem muita cidade com zona rural relativamente pequena, que poderia ter cobertura sem muitos problemas, e que vai entrar nesse rolo.

Postado

Como é um investimento de retorno negativo, eles não vão querer concorrência pra piorar a situação, e acho que nenhuma empresa toparia um negócio ruim e que ainda tem briga, infelizmente.

Eu fico curioso como tem muita cidade com zona rural relativamente pequena, que poderia ter cobertura sem muitos problemas, e que vai entrar nesse rolo.

• Membro VIP
Postado

De qualquer forma alguém teria prejuízo.. antes eles (que tem um lucro danado em outras regiões) do que uma estatal. ;)

E eu acho que isso vai dar prejuízo de forma relativa, com o tempo, o acesso aumentará.

Postado
De qualquer forma alguém teria prejuízo.. antes eles (que tem um lucro danado em outras regiões) do que uma estatal. ;)

E eu acho que isso vai dar prejuízo de forma relativa, com o tempo, o acesso aumentará.

Mas a densidade dos acessos na zona rural é muito baixa... Numa cidade você faz uma infra com 10 antenas por ex. e atende 100.000 pessoas, já na zona rural faz o mesmo investimento pra atender 1000.

Mesmo que um dia se torne lucrativo, não vai chegar nem perto do acesso urbano.

• Membro VIP
Postado
Mas a densidade dos acessos na zona rural é muito baixa... Numa cidade você faz uma infra com 10 antenas por ex. e atende 100.000 pessoas, já na zona rural faz o mesmo investimento pra atender 1000.

Mesmo que um dia se torne lucrativo, não vai chegar nem perto do acesso urbano.

Sim, concordo contigo, mas é baixa agora também porque não tem serviço. ;)

• Administrador
Postado

Sim, só haverá uma operadora por região, conforme consta no edital. O esquema foi o seguinte. Fizeram um leilão para esta faixa de frequência e nenhuma empresa se interessou, ninguém participou do leilão. Aí a Anatel decidiu que as empresas ganhadoras das subfaixas de 2,5 GHz teriam a obrigatoriedade de desenvolver redes 4G rurais. Cada subfaixa foi amarrada a uma região geográfica para a faixa de 450 MHz. Assim, por exemplo, quem ganhou a subfaixa V1 tem de desenvolver a internet 4G rural em uma determinada região e assim por diante.

Pessoal, no final do tutorial eu coloquei um link para uma apresentação bem detalhada da Anatel, fácil de entender, sugiro que cliquem para ver e ter mais informações.

Abraços e obrigado pelo o interesse neste tutorial, em breve postarei mais tutoriais como esse.

• Administrador
Postado

Apenas uma retificação: a exigência mínima de velocidade para essas redes é muito baixa, conforme explicado no artigo e, por isso, cometi um equívoco quando coloquei este artigo originalmente no ar, chamando as redes de "4G rurais". A tecnologia que será usada ainda não está clara, por isso acabei de remover o "4G" do texto e título. Peço desculpas pela confusão.

• Membro VIP
Postado

O que a Anatel deveria ter feito era ter liberado essa frequência para pequenos provedores, pois estes sim já atendem muitas zonas rurais do Brasil e se beneficiariam da frequência.

O "problema" das frequências mais baixas, como a de 450 MHz é o "baixo" throughput, ou seja, a banda passante é menor do que em frequências mais altas, como é a banda de 2.5 GHz.

A vantagem dessas frequências baixas, é que dada a forma e tamanho da onda, é mais "imune" a interferências e tem um alcance mais longo.

• 4 semanas depois...
Postado

Eu posso estar falando besteira,mas o que as operadoras queriam é que essa banda de internet rural fosse de 700 Mhz ao invés dos 450 Mhz,justamente para terem investimento zero na implantação do 4G das cidades.

E as emissoras de TV? Que se "virem nos 30"...:D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!