Ir ao conteúdo

Inversão do terra com neutro

Alysson Lemos

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, procurei em outros tópicos e não encontrei respostas satisfatórias para minha dúvida.

Contratei um eletricista recentemente para instalar um chuveiro elétrico no meu apartamento, no momento da instalação ele disse que instalação foi mal feita e não estava claro qual era o terra e qual era o neutro. Ele fez alguns testes com o multímetro e terminou a instalação. 

Minhas dúvidas são as seguintes:

Se ele tiver invertido o aterramento com o fase? O que pode ocorrer? Choques? Queimar equipamentos?

Tenho noções de eletrônica, tem algum teste que eu possa fazer com um multímetro que me permita identificar qual o terra e qual o neutro? O fase sei qual é pois tenho um chave de teste e já verifiquei.

Moro no nordeste e minha tensão e de 220v.

Desde já fico grato por qualquer ajuda.

Postado

@Alysson Lemos,

Tem este artigo aqui no CDH :

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Aterramento/457

Vou tentar explicar mais simples do jeito que eu aprendí.

O NEUTRO é o fio que realmente participa da circulação da corrente quando voce utiliza 110V, isto é, usando um terminal ligado à FASE e um terminal ligado ao NEUTRO. Em casos normais, sempre a corrente vai ir para o NEUTRO.

O TERRA é apenas um terminal de proteção, que é normalmente utilizado para a proteção do usuário quando ocorre algum tipo de falha na conexão com o NEUTRO, e é sempre ligado em partes do metal onde pode haver contato com o usuário ( nós... ) .

Por exemplo, um chuveiro elétrico ligado ao 220V . Imagine que por um motivo qualquer falhe apenas uma das conexões ao 220V justamente no momento que voce está debaixo do chuveiro, tomando o seu banho.... Ainda existe o potencial de 220V, que vai procurar sempre chegar ao NEUTRO, e como por norma de proteção o neutro sempre estará "aterrado" na entrada de sua residência ( não diretamente, mas "indiretamente",  a corrente vai procurar o caminho mais fácil, que é através do jato de água, e claro, POR VOCÊ, para chegar ao NEUTRO ! 

Este é o motivo que os europeus até hoje chamam os nossos chuveiros de Grelhas Humanas ! 

Para evitar isto, é que se utiliza o famoso ATERRAMENTO, que é um fio que liga o metal do chuveiro elétrico ao TERRA, o que faz com que voce esteja protegido se tiver a falha que eu descreví.

Esse aterramento também existe em máquinas de lavar, em aparelhos profissionais de som, porque eles protegem o usuário !

Se estiver invertido, pode até ser fatal ! 

Para identificar, tem um teste simples.

Pegue uma lampada de 110V 100w incandescente, e use ela ligada numa fase, e coloque a outra ponta aos dois terminais, terra e neutro, um de cada vez. Meça a tensão sobre a lâmpada. O terminal de NEUTRO será aquele em que a tensão é maior, pois ele tem de ofereçer a menor resistência possível.

Mas mesmo assim isso não garante que é mesmo o terminal de neutro, apenas lhe dá uma indicação de qual terminal utilizar para circular corrente e qual terminal utilizar como terra para ligar nos chassis dos chuveiros, máquinas de lavar, etc, para obter a melhor proteção possível no ambiente.

A seguir faça o teste com a outra fase, e veja se o resultado persiste, se não persistir voce está ferrado, melhor chamar logo um eletricista competente para resolver.

Um outro teste muito bom para voce verificar se o seu aterramento está bom é ligar vários aparelhos de 110V e medir a tensão AC entre o NEUTRO e TERRA da tomada. idealmente, tem de ser ZERO. Se tiver acima de 1 Volt já indica problema com as conexões.

Paulo

Postado

No Brasil o neutro e o terra têm o mesmo potencial (utilizamos o esquema de neutro aterrado). Na teoria inverter o neutro com o terra não mudaria nada porém esse tipo de ligação pode causar problemas em potencial.

Por exemplo: se por algum defeito o neutro fique interrompido no quadro de distribuição geral (nada muito difícil de acontecer) qualquer outra carga ligada depois do quadro vai potencializar o neutro com tensão de fase! Isso não vai provocar danos ao equipamento, mas expõe o usuário à um cenário muito perigoso!

É por isso que separamos o neutro do terra, assim garantimos que mesmo se ocorrer interrupções (do neutro ou do terra) não haja perigo de potencialização da carcaça metálica do eletrodoméstico.

Existe como saber qual é o neutro e qual é o terra testando a diferença de potencial em relação à fase: O neutro terá uma tensão ligeiramente menor em relação à fase do que o terra, já que nele há circulação de corrente (se houver outros eletrodomésticos ligados no circuito), então existe uma queda de tensão nesse cabo (normalmente na ordem de 3~8V).

Exemplo:

DDP neutro e fase ~= 216V

DDP terra e fase ~= 220V

Postado

Alysson, 

Pela sua citação - 220v, neutro, terra, o seu fornecimento de energia é 220V monofásico, a fase x neutro deve dar 220V e não deve ter 110V disponível e na sua caixa de medição, o disjuntor deve ser monopolar. Pode confirmar isso?

Se ele tiver invertido o aterramento com o fase? O que pode ocorrer? Choques? Queimar equipamentos?

Você quis dizer aterramento com neutro? nesse caso, a resposta minha é a mesma acima do colega Projetos_afg.

Se quis dizer aterramento com fase, além do chuveiro não funcionar, vai dar choque.

