Ir ao conteúdo

Dúvida fonte CORSAIR TX 850

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Eu tenho eu meu pc uma fonte tx850 corsair. Sei que a ventoinha dela só aciona quando necessário. Gostaria de saber em qual temperatura ela ativa para fazer os testes e detectar se foi apenas um pico de energia que houve para ela ter desligado ou se ela esta com problemas... Porque até hoje nunca vi ela ativar...

Estes dias do nada o pc desligou e fui colocar a mão nela e a mesma estava muito quente com a ventoinha igualmente parada... O pc tinha desligado e fiquei com esta dúvida...

Como acabei de comprar ( questão de 1 mês ou nem do Megamamute ) acho que se houver algum problema de fabricação consigo a troca...

Agradecido desde ja por uma resposta que me ajuda

Obrigado

Postado

Olá pessoal. Eu tenho eu meu pc uma fonte tx850 corsair. Sei que a ventoinha dela só aciona quando necessário. Gostaria de saber em qual temperatura ela ativa para fazer os testes e detectar se foi apenas um pico de energia que houve para ela ter desligado ou se ela esta com problemas... Porque até hoje nunca vi ela ativar...

Estes dias do nada o pc desligou e fui colocar a mão nela e a mesma estava muito quente com a ventoinha igualmente parada... O pc tinha desligado e fiquei com esta dúvida...

Como acabei de comprar ( questão de 1 mês ou nem do Megamamute ) acho que se houver algum problema de fabricação consigo a troca...

Agradecido desde ja por uma resposta que me ajuda

Obrigado

Até onde sei, a ventoinha dela não ativa por temperatura, mas sim por carga. Você provavelmente está usando uma fonte de 850w numa configuração que não consome nem 250w direito. Por isso a ventoinha não liga.

• Membro VIP
Postado

Também acho que é mais um caso de potenciolite aguda.. Doença que cega o usuário de PC que acaba por hyper dimensionar a fonte achando estar fazendo a melhor coisa do mundo..

Postado

Configuração do meu PC para sanar essa dúvida de superdimensionamento :

Corsair h100i (2 x fan 140mm baixo + 2 fan 140mm)

GA990FXA-UD5 REV 4.0

AMD FX 9370..

Radeon 5850

16MB 1866 Hyper

Fonte Corsair TX850

4X FANS 90MM

DVD

Case Overseer RXi + 2 fan 150mm

Comprei essa fonte mais potente devido o processador que suga muita energia,mais um exagero de ventiladores,mais placa de vídeo que comprarei mais a frente e também consumirá bastante...

Eu agradeceria humildemente que se por gentileza alguem responder a minha pergunta e não ficar criticando o que eu fiz de errado...obrigado

Seja temperatura ou carga,até ond eu sei a ventoinha da fonte liga automaticamente,o que não acontece,seja consumindo 20w ou 700w.....Apenas esquenta muito e não liga a ventoinha, seja quando uso o processador normalmente ou quando faço overclock de 4.7,quando jogo BF4 no último do ultra ou quando baralho on line...

Isso tudo esta me levando a crer que seja defeito de fábrica na fonte a não ativação da mesma após a fonte atingir uma carga ou temperatura x..

Postado

Configuração do meu PC para sanar essa dúvida de superdimensionamento :

Corsair h100i (2 x fan 140mm baixo + 2 fan 140mm)

GA990FXA-UD5 REV 4.0

AMD FX 9370..

Radeon 5850

16MB 1866 Hyper

Fonte Corsair TX850

4X FANS 90MM

DVD

Comprei essa fonte mais potente devido o processador que suga muita energia,mais um exagero de ventiladores,mais placa de vídeo que comprarei mais a frente e também consumirá bastante...

Eu agradeceria humildemente que se por gentileza alguem responder a minha pergunta e não ficar criticando o que eu fiz de errado...obrigado

Seja temperatura ou carga,até ond eu sei a ventoinha da fonte liga automaticamente,o que não acontece,seja consumindo 20w ou 700w.....Apenas esquenta muito e não liga a ventoinha, seja quando uso o processador normalmente ou quando faço overclock de 4.7,quando jogo BF4 no último do ultra ou quando baralho on line...

Isso tudo esta me levando a crer que seja defeito de fábrica na fonte a não ativação da mesma após a fonte atingir uma carga ou temperatura x..

