Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gente. Não sei se este é o tópico mais indicado para o meu problema, mas como trata-se basicamente de baterias e fornecimento de energia, acho que é o mais adequado.

Comprei um carregador Sony CP-V3A* a cerca de uma semana para utilizar com meu smartphone, um Motorola RAZR i (XT890) cuja bateria é de 2000 mAh. A expectativa era de garantir cerca de uma carga e meia, uns 150% - talvez um pouquinho menos em razão de variações no processo de produção, alguma reserva para a manutenção da bateria e afins - de energia para meu celular. Entretanto, o carregador só consegue carregar menos de 90% da bateria do meu celular (o que leva cerca de duas horas) antes de indicar baixa carga e cortar o fornecimento de energia. Se eu tento novamente, depois, a carga dura menos de um minuto e novamente o fornecimento de energia é interrompido - ou seja, creio que não seja um mecanismo que corta o fornecimento de energia após duas horas para evitar sobreaquecimentos, mas que seja a bateria que se esgotou, mesmo.

Eu gostaria de saber se isso é normal, se eu é que não compreendo muito bem alguns fundamentos da elétrica (o que sei que é verdade XD), ou se realmente tem algum coisa errada (e, caso tenha, o que é que está errado).

Segue uma tabela com o uso detalhado do equipamento.

*output: 5V;  1,5A;  1600mAh;  8,0Wh;
Battery: Li-Ion;  3,75V;  3000mAh

Desde já, obrigada.
Postado

@Vinicius

Então, mas quando carrego ele (celular) na tomada, ou mesmo no USB do notebook, a bateria vai até 100% normalmente. Ainda, o próprio carregador da Sony está apontando carga baixa quando o celular "termina" de carregar. Mesmo que eu tente carregar o celular depois, com a bateria em 60%, por exemplo, ele não carrega (carrega por menos de um minuto e para).

Acho que o problema, se ele existe, é no carregador.

Obrigada.

Postado

Apenas para manter o tópico atualizado:

Fiz mais um teste com o meu carregador. Desta vez o deixei carregando no USB do computador por exatas 10 horas e 30 minutos (50% a mais do que o tempo necessário para uma carga completa) (mesmo sabendo que isso provavelmente não faz diferença) e depois, com o celular desligado e a bateria zerada, coloquei para carregar o celular - resultado: o celular foi carregado até apenas 89% (praticamente o mesmo do teste anterior) e em seguida o carregador parou de fornecer energia, alegando baixa carga.

Agora estou fazendo o teste com um dos outros carregadores que compramos aqui em casa. O modelo é exatamente o mesmo, a única diferença é que este é preto e o meu é branco; e apesar de ambos terem sido comprados simuntaneamente e na mesma loja, o lote do preto parece ser um pouco mais recente que o meu (branco) - se estou interpretando corretamente, o meu é do lote 5348358, o outro é do lote 5421032, mas ambos possuem a inscrição "2014 07" ao lado, que imagino ser a data de fabricação (ano e mês, ou ano e lote do ano) (só não sei se estes números se referem à bateria ou ao case).

Como esta é a primeira carga que este carregador está dando (e não foi por mim previamente carregado), creio que dará apenas uns 40% de carga (comecei com a bateria do celular em 37% e estou realizando o processo com o celular desligado). 30 minutos após o início a carga estava em 62%; 1 hora depois (do início) a carga era de 82%.

Edit.: continuando o acompanhamento da primeira carga do carregador preto: 1 hora e 15 minutos após o início = 88%; exatas 1 hora e 30 minutos após o início a bateria estava em 92% e o carregador parou de enviar energia, alegando baixa carga (a luz de carga baixa começou a piscar 1 hora e 25 minutos após o início do carrgamento [e após 5 minutos piscando, cortou a carga]).

Ou seja, essa primeira carga rendeu 55% para a bateria do meu celular. Como foi a primeira carga deste carregador, não vejo qualquer problema. Farei a carga deste carregador preto exatamente como fiz a do meu (e como o manual indica como sendo o tempo necessário para uma carga completa [e que confirmei com meu carregador branco como sendo o tempo exato para uma carga completa a partir do momento em que ele deixa de liberar energia para o celular]) - 7 horas no USB do computador.

Vou atualizando o tópico com novas informações e resultados.

Obs.: se alguém souber a resposta para a dúvida do post inicial...  ;)

Postado

Bom, galera, realizei mais dois testes com meu carregador (branco) e os resultados foram os mesmos observados anteriormente.

