Ir ao conteúdo

Estabilizar 12v

Junior Zancan

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou precisando ligar uma câmera speed dome (12v 4A), um DVR (12v 3A) e uma teclado PTZ (12v 2A) em um carro. Teoricamente isso seria possível, certo?

O problema é que quando eu faço a medição da bateria, ela fica em 13,02v, um pouco mais alta do que eu preciso. Como eu posso estabilizar essa tensão e fornecer a corrente necessária?

Eu posso simplesmente colocar 9 LM7812 em paralelo? (Cada LM fornece 1A).

A câmera custa mais de mil reais, então seria interessante alguma proteção contra sobrecarga e/ou curto. Eu consigo fazer isso com um capacitor, fusível ou o que?

Obrigado pela ajuda.

Postado

Bem acredito que esses 13,02v não será problema, uma pergunta essa câmera é a bateria ? se sim de uma olhada no carregador dela e vem qual a tensão que ele libera na saída.

Postado

Bem acredito que esses 13,02v não será problema, uma pergunta essa câmera é a bateria ? se sim de uma olhada no carregador dela e vem qual a tensão que ele libera na saída.

Na verdade minha preocupação não é nem com a tensão, mas sim com a proteção. A câmera não possui bateria, é alimentada através de uma fonte AC-DC normal, igual as câmeras de segurança comuns. Na especificação dela diz que é 12v 4A.

• Membro VIP
Postado

Você não vai conseguir com nenhum CI do tipo LM7812 regular ou estabilizar a tensão de 12 Volts que pode até mesmo alcançar 13,8 Volts.. Esse tipo de CI exige que se tenha no mínimo uma tensão da ordem de 2,5 Volts de diferença da entrada para a saída.

Para poder segurar em 12 Volts a bateria teria de entregar 14,5 Volts, no mínimo..

Procure te informar sobre a tolerância de tensão que esses seus equipamentos podem tolerar.. Essa informação é importantíssima para você..

Postado

Você não vai conseguir com nenhum CI do tipo LM7812 regular ou estabilizar a tensão de 12 Volts que pode até mesmo alcançar 13,8 Volts.. Esse tipo de CI exige que se tenha no mínimo uma tensão da ordem de 2,5 Volts de diferença da entrada para a saída.

Para poder segurar em 12 Volts a bateria teria de entregar 14,5 Volts, no mínimo..

Procure te informar sobre a tolerância de tensão que esses seus equipamentos podem tolerar.. Essa informação é importantíssima para você..

Ok, mas desconsiderando a tensão, a lógica de ligar 7 LM7812 em paralelo para fornecer 7A é válida?

• Membro VIP
Postado

Ok, mas desconsiderando a tensão, a lógica de ligar 7 LM7812 em paralelo para fornecer 7A é válida?

Não, não e valida..

Para se aumentar a corrente e usual colocar um transistor PNP em shunt, com o CI, com proteção de curto ou não mas isso dai só piora o seu caso, o diferencial entrada e saída teria de aumentar mais ainda..

Exemplos do datasheet:

Bufferdecorrenteparafami3010liado78XX_zp

Para garantir um baixo dropout (diferencial entre tensão de entrada e saída) e os 7 Amperes de que necessitas que tal usar um desse dai, da Linear Tecnologies, de número LT1083 : http://cds.linear.com/docs/en/datasheet/108345fg.pdf

Postado

então lm78xx em paralelo n aumenta a corrente? @faller

É essa minha dúvida também, não digo aumentar mas seria o seguinte, cada LM só suporta fornecer 1A, a bateria de um carro tem 60A, então eu poderia ligar 60 CIs em paralelo até alcançar a corrente máxima da bateria. Mas como o faller disse, o problema é a tensão.

• Membro VIP
Postado

então lm78xx em paralelo n aumenta a corrente? @faller

Não e questão de não aumentar a corrente. A questão e que eles não vão casar entre si e somente um deles, mesmo com vários em paralelo, é que operará dentro do previsto e os demais vão ficar sem a correta polarização.. Poderias tentar polarizar alguns em paralelo colocando um resistor casador, de baixo valor, na saída de cada um deles  mas veja, todas essas possibilidades correm contra o que o demandante necessita, que é diminuir o dropout, diferença entre a tensão de entrada e saída.

