Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, Não manjo muita coisa de eletrônica. Estou querendo adaptar um cabo pra carregar o celular na Bateria da moto.

Bastaria eu utilizar um 7805 pra reduzir a tensão para 5V e usar um resistor de uns 6Ohm pra limitar a corrente pra algo em torno de 850mA?

Como disse não entendo muito disso, e por isso creio que não seja tão simples assim!

Postado

Primeiro tem que ver qual a tensão do carregador de seu celular. Só para confirmar. 

Caso não seja 5V, seja outra tensão, tal como 4,5V ou 4V, pode usar um regulador ajustável tal como LM317t.

Não precisa de resistor limitador.

Uma curiosidade:

Muitos se enganam em achar que o carregador é aquela fonte externa.

O carregador do celular está na placa eletrônica do celular. É um circuito integrado específico para o tipo de bateria usada. 

O que chamam de carregador não passa de uma mera fonte de alimentação.

Postado

Seriam 5V mesmo, achei que precisasse do resistor para limitar a corrente a 850mA que são especificações do proprio carregador.

Se eu não limitar não corre o risco de danificar a bateria do celular com uma corrente mais alta que a recomentada?

Não preciso de mais nenhum componente alem do 7805, não corro risco de queimar o celular?

Postado

Uma boa alternativa é usar o LM2576 5.0

E um regulador chaveado, bem melhor que LM7805! porque ele nem vai esquentar.. Kkkkkkk

Alem disso, suporta ate 3A...

Uma obs. Como você pretende adaptar o cabo? Nao é só ligar o positivo e negativo em seus devido fio, se nao o celular vai sempre fazer carga lenta... Deve se fazer divisor de tensão e ligar em tais pinos para o celular reconhecer como um carregador e efeituar a carga rapida...

Mas eu nao sei exatamente como é!

• 2 anos depois...
Postado

Eu não usaria 7805 para essa aplicação, ele vai esquentar que nem louco... os celulares hoje em dia puxam muita corrente e a queda de tensão é grande.

Postado
9 minutos atrás, ChicoDaRave disse:

Eu não usaria 7805 para essa aplicação, ele vai esquentar que nem louco... os celulares hoje em dia puxam muita corrente e a queda de tensão é grande.

o que você usaria no lugar?

Postado
3 minutos atrás, ChicoDaRave disse:

o site está fora do ar, aquilo que você comentou sobre ele esquentar muito senti na pele, porém acho que se diminuir a corrente em cima do circuito resolve, porque testando em uma bateria de menor corrente funciona perfeitamente

Postado

Mande um e-mail pra eles, o problema é só no site, a empresa está atendendo normalmente.

Se diminuir a tensão da bateria irá esquentar menos e se diminuir corrente drenada também.
Apenas de complicado, diminuir a tensão você consegue, diminuir a corrente do seu celular não.

Quanto maior a diferença de tensão e quanto maior a corrente drenada, maior o aquecimento.

Postado
8 minutos atrás, ChicoDaRave disse:

Mande um e-mail pra eles, o problema é só no site, a empresa está atendendo normalmente.

Se diminuir a tensão da bateria irá esquentar menos e se diminuir corrente drenada também.
Apenas de complicado, diminuir a tensão você consegue, diminuir a corrente do seu celular não.

Quanto maior a diferença de tensão e quanto maior a corrente drenada, maior o aquecimento.

sim, eu queria chegar em algo menor que 1A, que carregaria o celular e não esquentaria o circuito 

Postado

Se está alimentando de uma bateria de 12v, sua queda de tensão é de 7v e sua corrente é de 1A.

7 x 1 = 7
Portanto você está gerando 7w de calor no CI... que é muito!

• Curtir 1
Postado

@Mateusfnogueira  ouça (leia) o que o Chico está dizendo pois ele está certo.

A maioria dos celulares de hoje precisam de1A de corrente para carregar a bateria em um tempo razoável, quando o 7805 entra em uso ele esquenta, e a proteção térmica desliga a carga, quando ele esfriar ele começa a carregar novamente e quase que imediatamente esquenta novamente e o ciclo recomeça.

Fica nesse liga desliga e o celular nunca será carregado.

O conversor chaveado não esquentará pois ele disponibiliza 2A (sem dissipador) em sua saída.

Concordo com o Chico e digo também por experiência própria: eu já montei 5 carregadores desse em carros e motos, o 1º foi com 7805 que não funcionou, aí troquei pelo conversor chaveado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...