Equipamentos podem queimar se a instalação for bifásica com neutro, onde tem disponível tensões 220V e 110V na instalação, se falhar o aterramento do neutro, este fica com o potencial de uma das fases via um dos equipamentos, e um outro equipamento ligado entre o neutro e a outra fase fica submetido à 220V.

Para saber qual o fio é neutro e qual é a terra, como não está identificado pelas devidas cores, vai ter que medir a continuidade, usando um "cabo passando por fora somente para teste", uma ponta deste cabo ligado em uma das pontas do multímetro e a outra ponta ligado próximo à barra de terra do aterramento. Ou seguir o fio terra visualmente, muitas vezes inviável... é trabalheira, mas são os únicas maneira para ter certeza. Obs. Lembre-se de desligar o disjuntor de entrada de energia.

Postado

Primeiramente obrigado a todos pelas respostas.

Ontem quando cheguei em casa realizei as medições para ver se podia chegar a alguma conclusão. Ao medir obtive:

DDP neutro e fase ~= 213/214V

DDP terra e fase ~= 213/214V

Exatamente a mesma medição nos dois e que me impede a chegar a qualquer conclusão, o que estou que o terra está ligado no neutro.

Liguei agora a pouco para o eletricista e ele me deu uma informação um tanto quanto estranha, falou que meu chuveiro era blindado e mesmo que ele tivesse invertido o terra com o neutro  não teria nenhuma chance de alguém tomar um choque. Procede esse informação?

De qualquer forma, vou chamar outro eletricista para verificar as instalações elétricas do apartamento.

Postado

Primeiramente obrigado a todos pelas respostas.

Ontem quando cheguei em casa realizei as medições para ver se podia chegar a alguma conclusão. Ao medir obtive:

DDP neutro e fase ~= 213/214V

DDP terra e fase ~= 213/214V

Exatamente a mesma medição nos dois e que me impede a chegar a qualquer conclusão, o que estou que o terra está ligado no neutro.

Liguei agora a pouco para o eletricista e ele me deu uma informação um tanto quanto estranha, falou que meu chuveiro era blindado e mesmo que ele tivesse invertido o terra com o neutro  não teria nenhuma chance de alguém tomar um choque. Procede esse informação?

De qualquer forma, vou chamar outro eletricista para verificar as instalações elétricas do apartamento.

Não sei se o seu sistema é 220/380, ou 127/220. Se for 127/220, então no seu chuveiro só teria as seguintes ligações: Fase 1, Fase 2 e Terra, não haveria neutro. Mas pelo que você descreveu até agora o seu sistema parece ser 220/380 porém monofásico, então só se tem 220, ai sim as ligações seriam como você disse: Fase, Neutro e Terra.

Sobre a medição, tente ligar outros eletrodomésticos para ocasionar uma queda de tensão mais visível.

Sobre a inversão entre o terra e neutro é aquilo que eu disse acima, na teoria não tem problema, mas o seu sistema terá um perigo em potencial em caso de uma falha de conexão.

Postado

Vou explicar do jeito mais simples que puder para você entender.

Os experientes que perdoem a maneira de "falar", não me crucifiquem.

O terra e o neutro são a mesma coisa.

A grande diferença é que no caso do neutro, nas subestações, existe uma área onde há varias hastes metálicas fincadas no solo e ligadas em paralelo fazendo o neutro da rede.

Em cada poste, torre e padrão de medição é fincada mais uma haste aumentando assim muito a "Força" do neutro.

No caso do terra, como ele não irá receber corrente (ele é feito para evitar choques) geralmente por economia fazem os aterramentos com no máximo 3 hastes terra (quando não usam uma só) e isso faz do terra, um neutro muito fraco e devia ter deixado o chuveiro fraco também. (esquentando pouco)

No seu caso, como não existe diferença medida entre neutro e terra posso especular que:

1- Não existe terra, somente neutro

2- O terra está interligado com o neutro

3- O terra foi muito bem feito no seu edifício e tem o mesmo potencial que o neutro.

Do jeito que descreveu, o padrão da sua cidade é 220v monofásico, ou seja, fase 220v + neutro

Se você optou por contratar um eletricista para instalar o chuveiro, não aconselho fazer você mesmo, más vai aí uma dica para o eletricista.

Desligar o disjuntor do chuveiro,

desligar os 3 fios do chuveiro e emendar o fase com um dos outros fios,

desligar no quadro de disjuntores o fase do chuveiro e medir continuidade entre o fio fase e o  barramento terra,

se não der continuidade, inverta (no chuveiro) o fase com o outro fio e irá achar o terra.

No caso de dar continuidade nos dois fios, será comprovado que o terra está interligado com o neutro ou que não existe terra, somente neutro.

Postado

Se o seu chuveiro é blindado, procede sim. Nesses modelos, a resistência do chuveiro é isolado eletricamente da água. Repare que o eletricista disse: "terra com o neutro x chance de tomar choque". não falou em inversão de fase com terra...

No apartamento deve ter a caixa de distribuição, nela verifique a fase, o terra e o neutro. A fiação para terra deve ser substituído por verde ou verde/amarelo e o neutro na cor azul claro em todo o seu apartamento.

Postado

Olá Pessoal, fiz várias medições seguindo as diversas sugestões de vocês e em todas as medições não pude chegar a uma conclusão definitiva. Então parti pra "brutalidade", chamei um eletricista e pedi para refazer a ligação do chuveiro elétrico, só que dessa vez usando o padrão.

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...