Veja ai o único modo de melhorar o casamento entre vários CIs reguladores, repetindo, com prejuízo da regulação e o aumento do dropout:

connecting-7812s-in-parallel.gif

Note que a inserção de resistores ai provoca uma instabilidade tal que ao passar 1 Ampere por esses resistores provocará uma queda de tensão da ordem de 1/4 de volt. Ou seja a tensão de saída vai cair de 12 Volts a 11,75 Volts entre os casos de sem corrente e corrente de 6 Amperes no total da corrente desse arranjo..  Não é um arranjo usual nem tampouco elegante. É solução de budegueiro...

É essa minha dúvida também, não digo aumentar mas seria o seguinte, cada LM só suporta fornecer 1A, a bateria de um carro tem 60A, então eu poderia ligar 60 CIs em paralelo até alcançar a corrente máxima da bateria. Mas como o faller disse, o problema é a tensão.

Seu primeiro grande engano e achar que uma bateria de 60 Ah típica de um carro e limitada a 60 Amperes.. Esse dado de 60 Ah define sua capacidade e significa que ela poderia entregar 60 Amperes a uma carga durante uma hora, mas definitivamente não e limite de corrente que sim será definido por outros fatores tais como a resistência interna da mesma..

Uma bateria cuja capacidade e de 60 Amperes hora bem pode entregar 120 Amperes durante meia hora ou 240 Amperes durante 15 minutos e isso e absolutamente normal..

Alias, na hora da partida de um automóvel, seu motor de partida pede uma corrente muito, mas muito maior que aqueles 60 Amperes de que falas..

Quanto ao paralelamento de LM7812, é sim permitido, desde que com resistor casador com os problemas inerentes aos mesmos mas jamais em um número de 60 deles.. Vale em uma aplicação mais banal casando dois ou três deles, e onde a variação de tensão não atrapalhar..

Postado

@Junior Zancan,

Quando seu carro estiver com o motor desligado, mesmo o LT1083 não vai te ajudar.

Se é tão necessária essa regulação exata, voce pode fazer um conversor step-up, para elevar a tensão para por exemplo 16 volts, e ligar nessa tensão um conversor step-down, para abaixar para 12V exatos. A perda de potência é bem baixa.

Algo semelhante a estes dois módulos :

http://www.ebay.com/itm/New-800W-Boost-DC-DC-Converter-Power-Supply-Step-up-Module-10A-12-80V-to-12-80V-/281166293173?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4176d128b5

http://www.ebay.com/itm/DC-DC-15A-Converter-Buck-Adjustable-4-32V-12V-to-1-2-32V-3-3V-5V-24V-Step-Down-/281206555382?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item41793782f6

Paulo

Postado

Uma fonte Flyback atenderia.

O projeto seria assim:

Entrada mínima 10V

Entrada máxima 15V

Saída 12V estabilizada.

Corrente máxima de saída 11A.

A potência seria de 132 watts na saída

Existe uns programas que lhe dão o projeto da fonte pronta, porém a entrada é sempre em AC.

Certa vez eu testei o software "PI extert 8" para saber qual era a corrente máxima da fonte fornecida.

Com uma fonte de 13.8 estabilizada o software forneceu um projeto flyback com corrente máxima de 12A.

Acima disso informava que era inválido.

Pode parecer que a fonte com a configuração descrita acima seria capaz de tanto abaixar a tensão como também elevar.

Mas não é assim. É que a saída é projetada para dar uma tensão de 12V mesmo quando a entrada é de 10V. Então quando a entrada é de 15V o CI PWM mantem o controle.

A relação de espiras do indutor permite que a tensão de saída seja sempre mais elevada que a entrada. O controle PWM só reduz a tensão, como fazem os CIs lineares.

Também é necessário várias proteções redundantes.

Os equipamentos são caros rsrsrs. 

Postado

@Junior Zancan

Só complementando o que o colega Paulo disse sobre os módulos step-up. No mercado livre tem dele. Só informando caso você não queira comprar no exterior.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549701077-150w-regulador-de-tenso-step-up-boost-aumenta-tenso-_JM

Está com preço bom até. 

Aí você usa ele para aumentar a tensão da bateria e depois coloca o LT1083 que custa R$13 na proesi.com.br Aí você terá os 12V com seus 7A.

No caso desse módulo que citei. Fique atento para a dissipação pois você estará trabalhando no limite ou case no limite dele. Recomendo colocar ventilação forçada (usar um fan).

Aí você coloca uma chave liga e desliga antes do step-up para usar ele somente quando precisar e ele não descarregar sua bateria.

No caso de proteção contra curto, eles normalmente já possuem. Tanto o step-up quanto o LT1083.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!