Ir ao conteúdo

Sata Raid ou ahci?

Edi.phoenix

Posts recomendados

Postado

Olá,Peço desculpas de ante mão se caso eu estiver no local errado postando minha duvida que é a seguinte:

Possuo uma placa mãe Gigabyte GA-Z77X-D3H REV 1.1  Preciso saber qual é a configuração ideal de Boot sem usar os famosos (clock)  Tem o sata Raid e o ahci mode, qual coloco na Bios?

Aqui onde moro Não achei um técnico que saiba configurar essa tenologia e quando dizem que sabem cobram fortunas afz. Resolvi tentar resolver pelo virtual mesmo e estou a alguns dias tentando descobrir como deixar? não quero fazer clock em nada e sim deixar na configuração que fique o mais rápido possível e ou pelo menos que eu tire o melhor que essa placa tenha a oferecer . 

Caso alguém possua essa mesma configuração ou possa me descrever em fotos na bios passo a passo (mapa) algo assim. Sou usuário normal sem muitos intendimentos do assunto mas o básico em uma formatação normal eu sei fazer para meu uso. Somente estou em duvida se deixo no sata Raid ou nesse ahci e o que mais devo configurar para tirar o melhor proveito dessa configuração?  

Processador Core i5 3570 (segunda geraçao) 3.4 chegando a 3.8 Ghz no turbo + water cooler corsair h80i + 8 giga de ram corsair Venchance 2x4 Gb 1600 + Hd Western Digital WD Caviar Black WD1002FAEX 1024 GB Interno + Fonte de alimentação Corsair Tx850 =  Placa de video VGA EVGA GeforceGTX 660 TI FTW SIGNATURE 2 - 2 GB DDR5 PCI-Espress 3.0 16x - 02 G-p4-3664-KR 

Uso windows 7 Ultimate 64-Bits.

Agradeço desde já a ajuda da galera no Clube do Hardware que se disponha a dar essa força.

Se caso já houver algum tópico com essa duvida me enviem por favor pois não achei nada especifico nessa configuração das novas gerações de placas mãe.

A todos (as) saúde e paz.

Edi Ribeiro

post-658540-0-31207400-1392064061_thumb.

post-658540-0-91834900-1392229945_thumb.

Postado

Olá. pessoal alguma sugestão? Fazem 1 mês que coloquei o windows  e tudo bem fora essa configuração na Bios! Quero reinstalar mas deixando na melhor configuração. Agradeço desde já a quem tiver a boa vontade de me ajudar nessa empreitada.  valeu

• 2 semanas depois...
Postado

Testa as duas que você saberá qual a melhor, depois posta aqui o resultado, ok. você vai ver que é muito fácil a escolha.

Oi. talvez eu não tenha me expressado direito mas o que preciso é a forma de configurar pelo modo ahci porque claro deve ser o melhor jeito de deixa por ser mais modernos etç. Preciso de uma ajuda para configurar os Bot e deixar tudo no melhor jeito do ahci? valeu

Postado

Oi.  eu não me expressei direito! preciso é de uma força para configurar pelo modo ahci porque claro deve ser o melhor jeito de deixar por ser mais moderno etç. Preciso de uma ajuda para configurar os Bot e deixar tudo no melhor jeito do ahci? Mais para a frente tipo ano que vem ainda pretendo adquirir um SSD e então pelo qu andei lendo não lembro onde , falam que com SSD nao se deve usar o modo Ahci ?  Enfim se tiver depois que mudar para usar com Ssd eu mudo novamente. Caso alguem possa me ajudar nessa empreitada agradeço de coração.valeu

Postado

você tá querendo o que, afinal?

o modo ahci é uma coisa.. instalar o S.O com raid com mais de 1 hd é outra totalmente diferente.. você quer melhor desempenho? se for isso, nenhum arranjo raid de hd atualmente supera um ssd.. 

o modo ahci você habilita na bios da placa-mãe, mas habilite e instale o windows porque se o windows tiver instalado e você alterar pode ser q dê algumas telas azuis

Postado

você tá querendo o que, afinal?

o modo ahci é uma coisa.. instalar o S.O com raid com mais de 1 hd é outra totalmente diferente.. você quer melhor desempenho? se for isso, nenhum arranjo raid de hd atualmente supera um ssd.. 

o modo ahci você habilita na bios da placa-mãe, mas habilite e instale o windows porque se o windows tiver instalado e você alterar pode ser q dê algumas telas azuis