E alguem aqui está criticando o que você fez? Estamos apenas constatando o fato de que você comprou um monte de potência à toa. Seu questionamento foi: "Gostaria de saber em qual temperatura ela ativa para fazer os testes"

A resposta foi: a fonte não liga a ventoinha por temperatura, mas sim por carga. E não, a ventoinha não liga consumindo abaixo do patamar definido para ligar a ventoinha. Verifique no manual qual é a carga que a fonte precisa estar trabalhando para ativar a ventoinha. Sua configuração consumirá, no máximo (entenda com "no máximo" todos os componentes a pleno vapor, o que só acontece em testes de stress. Usando o equipamento para jogos isso não acontece) cerca de 350w.

Postado

bah larguei esse fórum,vou tentar algum outro onde talvez me ajudem de verdade dizendo algo como se eu soubesse diria :

''- cara..

Pelo que tu ta falando acho que pode ser curto em algo

Pode ser tua rede

Pode ser defeito de fabricação

Pode ser tua tomada etc etc

O cara fala e fala de novo e a preocupação com o problema sempre sai do foco

Desculpe incomodar ae n volto mais aqui e obrigado pela atenção.

Postado

Visto que não sabe ler um texto e interpretar, melhor que procure um técnico de sua confiança para avaliar seu caso in loco, desse jeito ninguém vai conseguir te ajudar mesmo, mais mastigado o que acontece impossível.

boa sorte

Postado

Visto que não sabe ler um texto e interpretar, melhor que procure um técnico de sua confiança para avaliar seu caso in loco,

E um professor de português/interpretação de texto.

Ou então um vidente, para mentalizar o que aconteceu sem ter as informações necessárias.

Postado

Ok ja que minha simplicidade de palavras não foi suficiente para os egocêntricos e professores de português de plantão deixa que eu mesmo busco as informações que preciso.

Até onde sei, a ventoinha dela não ativa por temperatura, mas sim por carga. Você provavelmente está usando uma fonte de 850w numa configuração que não consome nem 250w direito. Por isso a ventoinha não liga.

• All Corsair power supplies feature a thermostatically controlled intake fan that will vary  fan speed in response to temperature. The result is a quieter power supply at low loads.
Corsair’s GS, TX, TX-M, RM, HX, AX (not including AX1200) and AXi all feature a Zero  RPM fan mode. At low loads, the intake fan will not spin, allowing the power supply to operate in absolute silence without any kind of heat or noise. ( descartando a besteira sobre superdimencionamento que o fulano ali falou sem prestar atenção no que estava escrito )

A fonte recomendável para um processador FX9370/9570 que é o meu caso é de 850wtts ou maior.

Também acho que é mais um caso de potenciolite aguda.. Doença que cega o usuário de PC que acaba por hyper dimensionar a fonte achando estar fazendo a melhor coisa do mundo..

Potenciolite aguda não é o meu caso.Mas o que leva uma pessoa a postar algo movido pela ãnsia de se meter no assunto de forma negativa ao invés de colaborar de forma positiva tem nome e nem preciso citar pra não baixar o nível.

Tenta reler a configuração da minha cpu, cite dados e não fale besteiras.

Visto que não sabe ler um texto e interpretar, melhor que procure um técnico de sua confiança para avaliar seu caso in loco, desse jeito ninguém vai conseguir te ajudar mesmo, mais mastigado o que acontece impossível.

boa sorte

Recomendo o que falou para você mesmo e não pra mim, ta faltando interpretação de texto ai na sua cabeça amigo. Se tentar ler e interpretar de forma simples o que falei impossível não citar no mínimo algumas causas para o problema questionado.

Problema resolvido.

Em e-mail recém recebido do atendimento do Megamamute recebi a informação:

Lote de fontes TX850 o qual a minha faz parte, teve uma leva de reclamações questionando o mesmo problema que relatei:

Não funcionamento da fonte em geral devido a falha em um dos componentes.

Curto em um dos transistors que impede o sistema automático de liga/desliga do fan quando detectada variação de carga/temperatura.

O Megamamute estará enviando hoje uma fonte novinha em folha pra mim.

