Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• 4 anos depois...
Postado

Olá.  Já existe este transmissor ?   5 anos depois...  devia existir.  Seria ótimo para asssitir em outras TVs e até gravar.

Postado
36 minutos atrás, arosat disse:

Olá.  Já existe este transmissor ?   5 anos depois...  devia existir.  Seria ótimo para asssitir em outras TVs e até gravar.

Acho que ainda não, pelo menos nunca ví.

• Membro VIP
Postado

Caseiro com peças que compra em loja de eletronica não vai ser nada fácil. Sistema bem complexo mesmo pro padrão sd. Pro hd piorou. Envolveria etapas com sistema rápido como leitura dos sinais do hdmi, processamento/compactação de dados, modulação em uhf e afins. Aguarde mais um pouco. Algo como entre 10 a 20 anos... Se esperar mais uns 50 quem sabe você consegue fazer uhd de 4K mas já vá pensando no de 8k

Postado
33 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Caseiro com peças que compra em loja de eletronica não vai ser nada fácil. Sistema bem complexo mesmo pro padrão sd. Pro hd piorou. Envolveria etapas com sistema rápido como leitura dos sinais do hdmi, processamento/compactação de dados, modulação em uhf e afins. Aguarde mais um pouco. Algo como entre 10 a 20 anos... Se esperar mais uns 50 quem sabe você consegue fazer uhd de 4K mas já vá pensando no de 8k

Como tenho 61 anos provavelmente eu vou conseguir construí-lo na próxima encarnação.......rsrsrsrs

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Para transmissão SD é possível fazer, muito simples.

mas é...

Em 14/08/2013 às 14:13, scolanzi disse:

transmissor de tv digital

??

19 minutos atrás, Mestre88 disse:

eu fiz um com peças de rádio FM

Podes publicar?

De fato tenho interesse nisso também. Em casa tenho tv digital via satélite num quarto e quis deixar em 2 tvs. Modulei os sinais av com uma sucatinha dum modulador de parabólica, passei só um fio coaxial 1/2 que deu certo no canal 4. Ficou sofrível mas aceitável. Pra mudar de canal e etc, usei um deste

41mJndV3znL.jpg

Baratin via aliexpress...

Queria UHF, sem fio, um pouco + longe e etc...

Quase comprei aquele Transmissor De Vídeo Wireless Receptor Tv S/ Fio 2,4ghz... O saco é que é pra uma tv só...

Postado
4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

mas é...

??

Podes publicar?

De fato tenho interesse nisso também. Em casa tenho tv digital via satélite num quarto e quis deixar em 2 tvs. Modulei os sinais av com uma sucatinha dum modulador de parabólica, passei só um fio coaxial 1/2 que deu certo no canal 4. Ficou sofrível mas aceitável. Pra mudar de canal e etc, usei um deste

41mJndV3znL.jpg

Baratin via aliexpress...

Queria UHF, sem fio, um pouco + longe e etc...

Quase comprei aquele Transmissor De Vídeo Wireless Receptor Tv S/ Fio 2,4ghz... O saco é que é pra uma tv só...

Se for este, vende só receptor.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718423190-receptor-extra-para-transmissor-av-sem-fio-ext-240-_JM

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De fato já andei cogitando comprar este sim. E claro o transmissor também. Mas tem que ser 1 por tv ao passo que um transmissor uhf usaria o próprio receptor da tv e transmitiria tv pra vizinhança toda. (desnecessário trata de questões legais)

off topic

A ideia por trás da ideia era também colocar meu video de segurança num canal uhf pros vizinhos (amigos/xeretas) vigiar minha casa quando saía. Mas isso foi há muitos e muitos e muitos anos atrás. Hoje em dia todo mundo tem net. Libero minha página pra eles...

Postado
10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:
10 horas atrás, Mestre88 disse:

Afinal eu fiz um com peças de rádio FM. 

Podes publicar?

Mas este era SD, pra TV antiga e na faixa de vhf. A TV recebia a imagem no canal 8 que aqui onde eu moro não era usado. 

O problema da TV digital é que ainda não entendemos como o sinal é organizado na hora da transmissão. 

• Membro VIP
Postado

Ok mas acho que confundimos o sistema analógico com sd ou mesclamos mentalmente os 2. O analógico é sd mesmo mas o (a) sd pode ser digital (não hd). Foi quando conectei sua observação com o título do tópico.

Mas é só pra desembaraçar ... consideremos como off topic.

7 horas atrás, Mestre88 disse:

O problema da TV digital é que ainda não entendemos como o sinal é organizado na hora da transmissão. 

Penso que é algo como conversor analógico digital, compacta tipo zipa, transmite zeros e uns dentro de uma portadora hf,.... na recepção sintoniza-filtra-etc, detecta os zeros e uns, monta num arquivo tipo zip, descompacta, se sd converte pra analógico, põe no tubo.

Agora ... transportar isso pra um sistema caseiro.... só mesmo para... MestreXX:P

abç

Postado

De maneira que se o sinal digital fosse transmitido eletricamente por 2 fios (áudio e vídeo), poderia arriscar a enviar os dados num transmissor de uhf. 

Agora a coisa muda quando o cabo HDMI tem 4 pares trançados + um pino de clock e outro de data, além do terra para esses dois. 

Aí é que fica a dúvida: 

Pois cada pedacinho do som e da imagem vem em um par trançado, no caso eu já fiz uns testes desligando fios do cabo, cada fio que se desliga falta uma cor ou pedaço diferente e o som fica falhando. 

E aí pergunto que tipo de sinal é esse? 

Se É paralelo? Se é serial? 

Ou outro sistema diferente? 

Como enfileirar os sinais dos 4 pares na mesma antena? 