Olá, Então eu uso com um hd normal que o citado, Wd caviar black 1 tera. Minha dúvida é como configurar! Precisa de alguem que já tenha configurado nessa placa e me passar o passo a passo. Eu copio e entro na Bios e executo. Eu fico mudando algumas coisas pra ver n o que da hehe Tipo tive que configurar as memorias para trabalharem em 1600 etç, mas preciso configurar tudo que se relacione a deixar  no Ahci? tem algo sobre uefi/ legaçy , Fica difícil porque não entendo nada pois nunca configurei uma bios além da parte das memorias hehe. Eu ach o que vou tirar umas fotos nas partes da Bios que estou confuso e postar aqui? Talvez seja mais fácil para eu ser ajudado né. valeu e logo posto as fotos.

• 2 semanas depois...
Postado

Até agora não consegui resolver meu problema. Alguém que manje configurar Bios modernas das novas gerações de placas mães. Alguém que já tenha conhecimento real sobre o assunto. Possuo uma placa mãe Gigabyte GA-Z77X-D3H REV 1.1  Preciso saber qual é a configuração ideal de Boot sem usar os famosos (clock)  Tem o hide, Raid e o novo (ahci) mode que é o que quero deixar configurado. Só que são mais de uma configuração e não só por em modo Ahci? acredito eu. Notei que algumas respostas aqui nessa minha duvida que não foram tão respostas assim! são de pessoas que trabalham com informatica talvez e então acredito que muitos não vão me ajudar porque pensam em cobrar pelo serviço? o que não deixa de ser correto mas também sei que aqui no fórum muitos se ajudam mutuamente sem esperar retorno. OBS: não faço trabalhos de informatica, só sou uma pessoa tentando resolver com pesquisas por eu morar em um lugar remoto que não existem técnicos que já chegaram nessa tecnologia e se existem cobram uma fortuna pra tal serviço. Posso continuar usando minha maquina na configuração padrão da bios ou ter que levar minha cpu por 348.39 km de Jaguarão até porto alegre. Bom pelo menos internet tem aqui o que me da a chance de tentar resolver por ela e tenho fé que alguém de alma boa no Clube do Hardware vai me ajudar. valeu 

Postado

Bom habilitar o modo AHCI não tem muito segredo, basta navegar, no caso da sua BIOS ate o aba Peripherals (periféricos) e alterar a opção SATA mode selection para AHCI, eu achei essa foto do setup de uma GA Z77X UD3H, pode servir como guia:

32301d1348294621-gigabyte-ga-z77x-ud3h-i

O maior problema não é a configuração mas o Windows, mudar essa configuração após a instalação do Windows pode gerar uma tela azul da próxima vez que você iniciar o PC, pois o sistema carregara drivers para acessar o disco em uma controladora SATA/IDE, sendo que após a mudança, a controladora se comportara como uma controladora AHCI,(advanced host controller interface - interface de controle hospedeira avançada) gerando uma pane no Windows e resultando na tela azul...

Também tem a possibilidade, se seu Windows for OEM/pirata dele perder a ativação, já que o Windows gera um Hash de ativação baseado no numero de serie do disco principal, e da controladora, e essa mudança de configuração faria com que o novo hash gerado seja diferente do que foi  gerado e associado com a chave de ativação no momento em que o Windows foi ativado.

A melhor saída seria deixar para habilitar essa opção da próxima vez que for formatar o PC, você a habilitaria e depois, em seguida, reinstalaria o Windows, seria a opção menos problemática... existe uma gambiarra para ativar o AHCI sem ter que formatar o Windows, não funciona sempre, mas se quiser tentar:

http://www.guiadopc.com.br/dicas/33231/como-configurar-hd-modo-ahci-windows.html

Ainda assim pode ser necessário reativar o Windows após habilitar a opção...

Postado

Oi, Então meu windows é pirata sim mas dos mais perfeitos que já vi. atualiza tudo e já vem  com service pack 1 instalado e fez no máximo umas 100 atualizações. Tem um ano que uso ele e é dos melhores que já tive. Uma vez olhando em algum site de internet li que era preciso configurar o windows pra ele aceitar o Ahci  e quando fui no caminho que agora não lembro ele já esta em (0) já estava configurado pra usar o Ahci. O que tá me confundindo mais é aí nessa tela do Peripherals mais embaixo tem algo como storage de boot ou algo assim que tem alguams opcçoes pra se deixar como: Uefi only e only nao sei o que? enfim se mudo pra o Ahci deve ter mais coisas pra mudar na tela do Peripherals e na tela anterior na Bios features ou não? Poxa valeu aí por tentar me ajudar ok.