Plus telefonema de um técnico decente e gente boa que me respondeu de forma técnica/humana sobre o problema da mesma forma que relatei aqui no fórum:

''Amigo sua fonte deve estar com algum curto e se você não teve nenhuma sobrecarga ou mal uso deve ser defeito de fábrica e é só fazer reclamação para ter a troca ou conserto do produto.''

É disso que o mundo esta precisando, menos egocêntricos e mais profissionais humanos que não se firmam apenas em pilares frios e 100% técnicos e tentam entender quem é leigo e precisa dessa atenção sem a arrogância de que tem experiência.

Isso creio é simples de se entender e não precisa de professor de português/interpretação de texto.

Postado

"Amigo sua fonte deve estar com algum curto"

Essa parte da frase define que o técnico não faz a menor ideia do que ele está falando. Sua fonte não está com curto algum, defeito no controle de rotação da ventoinha talvez, mas nunca um curto.

Mas você gosta de técnico desse tipo né? que fala qualquer baboseira só para o cliente ficar quieto.

Tem gente que se merece.

Postado

"Amigo sua fonte deve estar com algum curto"

Essa parte da frase define que o técnico não faz a menor ideia do que ele está falando. Sua fonte não está com curto algum, defeito no controle de rotação da ventoinha talvez, mas nunca um curto.

Mas você gosta de técnico desse tipo né? que fala qualquer baboseira só para o cliente ficar quieto.

Tem gente que se merece.

Primeiro que nem te conheço e não sou seu amigo, e segundo leve esse seu azedume e respostas tóxicas para longe desse post, não preciso de seu mau humor por aqui.

Faça a gentileza de ir exalar sua infelicidade em outro lugar, por favor e muito obrigado.Não tenho tempo de lidar com psicologia de falta de atenção pela internet.

Postado

Primeiro que nem te conheço e não sou seu amigo, e segundo leve esse seu azedume e respostas tóxicas para longe desse post, não preciso de seu mau humor por aqui.

Faça a gentileza de ir exalar sua infelicidade em outro lugar, por favor e muito obrigado.Não tenho tempo de lidar com psicologia de falta de atenção pela internet.

@Luiz Fernando Klein, porque você não encerra o tópico já que seu problema já foi solucionado? Ficar discutindo aqui não vai levar a nada. Tem um botão la na sua postagem que chama "Resolvido".

Obrigado.

Postado

@Luiz Fernando Klein

Tentar te explicar....

A ventoinha da fonte não se ativa através da temperatura interna da fonte.

A ventoinha da fonte irá se ativar quando você exigir (estou chutando) uns 350~400w. Se você puxar menos que isso a ventoinha não irá se ativar. Mesmo que a temperatura da fonte esteja a 100ºC, mas o pc esteja puxando apenas 200w a ventoinha da fonte não irá ligar (talvez a fonte se desligue para evitar danos aos componentes internos)...

Peço para que poste novamente a configuração do seu PC, pois a quantidade de memória ram informada está errada e também não foi possível saber quantas fans você tem em seu wc.

Postado

@Luiz Fernando Klein

Tentar te explicar....

A ventoinha da fonte irá se ativar quando você exigir (estou chutando) uns 350~400w. Se você puxar menos que isso a ventoinha não irá se ativar. Mesmo que a temperatura da fonte esteja a 100ºC, mas o pc esteja puxando apenas 200w a ventoinha da fonte não irá ligar (talvez a fonte se desligue para evitar danos aos componentes internos)...

Peço para que poste novamente a configuração do seu PC, pois a quantidade de memória ram informada está errada e também não foi possível saber quantas fans você tem em seu wc.

Amigo correr, o problema dele já foi resolvido. Não acho pertinente ficar extendendo essa discussão. Sem falar que a quantidade de fans é indiferente (cada um consome apenas ~5w) e o water cooler, cerca de 50w.

Postado

@Luiz Fernando Klein

Tentar te explicar....

Enfim alguém que me entendeu e teve a generosidade de captar o que alguém sem conhecimento técnico ( eu ) tentei falar e pedi .

