Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos...

estou com uma calculadora elétrica sharp el-1801v, ela é 110v e ligaram em 220v e obviamente queimou a fonte..

já procurei e não encontrei nada sobre a fonte dela. levei em um lugar pra rebobinar e o rapaz falou que não consegui porque ela possui 6 fios na saida secundária. não entendo muito sobre trafos/fontes.

alguem poderia me ajudar.

anexo uma foto da fonte. marcado em vermelho as 6 saídas e onde entra na placa lógica em amarelo.

obs.: a entrada primaria da fonte não aparece na foto mas são 3 fios também. em resumo 3 fios entrada / 6 saida.

post-661908-0-93028200-1402930335_thumb.

se alguém puder ajudar fico muito grato.

Postado

Isso são taps de tensão.

Esse trafo entrega mais de uma tensão ao circuito, se soubesse quais são essas tensões, seria fácil para rebobina-lo ou mesmo comprar um igual.

Procurei por um esquema dessa calculadora, mas como previsto não encontrei nada.

A pessoa que você levou para rebobinar o trafo provavelmente não se sentiu seguro que iria conseguir contar as espiras para rebobina-lo, ou não quis pegar o serviço por ser um trafo trabalhoso e serviço barato.

Postado

Isso são taps de tensão.

Esse trafo entrega mais de uma tensão ao circuito, se soubesse quais são essas tensões, seria fácil para rebobina-lo ou mesmo comprar um igual.

Procurei por um esquema dessa calculadora, mas como previsto não encontrei nada.

A pessoa que você levou para rebobinar o trafo provavelmente não se sentiu seguro que iria conseguir contar as espiras para rebobina-lo, ou não quis pegar o serviço por ser um trafo trabalhoso e serviço barato.

Entendi.. eu até tenho outra calculadora igual a essa posso medir as voltagens, mas para isso eu preciso desoldar da placa correto??

com essa medições é possível identificar uma genérica fácil de encontrar?

Postado

você pode medir as tensões onde está o circulo amarelo na sua foto.

Meça assim:

Preto + vermelho=

Vermelho + amarelo=

Preto + amarelo=

Qualquer Azul + Branco=

azul + Azul=

Meça também com um regua quantos centimetros tem a parte metalica do transformador.

trafo_10.jpg

Repare nas marcas verdes que eu fiz, meça dentro delas.

A marca mais ao centro, veja que sai de dentro do trafo um plástico azul, entre esses plásticos você verá a marca onde o ferro entra dentro desse carretel de plástico branco, preciso que meça a largura desse ferro como mostra minha marca.

Vire o trafo de lado para ver o ferro entrando no carretel...... nusss, ficou muito ruim esse final de frase :P

• Curtir 1
Postado

você pode medir as tensões onde está o circulo amarelo na sua foto.

Meça assim:

Preto + vermelho=

Vermelho + amarelo=

Preto + amarelo=

Qualquer Azul + Branco=

azul + Azul=

Meça também com um regua quantos centimetros tem a parte metalica do transformador.

trafo_10.jpg

Repare nas marcas verdes que eu fiz, meça dentro delas.

A marca mais ao centro, veja que sai de dentro do trafo um plástico azul, entre esses plásticos você verá a marca onde o ferro entra dentro desse carretel de plástico branco, preciso que meça a largura desse ferro como mostra minha marca.

Vire o trafo de lado para ver o ferro entrando no carretel...... nusss, ficou muito ruim esse final de frase :P

olha só.. não achei o ferro entrando no carretel.. hehehe segue fotos e medidas

Preto + vermelho= 7,5

Vermelho + amarelo=18,4

Preto + amarelo=18,2

Qualquer Azul + Branco=1,3

azul + Azul=4,6

obs.. minha trena começa no 2 então usei o 10 como zero cm.. hehehe

post-661908-0-95420700-1403141174_thumb.

post-661908-0-81244100-1403141207_thumb.

post-661908-0-76611000-1403141234_thumb.

post-661908-0-93815300-1403141257_thumb.

post-661908-0-54218900-1403141487_thumb.

• Coordenador
Postado

Colega Denis, leve esse seu trafo a um "Técnico rebobinador", não a um técnico "meia boca" que não consegue identificar os fios de um trafo!!!, isso é um ABSURDO!!!!

levei em um lugar pra rebobinar e o rapaz falou que não consegui porque ela possui 6 fios na saida secundária.

Essa pessoa que te falou isso, não é um Técnico Rebobinador! Vê-se claramente que seu trafo, pode ser rebobinado o primário sem que tenha que "desmanchar" o secundário!!!... São bobinas separadas e completamente independentes!

Só pela "bitola" do fio usado no primário, um bom Técnico Rebobinador já saberia quantas voltas a bobina teria que ter!!!...

Não se arrisque! Procure um bom técnico rebobinador, e tenha sua calculadora funcionando como de fábrica novamente...

• Curtir 1
Postado

Colega Denis, leve esse seu trafo a um "Técnico rebobinador", não a um técnico "meia boca" que não consegue identificar os fios de um trafo!!!, isso é um ABSURDO!!!!

Essa pessoa que te falou isso, não é um Técnico Rebobinador! Vê-se claramente que seu trafo, pode ser rebobinado o primário sem que tenha que "desmanchar" o secundário!!!... São bobinas separadas e completamente independentes!

Só pela "bitola" do fio usado no primário, um bom Técnico Rebobinador já saberia quantas voltas a bobina teria que ter!!!...

Não se arrisque! Procure um bom técnico rebobinador, e tenha sua calculadora funcionando como de fábrica novamente...

@Bcpetronzio

Foi como eu disse: acho que o cara não quis pegar o serviço pois é impossível ele não saber enrolar um trafo com tap.

Realmente agora com a foto de lado da pra ver que são bobinas separadas do primario e do secundario.

@Denis Machado

Agora que deu pra ver na foto de lado, da pra rebobinar só o primario, que foi o que queimou.

Não precisa se preocupar mais com as tensões.

Te dou o mesmo conselho do Bcpetronzio, procure outra pessoa para rebobinar seu trafo

• Curtir 1
  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!