Bom habilitar o modo AHCI não tem muito segredo, basta navegar, no caso da sua BIOS ate o aba Peripherals (periféricos) e alterar a opção SATA mode selection para AHCI, eu achei essa foto do setup de uma GA Z77X UD3H, pode servir como guia:

32301d1348294621-gigabyte-ga-z77x-ud3h-i

O maior problema não é a configuração mas o Windows, mudar essa configuração após a instalação do Windows pode gerar uma tela azul da próxima vez que você iniciar o PC, pois o sistema carregara drivers para acessar o disco em uma controladora SATA/IDE, sendo que após a mudança, a controladora se comportara como uma controladora AHCI,(advanced host controller interface - interface de controle hospedeira avançada) gerando uma pane no Windows e resultando na tela azul...

Também tem a possibilidade, se seu Windows for OEM/pirata dele perder a ativação, já que o Windows gera um Hash de ativação baseado no numero de serie do disco principal, e da controladora, e essa mudança de configuração faria com que o novo hash gerado seja diferente do que foi  gerado e associado com a chave de ativação no momento em que o Windows foi ativado.

A melhor saída seria deixar para habilitar essa opção da próxima vez que for formatar o PC, você a habilitaria e depois, em seguida, reinstalaria o Windows, seria a opção menos problemática... existe uma gambiarra para ativar o AHCI sem ter que formatar o Windows, não funciona sempre, mas se quiser tentar:

http://www.guiadopc.com.br/dicas/33231/como-configurar-hd-modo-ahci-windows.html

Ainda assim pode ser necessário reativar o Windows após habilitar a opção...

Oi, Então meu windows é pirata sim mas dos mais perfeitos que já vi. atualiza tudo e já vem  com service pack 1 instalado e fez no máximo umas 100 atualizações. Tem um ano que uso ele e é dos melhores que já tive. Uma vez olhando em algum site de internet li que era preciso configurar o windows pra ele aceitar o Ahci  e quando fui no caminho que agora não lembro ele já esta em (0) já estava configurado pra usar o Ahci. O que tá me confundindo mais é aí nessa tela do Peripherals mais embaixo tem algo como storage de boot ou algo assim que tem alguams opcçoes pra se deixar como: Uefi only e only nao sei o que? enfim se mudo pra o Ahci deve ter mais coisas pra mudar na tela do Peripherals e na tela anterior na Bios features ou não? Minha bios esta atualizada na version - F18i.  

Vou colocar aqui onde tenho minhas duvidas ok vamos lá então..

Na tela Bios Features tenho duvidas de como deixar nas seguintes partes:

Bot Mod Selection ? - Hefi And Legacy

- Legacy Only

- Uefi Only

Lan Pxe Boot Option Rom  ? - Enabled

- Disabled 

Other Pci Device Rom Priority ? - UEFi Oprom

- Lagacy Oprom

Network Stack ? - Enabled 

- Disabled

Ipv4 PXE Suport ? - Enabled

- Disabled

Ipv6 PXE Suport ? - Enabled

- Disabled

Tela Peripherals

XHCI Mod ? - Smart Auto

- Auto

- Enabled

- Disabled

Super 10 Configuration ? - Enabled

- Disabled

Intel ® Smart Connect Tecnologia ? - Enabled

- Disabled

Marvel ATA Controller Configuration + GSATA Controller deixo em Ahci também né.

Bom ach o que é tudo onde me perco rsrs. Agradeço pela ajuda

Postado

A opção a ser mudada, no BIOS é só essa mesmo, quanto as portas da Marvel ATA Controller, trata se de uma controladora SATA 3 dedicada, ela adiciona mais 2 portas SATA, creio que sejam as portas brancas, mas não tenho certeza, se não for usar nada  nessas portas a melhor opção seria desabilita-la, já que essas controladoras precisam carregar um firmware próprio, detectar se ha novos discos... tudo isso durante o boot. o que pode atrasar alguns segundos no boot do micro...

