Ir ao conteúdo

Uso da corrente continua ajuda!

Tiago65

Posts recomendados

Postado

Fiz um pequeno sistema para abrir os portões de casa com uma placa arduino usando uma porta serial do computador, mas o arduino precisa ser alimentado com pelo menos 12 V.

O interfone principal é alimentado com 110 e envia um sinal com 12 V para a tranca eletrônica para abrir o portão, como o arduino suporta até 12V pensei em usar essa saída do interfone, mas ai que está o problema, do interno até o portão vai ser uns 12 metros e como se sabe a corrente continua perde tensão (acho) a grandes distancias, será que o sinal de 5 V que sai do arquino vai chegar com 5 até o portão que está a 12 metros?  

Postado

use  os módulos 433mhz  com ci ht12e   e ht12d   ta cheio de circuito  na net  de fácil montagem não  esqueça de colocar um relé  para chavear  é melhor do que puxar a estenção     boa sort !!

Postado

em 12 metros você não terá perdas significativas, mas tudo depende da bitola do fio que usará pra levar a tensão ao arduino, use fio 1,5mm.

O arduino tem um consumo muito baixo e se a fechadura for do modelo da foto, você terá uns 500mA de corrente, com fio 1,5mm você terá corrente mais que suficiente.

Mas a ideia do circuit é muito boa.

fechadura_hdl_c-90.jpg

• Coordenador
Postado

a frase que você disse deu a entender que so corrente continua que dá perdas... É muito pelo contrário, se fosse corrente alternada as perdas é ainda maior! Kkkkkk

Não mroberto98! As distribuidoras de energia elétrica usam corrente alternada justamente para diminuir as perdas!...

Postado

Não, elas n usam pra diminuir as perdas não! Elas usam pra poder aumentar a tensão para q depois possa ser rebaixada facilmente por um trafo!

AC da muito mais perdas no fio, resistência do fio e ainda efeito skin que na dc isso n existe!

elas precisam aumentar a tensão para compensar a resistência do fio.

Postado

Não mroberto98! As distribuidoras de energia elétrica usam corrente alternada justamente para diminuir as perdas!...

O Roberto está correto em sua afirmação.

Inclusive existem linhas de HVDC que são mais eficientes.

Transmitem potência em 600 a 800 mil volts.

Se não me engano existe 3 linhas que vem da usina hidrelétrica de Itaipu que são linhas DC.

• Coordenador
Postado

O Roberto está correto em sua afirmação.

Inclusive existem linhas de HVDC que são mais eficientes.

Transmitem potência em 600 a 800 mil volts.

Se não me engano existe 3 linhas que vem da usina hidrelétrica de Itaipu que são linhas DC.

Não me lembro de ter visto isso!, para mim corrente contínua precisa de altos "calibres" de fios para não ter perdas!

Postado

Metendo o bedelho onde não fui chamado, eu acho que os dois estão certos, cada um na sua maneira de pensar.

O Petronzio está falando em perda de tensão adimissivel por distancia do condutor e o Roberto está falando de perdas gerais.

Postado

Mas é exatamente em perda de tensão ao longo do fio que eu digo!

O cara quer transportar tal sinal ao longo de 12m de fio, ele tem duas escolha, alternada ou dc, ambas equivalentes, 10Vac e 10Vdc.

No mesmo fio, a dc vai ter menos perdas em tensão la no final!

Postado

O Petronzio está falando em perda de tensão adimissivel por distancia do condutor e o Roberto está falando de perdas gerais.

Por distância de condutor o DC pede muito menos rsrsr.

Talvez ele esteja se confundindo com aquela história da guerra das correntes, onde se usava uma grande bitola de fio e não se podia transmitir a energia por mais de 1Km devido as perdas. 

Há um pequeno detalhe escondido: 

É a conversão.

Como não se podia converter a tensão DC para tensões maiores, se transmitia toda a potência na tensão nominal de consumo, que na época, se não me engano era de 100V.

Hoje em dia tem como fazer as conversões. A tecnologia permite.

