Ir ao conteúdo

HD externo em rede VS Servidor de Arquivos

Leandro Schiavin

Posts recomendados

Postado

Olá, venho aqui tirar duas dúvidas, uma delas facilmente encontrada na net, mas gostaria da opinião de vocês...

Seguinte: Eu utilizo um computador, de razoável potência para ser somente servidor de arquivos editados pela rede, por cerca de 5 ou 6 usuários simultâneos (Não os mesmos arquivos, é claro), o que mudaria em questão de desempenho e controle de usuários se eu utilizar um HD direto pela rede (RJ45, provável)?

Penso eu: -Se eu tenho um pc, com configuração X e a rede, como meu processador, giro do disco, etc, etc... em si me permite chegar a X velocidade, se eu colocar um HD direto na rede para o meu pc, este acesso se daria da mesma forma como se fosse para um servidor, em se tratando de apenas armazenar e editar arquivos de escritório(Docs, pdfs e afins).

Ou estou errado?

Outra dúvida: Qual a forma mais simples de usar um HD pela rede? NAS? Simplesmente colocar ele lá em algum RJ45 e compartilhar (Se é que isso é possível) ou usar um aparelho destes que compartilha dados e possui entradas USB (O que eu acredito ficar mais lento)?

Grato desde já pelas dicas.

Postado

Se for um simples hd externo ligado diretamente na rede você terá menos opções de gerenciamento ou nenhuma opção. A velocidade de acesso a esse hds costuma ser menor do que os internos por causa da interface usb.

[]s

Postado

Eu sei que terei menos opções de segurança, de gerenciamento acho que nem tanto. Seria como se eu colocasse um HD externo em cada PC, só que compartilhado.

Ainda há a opção de controle de usuários por pastas, mas o que mais me preocupa é a velocidade do acesso. A opção USB foi praticamente descartada, estou mais interessado em um HD com adaptador para RJ45.

Já coloquei as impressoras direto pela rede, usando Print servers e impressoras de rede, agora quero colocar o arquivo também, para que se tiver algum problema no PC a rede nunca pare.

É por aí...

Postado

Bom vamos aos pontos que eu acho que são razoaveis:

Compre um NAS - O modelo da D-Link DNS-320L esta com um preço bom. possui Rede Giga, porta USB para compartilhar impressora ou um disco externo. Compartilhando a impressora voce poderia eliminar os Print Server. Com a rede Giga voce aumentaria a velocidade de acesso aos arquivos e o melhor de tudo, voce pode criar um Raid 1 dai voce teria disponibilidade total e livre de erros. Existe tambem um sofware da D-link que permite o acesso ao nas via internet. voce poderia baixar o arquivo(s) de outros locais fora da empresa. Pode-se compartilhar pastas e criar usuários e definir suas permissoes. Eu tenho um desses em casa que utilizo para disponibilizar filmes para as minhas 3 tvs. Posso tambem acessar os arquivos via tablet e celular. Suponhamos que voce tenha um vendedor externo ele pode acessar a planilha de custos do escritorio.

um inconceniente: Colocando o NAS acima o ideal seria voce tambem mudar seu Switch para ser giga daria maior performance na rede pois praticamente todos os computadores hoje tem placa de rede giga.

O problema de tudo isso é que envolve custos. O NAS da D-Link R$ 430 + 2 HDs 2 TB R$ 600 + Switch 16 portas Giga HP R$ 689.

Se voce acha que vale o investimento deve comprar. O NAS tem alta disponibilidade caso apresente problema em um dos discos voce pode trocá-lo sem perda de dados. Existe tambem um programa de backup que vem junto com o NAS. Dai os usuários podem gravar em seus micros e o NAS se encarrega de fazer o backup.

Postado

É, tinha visto muita coisa sobre o NAS, pensei na opção. Vou olhar o modelo que me falou, agora... Sobre os Switchs, tenho 2, sairá mais caro um pouco. As questões que ficam são: Vou ter que mudar os conectores RJ45, pois sei que tem uns que não suportam rede 100/1000, tanto os macho quanto fêmeas, pelo menos os que farão acesso dos HDs para o switch, já o dos PCs sei que não precisa. To pensando aqui, o roteador também não precisa? Apesar de que os arquivos internos não passam por ele... Acredito!

Esta história de fazer Raid e backup com o NAS, vou ter que aprender a usar ele primeiro... Mas é uma boa sim.

Ainda não entendi como instala o NAS, mas isso eu mesmo verifico.

Mas minha dúvida cruel, será que isso fará o acesso mais rápido que se estivesse em um PC servidor?

Postado

Como voce tem apenas 5 ou 6 usuários pode comprar um switch de 8 portas. Existem uns modelos da TP-Link que ficam bem mais em conta e voce encontra fácil no mercado-livre.

O NAS da D-Link tem um assistente tanto para configurar o Raid como para configurar o Backup e é super fácil.

Com relação a velocidade se voce tiver mesmo a rede giga creio que será mais rapida que o seu servidor e ele poderá ser descartado ou colocado para uso em outra tarefa no caso de usar o NAS.

Segue o link de um forum sobre informações do DNS-320L

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/211763-Clube-do-NAS-DLINK-DNS-320-ShareCenter

Postado

Eu não tenho só 5 ou 6 usuários. tenho 18, fora uns que entram as vezes. Eu só disse que são 5 ou 6 simultâneos... Mas eu entendo esta parte, a rede eu domino bem, só queria mesmo é confirmar estes detalhes, inclusive do NAS, se seria vantagem em relação ao servidor.

Fora um detalhe que vi que não chegamos a falar... A economia de energia que é bastante boa.

Eu entendo que uma rede Gigabit será melhor, com certeza... Eu vou colocar ela somente do Switch para o NAS, as outras podem ser de 100 megas mesmo.

E as impressoras, não vou escapar dos Print Servers, porque elas ficam em locais diferentes da casa, mas isso é o de menos.

Foi ótima a sua ajuda, para confirmar minha opção!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...