Boot Mod Selection (seleção do modo de boot) basicamente diz respeito do modo como o BIOS ira carregar o sistema operacional, no modo Legacy (legado)  ele apenas inicia o bootloader do sistema, como um BIOS tradicional faria, no modo UEFI ele poderá checar se o sistema é um sistema legitimo, através de um mecanismo chamado "secure boot" entre outras funções mais avançadas, como iniciar a partir de partições GPT...

O modo UEFI não é compatível com sistemas operacionais antigos, como Windows XP e distros Linux antigas, não mude essa opção após instalar um sistema operacional, pois o mesmo poderá não carregar mais. acredito que a opção defaut seria "UEFI and Legacy" nesse modo o firmware ira checar automaticamente se o sistema operacional a ser instalado suporta BooT UEFI ou não...

LAN Pxe Boot Option ROM, essa opção permite usar o bootloader da placa de rede para permitir a instalação de um sistema operacional via rede, nesse caso um servidor PXE apenas hospedaria a imagem de disco a ser instalada, e cada micro ao dar o boot e não encontrar um sistema operacional instalado, iniciaria a instalação do sistema via rede. é uma opção util apenas para empresas com vários micros... pode deixar em disable.

IPV64I/PV6 PXE Suport serve para configurar o tipo de endereçamento de rede onde esta o servidor  PXE, como explicado anteriormente...

Other Pci Device Rom Priority - serve para habilitar o carregamento de uma firmware de boot de alguma controladora dedicada, por exemplo, caso voce tivesse uma placa controladora SATA Offboard e precisa-se que o sistema operacional fosse carregado a partir dos HDs conectados nela....

XHCI Mode: serve para habilitar o suporte a USB 3.0 da placa, caso você estivesse usando um sistema operacional antigo, sem suporte a USB 3.0, voce deixaria a opção em disable, pois assim poderia usar essas portas como portas USB 2.0 comuns... deixe configurado como Smart auto ou auto.

Postado

A opção a ser mudada, no BIOS é só essa mesmo, quanto as portas da Marvel ATA Controller, trata se de uma controladora SATA 3 dedicada, ela adiciona mais 2 portas SATA, creio que sejam as portas brancas, mas não tenho certeza, se não for usar nada  nessas portas a melhor opção seria desabilita-la, já que essas controladoras precisam carregar um firmware próprio, detectar se ha novos discos... tudo isso durante o boot. o que pode atrasar alguns segundos no boot do micro...

Boot Mod Selection (seleção do modo de boot) basicamente diz respeito do modo como o BIOS ira carregar o sistema operacional, no modo Legacy (legado)  ele apenas inicia o bootloader do sistema, como um BIOS tradicional faria, no modo UEFI ele poderá checar se o sistema é um sistema legitimo, através de um mecanismo chamado "secure boot" entre outras funções mais avançadas, como iniciar a partir de partições GPT...

O modo UEFI não é compatível com sistemas operacionais antigos, como Windows XP e distros Linux antigas, não mude essa opção após instalar um sistema operacional, pois o mesmo poderá não carregar mais. acredito que a opção defaut seria "UEFI and Legacy" nesse modo o firmware ira checar automaticamente se o sistema operacional a ser instalado suporta BooT UEFI ou não...

LAN Pxe Boot Option ROM, essa opção permite usar o bootloader da placa de rede para permitir a instalação de um sistema operacional via rede, nesse caso um servidor PXE apenas hospedaria a imagem de disco a ser instalada, e cada micro ao dar o boot e não encontrar um sistema operacional instalado, iniciaria a instalação do sistema via rede. é uma opção util apenas para empresas com vários micros... pode deixar em disable.

IPV64I/PV6 PXE Suport serve para configurar o tipo de endereçamento de rede onde esta o servidor  PXE, como explicado anteriormente...

Other Pci Device Rom Priority - serve para habilitar o carregamento de uma firmware de boot de alguma controladora dedicada, por exemplo, caso voce tivesse uma placa controladora SATA Offboard e precisa-se que o sistema operacional fosse carregado a partir dos HDs conectados nela....

XHCI Mode: serve para habilitar o suporte a USB 3.0 da placa, caso você estivesse usando um sistema operacional antigo, sem suporte a USB 3.0, voce deixaria a opção em disable, pois assim poderia usar essas portas como portas USB 2.0 comuns... deixe configurado como Smart auto ou auto.

Oi. instalei o windows outra vez configurando o melhor que pude mas ainda acredito que não fiz direito? Mas vou usar assim até poder levar a porto alegre e ver com uma empresa especializada de lá. valeu a todos e obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...