Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medidores de velocidade são confiáveis?

FelipeWD

Posts recomendados

Eu faço vários testes usando speedtest.net, e speedtest.copel.net. Minha internet contratada é de 10Mb da Oi Velox.

Nos testes sempre fica em torno de 9.5 download, 0.4 upload e ping de 40ms ou mais. Mas várias vezes, logo depois de fazer um teste com esses resultados, não consigo assistir um vídeo do youtube em 360p. Quando jogo em servers brasileiros o ping está sempre acima de 90ms, e em serves americanos passa dos 200ms. Chega a ser ridículo.

Já usei vários servidores DNS diferentes e não ajuda em nada. A conexão é sempre uma porcaria, mas nos testes fica tudo dentro do normal (apesar que o ping tinha que ser por volta de 20ms).

Eu canso de reclamar com a Oi, eles mandam técnico aqui, o cara faz os testes nesses sites e ve que tá tudo normal. E aí? Tenho que mandar o cara ficar esperando até que aconteça um lag spike de 1500ms, ou que um vídeo de 5 minutos trave 10x mesmo em 360p?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço vários testes usando speedtest.net, e speedtest.copel.net. Minha internet contratada é de 10Mb da Oi Velox.

Nos testes sempre fica em torno de 9.5 download, 0.4 upload e ping de 40ms ou mais. Mas várias vezes, logo depois de fazer um teste com esses resultados, não consigo assistir um vídeo do youtube em 360p. Quando jogo em servers brasileiros o ping está sempre acima de 90ms, e em serves americanos passa dos 200ms. Chega a ser ridículo.

Já usei vários servidores DNS diferentes e não ajuda em nada. A conexão é sempre uma porcaria, mas nos testes fica tudo dentro do normal (apesar que o ping tinha que ser por volta de 20ms).

Eu canso de reclamar com a Oi, eles mandam técnico aqui, o cara faz os testes nesses sites e ve que tá tudo normal. E aí? Tenho que mandar o cara ficar esperando até que aconteça um lag spike de 1500ms, ou que um vídeo de 5 minutos trave 10x mesmo em 360p?

Testadores de velocidades não são confiáveis, mas também não são descartáveis. O ideal era a OI Velox ter um servidor próprio (assim como a NET) para testar a velocidade dentro de sua própria infra-estrutura (isso sim é um teste de velocidade). Quando você testa nesses sites, não pode levar ao pé da letra os resultados, pois para seu modem enxergar esses servidores de testes ele sai da infra-estrutura da operadora que presta o serviço de internet à você e entra na grande núvem da internet atrás desses servidores, ou seja, são várias pontes e equipamentos até chegar neles e cada um desse é responsável por uma latência e uma velocidade de resposta específica. Por isso a ideia de testar em um servidor dentro da própria rede.

Com relação ao problema em si, sim, é com a Oi Velox, as possíveis causas:

1. O nível de TX e RX devem estar sem equalização na rede externa e, obviamente, comprometendo o sinal do produto em sua casa
  2. O nível de ruído (SNR, medido em dBm) pode estar alto além do projetado, também na rede externa, degradando MUITO a qualidade do produto
  3. Alto tráfego em determinados horários, consumindo toda a banda disponível para a sua área/bairro/cidade

O seu caso é simples de resolver, mas exigirá paciência e persistência. Não chame técnicos para dentro da sua casa, eles não vão resolver e por mais que houver boa intenção em fazê-lo, eles vão inserir componentes atrás do seu modem chamados de 'atenuadores', que tentam corrigir o sinal que entra na sua casa, mas que não cumprem muito bem o papel. Você precisa abrir uma ocorrência com a Oi Velox alegando latência (ping) alto e que não adianta técnico vir na sua casa (pode falar isso!), precisam verificar as rotas de conexões no próprio datacenter ou o Centro de Operações de Rede (NOC) deve verificar sinais na rede externa, como taxa de TX, RX e sinal ruído (SNR).

Boa sorte em sua aventura jovem peregrino!

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!