Ir ao conteúdo

Watts e RPM

Cherd

Posts recomendados

Postado

O que é mais eficaz para retirar ar quente ou vapor de um lugar: Um fan de 120x120mm, com potência de 19W e 2700rpm ou quatro fans de 80x80mm  (uma ao lado da outra formando 160x160mm), a potência dessa última é de 03W e 3000 rpm cada uma. Seria para usar em um cômodo de aproximadamente 3 m2. Fiquei na dúvida quanto a potência da primeira ser bem maior e gerar menos rpm.

Valeu.

:69:

• Membro VIP
Postado

Rotação de um fan não quer dizer muito não.. Basta que a inclinação, o ângulo de ataque das pás dele seja maior e ele será obrigado a arrastar mais ar e com isso terá de fazer mais força e rodará mais lento..  Se o fan nem tiver ângulo nenhum de pás (sem inclinação da pá), isso para ir buscar um extremo para entender, ele rodará livre e com rotação elevada, mas não moverá nenhum ar..

A variável que deves buscar para bem avaliar teoricamente essa sua questão é o fluxo de ar que cada um dos ventiladores pode imprimir..

Então a relação de fluxo de ar e da área de fans pode ser bem mais útil para poderes ter uma boa ideia para comparar as duas soluções.

• Membro VIP
Postado

Como te falei, sem a quantidade de ar que ele pode mover nada dá para dizer.

Procure, para os fans em questão, a quantidade de fluxo, em CFM que cada um é capaz de oferecer..

Postado

Como te falei, sem a quantidade de ar que ele pode mover nada dá para dizer.

Procure, para os fans em questão, a quantidade de fluxo, em CFM que cada um é capaz de oferecer..

Os dados que eu tenho sobre eles são:

Fan de 120: Vazão: 130 m3 /h;

Fan de 80: Fluxo de ar: 37.934 CFM.

Teria como eu transformar a vazão do primeiro em CFM?

Valeu.

Postado

Faller, pesquisando eu achei isto:

"CFM significa Cubic Feet per Minute of airflow, em nossa tradução sairia como o fluxo de ar medido em pés cúbicos por minuto.

O Método e aferimento é feito em Medidas Americanas.

Nós deveriamos usar m3/min que é o fluxo de ar em metros cúbicos por minuto, a formula para calcular é:

m3/min = 0,028317 x CFM"

Dessa forma, o fan de 120 teria uma vazão de aproximadamente 2,16 m3 /min e CFM = 76,2.

O fan de 80 teria uma vazão de aproximadamente 1,07 m3 /min e CFM = 37,934.

Individualmente, parece o de 120 ser superior. Mas se eu colocar 4 fans de 80? Seria o mesmo que multiplicar 37,934 x 4 (CFM = 151,736)? Essa conta estaria certa? Eu conseguiria um resultado melhor  com 04 fans de 80?

Obrigado de novo.

Uma vazão de 130m3 /h é igual a 76,51 CFM

Para conferir use isso dai: http://www.endmemo.com/sconvert/m3_hft3_min.php

Bacana essa página. Nos favoritos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...