Ir ao conteúdo

Ajuda com fonte sg3525 e ir2110

Leonardo69

Posts recomendados

Postado

Bom pra formula existir alguem teve que entender né? Kkkkkk

Pelo menos ate agora não preciso depender de memoria pra decorar formula pra calcular alguma coisa na eletronica..

E sim tem certas coisa que eu calculo com formula mas formulas que eu entendo o que ela quer dizer.. Entendendo eu n preciso decorar, porque quando se entende você sabe e n decora, ai n esquece kkkkkkk

Por exemplo no caso do trafo, no começo eu teria q decorar a formula ja que eu não sabia o que ela queria dizer, mas ai tive que ralar pra entender e agora nem me preocupo mais com ela, e mesmo se eu esquecesse ela eu ja que entendi, eu poderia calcular de outro jeito kkkkk

Pra mim formula é uma instrução matematica que te guia no calculo kkkkkkkkk

Postado

Saído das formulas, a indutância deve ser a maior possível.

O acoplamento entre as bobinas primárias e secundárias devem também ser o maior possível.

Na prática se a indutância for muito alta, vai precisar de muitas espiras e consequentemente a resistência elétrica do fio ira aumentar muito devido ao tamanho, ocasionando muitas perdas.

Daí deve-se calcular um certo número de espiras de forma que a indutância seja relativamente alta mas que o trafo não tenha tantas espiras. 

Postado

Isso, o acoplamento é uma coisa que n tem nessas fórmulas, ai quero ver neguin calcular ele sem entender kkkkk

Não me perguntem como, mas teoricamento nos meus calculos pro meu trafo (da fonte que estou fazendo de 350W) o acoplamento ficou por volta dos 99,88% kkkkkkkk isso teoricamente claro kkkkkk descontando o espaço entre a bobina e o núcleo que acaba perdendo permeabilidade.. Etc.. Mas no calculo grosseiro deu isso kkkkkk

É um trafo com 3 saidas, +35V 10A, -35V e 12V x 30A... Com potencia max para um pouco mais que 350W, que pode ser puxado todos os 350W em apenas nos 12V x 30A(360W) ou 10A em um dos 35V(350W) ou um pouco de cada e não passando de 350w no total..

E se isso ajudar o autor que quer fazer um trafo, o meu eu calculei (ainda nao fiz) fiz assim: primario com 29 expiras(ta no papel não me recordo bem) com 4 fios 30AWG em paralelo) núcleo NEE 40/17/11(se nao me engano) e os secundários é a proporçao das tensoes, e so lembro agora que nos 12V foi uns 10 fios em paralelo 30AWG... Hehehhe

Postado

Faz assim, arranje alguma coisa que gere um sinal quadrado simetrico em potencia pra por no primario do trafo... Se ele n saturar então vai funcionar.. E claro, veja também se a resistrncia do fio n vai atrapalhar no rendimento... Prefira núcleo NEE ao invés de toroidal, pois ja vem o carretel e ewmais prático..

Postado

Faz assim, arranje alguma coisa que gere um sinal quadrado simetrico em potencia pra por no primario do trafo... Se ele n saturar então vai funcionar.. E claro, veja também se a resistrncia do fio n vai atrapalhar no rendimento... Prefira núcleo NEE ao invés de toroidal, pois ja vem o carretel e ewmais prático..

ja tenho o núcleo aqui, 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...