Nestas últimas duas vezes realizei o monitoramento da carga do celular (que permaneceu desligado do início ao fim do carregamento) a cada dez minutos. Seguem os resultados:

- carreguei o carregador na porta USB por pouco mais de sete horas (em sete horas ele já havia apagado a luz que indica "carregando") de forma ininterrupta;

- com o celular desligado e sua bateria com 3% de capacidade, conectei o carregador ao celular e: 13:36 = 3%, 13:46 = 13%, 13:56 = 23%, 14:06 = 32%, 14:16 = 42%, 14:26 = 49%, 14:36 = 57%, 14:46 = 65%, 14:56 = 73%, 15:06 = 80%, 15:16 = 85%, 15:26 = 89%, 15:32 = luz de baixa carga do carregador começa a piscar, 15:36 = 91%, 15:37 = carregador para de fornecer energia ao celular;

- verifiquei que o carregador já não recarregava o celular, mesmo esperando várias horas e a bateria do celular descarregar um pouco;

- carreguei o carregador na tomada utilizando um adaptador original de iPhone (saída de 5V e 1A). A carga completa levou entre quatro horas e quatro horas e trinta minutos;

- novamente com o celular desligado, desta vez com a bateria com 2% de carga, iniciei mais uma sessão de carregamento (o resultado do monitoramento está representado por tx=y (tx representa o tempo numa escala de dez minutos [t0 representa o momento de início, t1 representa dez minutos após t0, t2 representa 20 minutos após t0 e dez minutos após t1...], y representa o percentual de carga do celular no respectivo tempo): t0=2, t1=12, t2=21, t3=30, t4=38, t5=47, t6=55, t7=62, t8=? (não pude verificar a carga do celular neste momento), t9=76, t10=82, t11=86, t12=88 (t12 representa um acréscimo de oito minutos ao valor anterior [não dez], momento em que o carregador parou de fornecer energia).

Como pode ser observado, tanto carregando o carregador portátil pela porta USB do notebook quanto carregando na tomada utilizando um carregador que atende os requisitos da Sony (saída de 5 voltes e não superior a 1 ampere), e tanto deixando o carregador carregando exatamente pelo tempo necessário (para que a luz indicadora de carregamento se apague, indicando "carga completa") quanto por alguns instantes a mais (seja alguns minutos, seja 50% a mais), o carregador portátil Sony CP-V3A, cuja bateria interna tem 3000 mAh, não é capaz de carregar por completo a bateria do meu celular, cuja capacidade é de 2000 mAh, em nenhum dos testes o carregador foi capaz de ultrapassar os 90% de carga fornecida ao celular, ficando este valor sempre entre 80 e pouco menos de 90%.

Como já afirmei anteriormente, meus conhecimentos no campo da elétrica e eletrônica são bastante limitados, mas acredito que um carregador cuja bateria tem uma capacidade de 3000 mAh deveria ser capaz de carregar uma vez e meia (acredito que um pouco menos, admitindo um perda mínima de energia durante a transferência e a permanência de um pouco de energia no carregador para a manutenção da sua própria bateria, mas de qualquer forma mais que uma vez) uma bateria de 2000 mAh.

Enviarei um e-mail à Sony com uma tabela que montei on Excel (aquela do primeiro post, porém atualizada [depois posto ela aqui]) questionando por que isto está ocorrendo e, caso trate-se de um problema do carregador (o que acredito que seja), solicitarei a troca do produto. Caso o novo carregador enviado apresente o mesmo problema, solicitarei a devolução do dinheiro.

• 2 semanas depois...
Postado

Dando uma pesquisada encontrei, no site da Anker (http://www.ianker.com/support-c1-g436.html - ver item Q6), que a eficiência de seus carregadores portáteis é da ordem de 70% a 80%. 

Admito que fiquei surpresa com a descoberta. Imaginei que a eficiência destes dispositivos (carregadores portáteis em geral) fosse superior a 90%.

No meu caso (Motorola RAZR i [bateria de 2000 mAh] e carregador Sony CP-V3A [bateria de 3000 mAh]), o carregador está com uma eficiência de apenas 60%, ou 1800 mAh (fazendo um arredondadento favorável ao carregador, tendo em vista que em nenhuma das vezes ele conseguiu fornecer energia equivalente a 90% da capacidade da bateria do meu celular).

• 4 anos depois...
Postado

Caro amigo não só o carregador mais o cabo que você utiliza para carregar o celular pelo carregador portátil tem influência pois eles podem estar oferecendo uma  resistência maior a energia fornecida pelo carregador fazendo com que essa energia da bateria se perca em forma de calor antes de chegar no seu aparelho.

Em 14/12/2014 às 17:07, alicep disse:

Dando uma pesquisada encontrei, no site da Anker (http://www.ianker.com/support-c1-g436.html - ver item Q6), que a eficiência de seus carregadores portáteis é da ordem de 70% a 80%. 

Admito que fiquei surpresa com a descoberta. Imaginei que a eficiência destes dispositivos (carregadores portáteis em geral) fosse superior a 90%.

No meu caso (Motorola RAZR i [bateria de 2000 mAh] e carregador Sony CP-V3A [bateria de 3000 mAh]), o carregador está com uma eficiência de apenas 60%, ou 1800 mAh (fazendo um arredondadento favorável ao carregador, tendo em vista que em nenhuma das vezes ele conseguiu fornecer energia equivalente a 90% da capacidade da bateria do meu celular).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...