Será que tem um circuito integrado dedicado a isso? Onde entra HDMI e sai RF, assim como acontecia nos vídeo K7? 

E o clock e o data o que faço com eles?  Pois quando desliguei eles a imagem apagou.

• Membro VIP
Postado

Amigo obviamente o google há de inundar com informações sobre isso mas reflita sobre esta analizadinha pessoal e transferível... Os sinais hdmi são puramente digitais ou seja só zeros e uns. Daí o processo relativamente complexo pra converter pra analógico, cores ,tons e brilho que nosso olho vê na tv.

Daí a ausência total de chuviscos típicos de falta de sintonia.

Num paralelo bem tosco com mc, imagine um potenciômetro numa entrada ad dele. O valor ad variando a largura de pulso num pwm e este num filtro rc. A saída deste sendo a mesma V que está na entrada do pot. No meio disso estaria o mc suando a camisa.

• Membro VIP
Postado

Por outro lado e pensando melhor (tava com fome).... p.ex. pra retransmitir os sinais hdmi que sai de um receptor via satélite ... todos os dados digitais que o amigo @Mestre88 menciona estão prontinhos mastigadinhos bonitinhos. O lance é bolar uma maneira de faze-los modular um sinal uhf de acordo com o padrão...e como extraí-los na recepção.?.. o receptor de tv digital se vira....  puts... talvez isso saia antes de 20 anos!

Lancei a semente...

Postado

@Isadora Ferraz , pelo que sei (a informação é escassa ainda e eu não me aprofundei), não asianta transmitir os dados já mastigados como no caso do HDMI.

Eles devem ser envelopados com o codec H265 (no caso do Brasil).

A TV decodifica ele para apresentar na tela.

Na realidade não sei nem se existe uma portadora, pois em uma TV analógica com UHF não sintoniza nada nos canais digitais.

Postado

Agora assim estão falando a minha língua, antes eu tava com sono e não me expressei direito. 

A grande questão das perguntas que eu fiz acima é como transformar os tais dados bonitinhos do cabo HDMI ou de qualquer outro padrão em algo que possa ser transmitido em uhf e que quando chegar a TV seja reconhecido como uma imagem. De todo jeito são dados digitais, porém transmitidos de outra forma. 

8 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Na realidade não sei nem se existe uma portadora, pois em uma TV analógica com UHF não sintoniza nada nos canais digitais.

Deve ter sim, porém o sinal deve estar distribuído de uma maneira que a TV analógica não reconhece, algo modulado em outra frequência fora dos padrões analógicos, mas por falar nisso já captei uma interferências, algo que fazia a tela acender e apagar e dava estalos no alto falante, talvez esse possa ser um canal digital recebido pela TV analógica. 

• Membro VIP
Postado

Pior que @Ricardo S Ferreira está certo. Mas façamos um exercçiomental. E se...

a gente esquecer este lance de codec envelopar e etc e bolar uma modulação 'personalizada' dos sinais digitais e um receptor que os separa e aplicar na entada hdmi da tv? Com mc talvez só pra dar um mini suporte mas o lance mesmo é bolar algum circuito lógico (talvez até mesmo programando um fpga... sai um pouco do caseiro)

Sonhar não custa...

• Membro VIP
Postado

Só conjeturas.... Ele faria um trabalho não tão sujo manipulando/entendendo p.ex. os sinais...

Em 27/02/2018 às 11:34, Mestre88 disse:

pino de clock e outro de data

...o que me parece que se assemelha muito a um I2C

O sujo fica pro lógico. Lógico, depois de compreender totalmente a distribuição dos demais sinais hdmi.

Mas acho que se fosse fácil assim serializar, o hdmi seria um cabo só. De fato penso que ele está serializado e compactado no sinal uhf

Os antigos receptores de satélite tinham saída AV e canal 3 . Bem que os modernos poderiam ter hdmi e canal 60 pra eu passar um cabo só pelo conduite ... ou amplificar/retransmitir o sinal... nossa saga kk

Bem... dei uma regadinha na semente

Aí.. se algum projetista chinês estiver lendo isso, eu (eu) compraria seu tvlink hdmi!

Postado

Para piorar as coisas,nosso padrão é Japonês,talvez teríamos que vasculhar sites japoneses em busca de informações.

Parece que tem um Ebook sobre a codificação de TV Digital

-> Ebook <-

Postado
1 hora atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Já é um começo, afinal cabos de rede e os sinais transmitidos por eles já são mais fáceis de compreender, talvez com esses aparelhos seja mais fácil fazer algo sem fios. 

• Membro VIP
Postado

Mas algo me diz que este extensor não manipula sinais. Apenas amplifica ou casa impedância...

Teorizo: 4 pares do rj: 8 fios: 1 ou 2 terras e o resto sinais

Off-on topic.. se os sinais são digitais, por quê cargas dágua existe cabo hdmi do mesmo tamanho com suposta qualidade e preços beeeemm diferentes? O que um faz que outra não?

Postado
3 horas atrás, Mestre88 disse:

Já é um começo, afinal cabos de rede e os sinais transmitidos por eles já são mais fáceis de compreender, talvez com esses aparelhos seja mais fácil fazer algo sem fios. 

Eu comprei esta solução, via cabo. Funciona. Mas queimou em 2 meses.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Tua opinião é muito importante pra nós mas... Aí... desmonta e publica a foto pra gente ver o que tem por dentro ora pois!....:)

Continuando com os chutes...

data,clock,R,G,B,audio tudo digital ok e se eu fizer 6 transmissores uhf um pra cada e 6 receptores uhf...

Ou fizer um transmissor só com banda bem larga e cada sinal num espectro de freq...

Acho que tô "fertilizando" muito... :P

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...