Acho pertinente para meu conhecimento e desde ja agradeço pela resposta mesmo ja tendo a garantia da mesma ja confirmada,segue novamente a config corrigida se voce quiser me esclarecer mais ainda sobre o assunto que muito me interessa :

Water Cooler Corsair h100i (2 x fan 140mm baixo + 2 fan 140mm)

Placa Mãe GA990FXA-UD5 REV 4.0

Processador AMD FX 9370

Placa de Vídeo Radeon 5850 256bits 2gb

4 X Memória Kingston Hyperx 4GB 1866Mhz DDR3

Fonte Corsair TX850 V2

4X FANS 90MM

Drive Asus DVD 24X Sata

2 x HD Seagate Barracuda de 1TB

1 HD IDE 250GB

Postado

Enfim alguém que me entendeu e teve a generosidade de captar o que alguém sem conhecimento técnico ( eu ) tentei falar e pedi .

Acho pertinente para meu conhecimento e desde ja agradeço pela resposta mesmo ja tendo a garantia da mesma ja confirmada,segue novamente a config corrigida se voce quiser me esclarecer mais ainda sobre o assunto que muito me interessa :

Water Cooler Corsair h100i (2 x fan 140mm baixo + 2 fan 140mm)

Placa Mãe GA990FXA-UD5 REV 4.0

Processador AMD FX 9370

Placa de Vídeo Radeon 5850 256bits 2gb

4 X Memória Kingston Hyperx 4GB 1866Mhz DDR3

Fonte Corsair TX850 V2

4X FANS 90MM

Drive Asus DVD 24X Sata

2 x HD Seagate Barracuda de 1TB

1 HD IDE 250GB

Segundo o Extreme OuterVision, esse seu PC deve consumir algo em torno de 480 Watts, no máximo..

http://extreme.outervision.com/PSUEngine

Aí, temos uma confusão, devidos aos vários modelos da fonte. Essa Corsair em especial (TX850 V2) não tem esse modo "Zero RPM".. A versão mais nova dessa fonte, tem esse modo, que mantém o ventilador da fonte desligado, até que o consumo alcance 170 Watts. Isso, de acordo com a própria Corsair, na guia "Tech Specs"..

Versão V2 (2011)http://www.corsair.com/enthusiast-series-tx850-v2-80-plus-bronze-certified-850-watt-high-performance-power-supply

Versão mais nova (2013)http://www.corsair.com/en/tx-series-tx850-80-plus-bronze-certified-850-watt-high-performance-power-supply

Só confirme a versão da sua fonte..

Postado

@Luiz Fernando Klein

Olha os dados.

No site da corsair sobre sua fonte ( http://www.corsair.com/en-us/tx850w) se você for na aba 'Tech Specs' você verá essa imagem.

tx850w_noise.jpg

Olhando pela linha amarela, eu posso entender que só acima de 250 watts a ventoinha da fonte deve ser acionada (pois é quando aumenta o barulho).

E verificando sua configuração no http://extreme.outervision.com/PSUEnginea gente pode ver que seu PC puxa um máximo de 450 watts.

Luiz%20Fernando%20Klein.png

Como seu PC vai puxar 450 watts apenas em situações que exigem 100% dos componentes (ou seja, nunca), vamos dizer que sua máquina puxa uns 60~70% dessa potência (270 ~ 315 watts) e verificando essa potência na imagem da corsair podemos entender que a ventoinha será pouco acionada (isso se for acionada).

Pouca potência exigida da fonte + ventoinha girando quase nada = fonte se esquentar (pouco ou muito) e se a temperatura for muito alta => fonte se desligará.

Logo minha sugestão seria: se for mandar a fonte de volta para a loja, veja se pode pegar uma com menos potência (550~700w) para evitar esse aquecimento excessivo da fonte que pode ser prejudicial a longo prazo (o pessoal do fórum pode te sugerir algumas excelentes fontes).  [a grana que sobrar de crédito tu completa com uma vga melhorzinha :-P ]

Postado

Amigos @Correr e @RS Faria

Lembrando que o consumo total mostrado nessa calculadora, a Outervision, resulta num valor bastante exagerado, já com uma boa "margem de erro". O valor mínimo (Minimum PSU WATTAGE) representa o consumo real da máquina inteira já com uma leve folga. Ou seja, o consumo total e real do equipamento será inferior à 400w.

