Ir ao conteúdo

Clamper Multi Proteção funciona?

Helzenberg

Posts recomendados

Postado

Um raio destruiu minha TV, Roteador, Modem, 2 Decoder, Lampadas.

Um moderador me passou um link onde falava de sistema DPS de proteção, pesquisando achei a marca Clamper, na embalagem diz que é possivel até mesmo assistir TV chovendo raios sem perigo de queimar o equipamento.

A minha pergunta é isso realmente funciona? Porque em casa estava em um filtro de linha profissional da trancham e queimou do mesmo jeito, mesmo o fusivel tendo queimado.

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-transparente.html

PS: Em casa as tomadas só tem duas fases me pergunto se funcionaria sem o terra na tomada?

Eles possuem esse aqui que não tem o pino do terra:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/combo-3-iclamper-pocket-2p-transparente.html

Isso me deixou na duvida se precisa ou não do terra pra funcionar.

Postado

Uma caixinhas com varistores internamente?

Só o que faltava.

Contra raio não há proteção.

A rigidez elétrica do ar é de 10 Mil voltes por centímetro. Isso significa que uma faísca se solta entre um elétrodo e outro se a tensão ultrapassar 10 mil volts. Neste momento a rigidez do ar foi quebrada.

O raio é capaz de quebrar mais de 1Km de rigidez de ar, o que significa que a tensão facilmente ultrapassa milhões de voltes.

Estima-se que a corrente de um raio seja de 10000A a 250000A com tensão de 10 milhões de voltes.

Na prática a sua proteção vai valer se você tiver um sistema com transformador com isolação, onde o neutro é feito na própria saída do trafo com um aterramento muito do bem feito.

Ainda assim não será 100% eficiente.

Um raio é muito potente.

Postado

Concordo com o Albet, você pode instalar todos os tipos de proteção, más descarga atmosférica não tem como prever.

Pra você ter uma ideia, as operadoras de energia elétrica tem vários tipos de proteção em seu sistema, más mesmo assim a faisca passou pela sua rede.

Pode instalar os para ráios, filtros, para raios de linha, aterramento, DPS, uma vez ou outra eles podem te ajudar más como o Albert disse: Nada é 100% eficiente contra descargas atmosféricas.

Postado

Realmente, contra a pancada de um raio, esse produto não segura.

Estamos esquecendo que nem sempre é um raio que provoca a queima diretamente. Pode ser que um braço do mesmo, apenas uma parcela do raio induza uma tensão mais elevada na rede de energia ou de telefone.

Esse tensão elevada induzida poderá sim ser barrada pelo produto postado acima.

Uma coisa é certa. Melhor usar um aparelho desse do que nada. Pelo menos, alguns surtos ele segura.

Review dele:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-27#entry5513725

Falou

Postado

Realmente, contra a pancada de um raio, esse produto não segura.

Estamos esquecendo que nem sempre é um raio que provoca a queima diretamente. Pode ser que um braço do mesmo, apenas uma parcela do raio induza uma tensão mais elevada na rede de energia ou de telefone.

Esse tensão elevada induzida poderá sim ser barrada pelo produto postado acima.

Uma coisa é certa. Melhor usar um aparelho desse do que nada. Pelo menos, alguns surtos ele segura.

Review dele:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-27#entry5513725

Falou

Foi o que eu disse: "más mesmo assim a faisca passou pela sua rede.

E também disse:

"Pode instalar os para raios, filtros, para raios de linha, aterramento, DPS, uma vez ou outra eles podem te ajudar más como o Albert disse: Nada é 100% eficiente contra descargas atmosféricas."

Se o raio propriamente dito atingir sua casa, o que é muito raro, só uma gaiola de faraday irá te salvar, e mesmo assim irá queimar alguma coisa na sua casa.

Eu NÃO desaconselho o uso de produtos de proteção contra descargas atmosféricas, só acho que é um investimento alto para uma margem de eficiência muito baixa, visto que a incidência destes surtos na rede elétrica é baixa e você sempre pode recorrer ao seguro da companhias de energia elétrica.

Demora para receber mas recebe.

Eu pelo menos já recebi.

• Membro VIP
Postado

Isso dai é uma questão de probabilidade..

Qual a probabilidade de um raio cair no exato metro quadrado onde estão seus equipamentos??

Agora qual a probabilidade desse mesmo raio cair num raio de 10 Km de sua casa, aonde estão os equipamentos e desse modo induzir um surto de tensão sobre as linhas ou de energia ou de telefone ou de TV a cabo que vão convergir para seus equipamentos???  Sensivelmente maior, certo?? Quem sabe umas 300 milhões de vezes maior???  É por ai..

É para esses surtos de tensão que essas proteções operam, ou protegem..  Lá fora, nos EUA, as proteções chegam a dar garantia até 250.000 dólares ou mais, às vezes, em compra ou substituição de equipamentos que estando protegidos e ligados através de suas proteções, venham a danificar, inclusive por raio...

Então significa que ela segura um raio de modo direto??? Não, não é capaz de segurar um raio que nela caia, mas ai, de novo, vale a ideia da probabilidade disso acontecer.. Funciona igual seguro..  Parte de seu custo é investido ai, na troca, na indenização de equipamentos até mesmo em seguro...  Simples..

Postado

Isso de queimar a TV e outros aparelhos já tinha acontecido mas tem +- uns 15 anos e voltou acontecer agora, também queimou a TV do vizinho, vou procurar a Eletropaulo e ver se ela paga o reparo do decoder e tv e dinheiros das lampadas LED da sala que foram caras.

Realmente parece oferecer uma proteção melhor que os outros filtros é interessante vale a pena talvez arricar em uma proteção melhor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...