O DC realmente dá mais eficiência, mas são viáveis apenas para longas distâncias. 

Pesquise os projetos de HVDC da empresa ABB.

Postado

sobre o que o Albert disse, eu ate tinha visto esse material..

Se me lembro bem sao as linhas com a maior potencia que vem la da usnina, vem em dc, e depois quando chega é convertida em ac para fazer a distribuição...

Nao me lembro ao certo mas é por ai...

Postado

Bom, não sei quanto a esse tal HVDC, mas sempre ouvi dizer que em relação a perdas por resistência do condutor em distancia, a CC tem mais perdas.

Amanhã pesquiso sobre isso, agora vou dormir para acordar cedo amanhã :D

Postado

Cesar,

você ouviu dizer kkkkkkkk

Mas a teoria tem mais coisa kkkkk

Não vou discutir com você sem provas cientificas que eu não tenho no momento,

"Ouvir dizer" de uma pessoa é uma coisa, ouvir dizer a mesma coisa de varias pessoas mais experientes que você ao longo de quase 20 anos é outra coisa, acaba se tornando uma convenção informal.

Como nenhum deles eram professores ou doutores no assunto, vou pesquisar sobre o assunto e se eu estiver errado volto aqui para retratar.

Postado

Não vou discutir com você sem provas cientificas que eu não tenho no momento,

"Ouvir dizer" de uma pessoa é uma coisa, ouvir dizer a mesma coisa de varias pessoas mais experientes que você ao longo de quase 20 anos é outra coisa, acaba se tornando uma convenção informal.

Como nenhum deles eram professores ou doutores no assunto, vou pesquisar sobre o assunto e se eu estiver errado volto aqui para retratar.

Pesquise por efeito pelicular rsrsrs.

http://en.wikipedia.org/wiki/Skin_effect

Essa é uma das provas científicas que você precisava.

Existem também as harmônicas que em DC não existem.

Fator de potência em DC não existe. Logo os fios não darão perdas em calor por corrente reativa, pois esta não existirá. heheh

Existem outros efeitos que eu não tenho certeza se afeta a transmissão.

Postado

Heheh

O pior é o efeito pelicular.. 60hz e baixa freq... Mas imagina milhares de km de fio... As perdas sao enormes!

E o fator de potencia sempre vai ser 1 como o Albert disse...

• Coordenador
Postado

Não pesquisei em fontes atuais!, O que eu disse foi me passado antes de 84, quando me formei!, A corrente AC era mais eficiente para transmissão a longas distâncias! Se provaram que não é, todo nosso sistema de energia teria que ser revisto não? E que Tesla vire de barriga para baixo no caixão!...

E que voltem a eletrocutar elefantes para provar que a corrente CC é mais eficiente que a AC! (como Thomas Edison fez!).

Postado

Tipo calma galera foi só uma pergunta vaga.

Corrente alternada consegue percorrer maiores distancias, e para se evitar de ter que se usar um fio da espessura de tamanhos exuberantes ele elevam a tensão para diminuir a corrente ( se minha elétrica não esta muito enferrujada).

Correntes continua se perdem no modo geral em grandes distâncias, então queria saber se alguém sabe julgar se a 12 metros de distancia o sinal de 5V vai cair muito, pois ele vai acionar um rele para permitir a passagem da corrente de 12 V para a tranca HDL  

• Coordenador
Postado

Tipo calma galera foi só uma pergunta vaga.

Corrente alternada consegue percorrer maiores distancias, e para se evitar de ter que se usar um fio da espessura de tamanhos exuberantes ele elevam a tensão para diminuir a corrente ( se minha elétrica não esta muito enferrujada).

Correntes continua se perdem no modo geral em grandes distâncias, então queria saber se alguém sabe julgar se a 12 metros de distancia o sinal de 5V vai cair muito, pois ele vai acionar um rele para permitir a passagem da corrente de 12 V para a tranca HDL  

Não colega Tiago, 12 metros é uma distância pequena para se considerar "perdas", a corrente do relé é baixa, você não terá problemas com isso!...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...