Postado

Segundo o Extreme OuterVision, esse seu PC deve consumir algo em torno de 480 Watts, no máximo..

http://extreme.outervision.com/PSUEngine

Aí, temos uma confusão, devidos aos vários modelos da fonte. Essa Corsair em especial (TX850 V2) não tem esse modo "Zero RPM".. A versão mais nova dessa fonte, tem esse modo, que mantém o ventilador da fonte desligado, até que o consumo alcance 170 Watts. Isso, de acordo com a própria Corsair, na guia "Tech Specs"..

Versão V2 (2011)http://www.corsair.com/enthusiast-series-tx850-v2-80-plus-bronze-certified-850-watt-high-performance-power-supply

Versão mais nova (2013)http://www.corsair.com/en/tx-series-tx850-80-plus-bronze-certified-850-watt-high-performance-power-supply

Só confirme a versão da sua fonte..

Confirmando a versão conforme código do produto que comprei no Megamamute.A fonte esta indisponível para venda mas é exatamente esta :

http://www.megamamute.com.br/produto/fonte-850w-tx850-cmpsu-850txv2-corsair-63598

A placa de vídeo que pretendo comprar mais a frente é essa quando fechar as economias :

http://www.megamamute.com.br/produto/placa-de-video-amd-radeon-r9-290x-4gb-pci-express-3-0-21226-00-53g-sapphire-73673

Ja daria pra incluir no cálculo de watts da fonte.

Aceito sugestões mais baratas que tenham qualidade similar e sejam melhor em custo / benefício da AMD pois não sou rico apenas tenho os games como meu maior hobby.

Outra coisa, consigo deixar minha fonte antiga de C3TECH 600watts enquanto segue esse processo de troca ? Baseado nisso acho que ela aguenta então ?

Muito obrigado mesmo pela atenção !!!

Postado

Confirmando a versão conforme código do produto que comprei no Megamamute.A fonte esta indisponível para venda mas é exatamente esta :

http://www.megamamute.com.br/produto/fonte-850w-tx850-cmpsu-850txv2-corsair-63598

A placa de vídeo que pretendo comprar mais a frente é essa quando fechar as economias :

http://www.megamamute.com.br/produto/placa-de-video-amd-radeon-r9-290x-4gb-pci-express-3-0-21226-00-53g-sapphire-73673

Ja daria pra incluir no cálculo de watts da fonte.

Aceito sugestões mais baratas que tenham qualidade similar e sejam melhor em custo / benefício da AMD pois não sou rico apenas tenho os games como meu maior hobby.

Outra coisa, consigo deixar minha fonte antiga de C3TECH 600watts enquanto segue esse processo de troca ? Baseado nisso acho que ela aguenta então ?

Muito obrigado mesmo pela atenção !!!

Sua fonte está realmente com problemas.. Caso a Mega Mamute não faça a troca, o RMA da Corsair é bem eficiente.. Mas é com a Corsair dos EUA, então iria demorar um tempo..

Vamos dizer que seu PC consuma algo em torno de 450 Watts, no máximo, hoje.. Tirando os 170 Watts da HD 5850 e adicionando os 290 Watts de consumo da R9 290X, chega-se aos 510 Watts de consumo.. A TX650 daria conta do seu PC... Ou alguma outra fonte de boa marca, nessa faixa de potência, como Seasonic ou XFX..

Sobre a C3 Tech, a maioria das fontes dessa marcas são fontes de baixa qualidade.. Vai depender MUITO do modelo dela pra saber se aguenta mesmo ou se põe seu PC em risco..

Postado

Viu só, cara eu não tenho muito conhecimento nisso mais impossível eu estar errado nessa parte que falo de ela não ligar consumindo o que essa config necessita...Ou se não chegou a carga de ligar, que pelo menos não desligasse o pc como acontece..

Eu enviei o computador para um segundo técnico aqui da cidade olhar e após os testes e o mesmo verificar no site o modelo da fonte e constatar a anomalia de desligamento e aquecimento o mesmo constatou novamente que a fonte esta com problemas e que tenho que acionar a garantia.

O pc liga, e após 15/20 mins rodando BF4 se desliga por algum problema na fonte.

Azar por um lado mas acho que por outro o Megamamute ja me enviou os dados para envio da fonte pra eles realizarem o que tiver que ser feito, seja conserto ou troca por outra (ufa)..

Vou ver se chegando em casa consigo o modelo exato da C3TECH pra tu me dizer se rola colocar ela ou não da.

Obrigado novamente!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...