Ir ao conteúdo

Uma caso para quem tiver algum Mini system atual (a partir de 1000W RMS)

mroberto98

Posts recomendados

Postado

Alguem ai tem algum system com potencias com potencias bem altas declarada, tipo 1500W... 3000W... 4000W RMS...?

Tem muita gente dizendo por ai que sao todos mentirosos, que nao tem nem 500W reais e bla bla.. Eu tenho um PHILIPS de 400W rms, ja fiz mediçoes e comprovei os 400W rms, porém é antigo e eu nao conheco quem tenha... :D

então, quem tem algum desses modelos novos, confirmam a potencia deles?

Postado

Olha á vários ai que eu realmente discordo que tenham discordo que tenham 1500W RMS, o meu motivo é que num belo dia desses fui pesquisar amplificadores no aliexpress, e acabei dando uma boa olhada no que tinha por lá. Acontece que já vi milhares mini system que usavam esses amplificadores chineses, exatamente iguais, mesma marca e tudo dos que eu havia visto, amplificadores que no aliexpress alegavam 100W sendo vendidos aqui por 1500 RMS. Até meu tio comprou um que vinha com uma placa dessas que eu tinha visto...

Postado

Nunca vi esses amplificador no aliexpress.. Pode passar o link de algum?

O interesse é em apenas com as marcas serias, SONY, PHILIPS, SAMSUNG, LG...a SONY tem systens de 4000W (4400W RMS modelo americano), pelo menos o que esta no manual kkk

Porque ai, sendo empresa seria, poderei processa - las :D kkkkkkk

Eu nao tenho certeza 100% que sao honestas, mas 95% de certeza devido ao meu historico dos systens que ja tive... Mas nunca tive um igual a esses possantes da moda atual, E como tem muita gente dizendo por ai que sao mentira, resolvi fazer o topico pra saber de mais opiniões!

Postado

Me referia a aqueles amplificadores de montagem de fundo de quintal, já vi muitos á venda em lojas como a colombo (incrivelmente não consegui achar nenhum no site da loja), mas como a cidade aqui é pequena eles distribuem panfletos, e neles sempre tem esse tipo de mercadoria ... Me parece que as próprias lojas montam e vendem como mini system de uma marca qualquer, e meu amigo eles saem como água hauhauahuham o pessoal desavisado compra pelos impressionantes 2000W.

Os amplificadores que se acham no aliexpress são módulos só com a placa e os componentes para uma montagem própria, principalmente de marcas que eu nunca ouvi falar, nada muito extraordinário, tudo na faixa dos 100W  como esse classe AB aqui:

http://www.aliexpress.com/item/LM4702-SAP15P-N-Assembly-2X100W-Class-AB-Audio-Power-Amplifier-Board-w-heatsink/1600275673.html

de qualidade duvidável hauhauhau

Agora não tenho nenhuma duvida sobre os de marca famosas, quis comentar por causa sucesso crescente deste tipo de amplificador no mercado brasileiro, principalmente os automotivos, de caixa pronta e etc.

Postado

Bom, no caso desses amplificadores montados e vendidos por ai, se for mesmo propaganda enganosa, podemos ainda processar o montador ou quem esta vendendo, ja que é da china e nao pode processar , mas quem monta o produto final e especifica coisa errada por aqui, tem a responsabilidade hehehe

Nesse caso se for uma empresa com CNPJ e tudo nos conforme, pode levar proceso por comercializar um produto adulterado, falso, enganoso, nao oferecer a garantia minima obrigatoria... Em algum caso se encaixa :D kkk

Postado

@mroberto98,

Isso parece ser ganhar dinheiro fácil kkkkkk   basta utilizar a definição real de RMS e colocar na Justiça....   1000 Watts RMS de som que consomem 300 Watts RMS da rede kkkkkkkkkkkkkkk é o verdadeiro moto perpétuo, e ainda um gerador de energia miraculoso, deve consumir energia espiritual no processo !

Paulo

Postado

Pois é, estranho é como nunca ninguem as processou então? Kkkk

Eu tenho o PHILIPS FWM589, um modelo com as seguintes especificaçoes no manual:

400W RMS

120W de consumo

Minhas mediçoes de cada um dos canais:

post-668745-0-11306700-1423060944_thumb.

post-668745-0-35642000-1423061046_thumb.

• Membro VIP
Postado

O que tem ocorrido é o seguinte... exemplo do meu MX 870... diz 1200W RMS... vamos lá... 250+250 (SW) 200+200 (Rear) 200+200 (front)

Isso é RMS? acho que não né.... Provavelmente a ali também está com essa somatória aí....

Postado

Nao entendi... No manual tecnico com o esquema do amplificador, diz ser 2 modulos UCD 250W rms

O meu nao tem canais separados para subwoofer, mid e tw...

É apenas um modulo para cada canal!

• Membro VIP
Postado

Pois é, estranho é como nunca ninguem as processou então? Kkkk

Eu tenho o PHILIPS FWM589, um modelo com as seguintes especificaçoes no manual:

400W RMS

120W de consumo

Da até de calcular a eficiência dele:

Eficiência = Potência de saída / Potência de entrada

Eficiência dele = 400 Watts / 120 Watts = 3,333

Ou seja, 333% de eficiência.

É um verdadeiro espanto, uma raridade um fenômeno da física...  :eek:

Postado

Antigamente as coisas eram mais fáceis....

Pubicavam como Consumo Máximo, que era o consumo quando o amplificador entregava a potência máxima à carga, com os dois canais simultâneos, e com distorção harmônica de 10% .... 

Eu lí o manual do Phillips do Roberto, e eles falam apenas em consumo Médio ..... o que deixa margem a milhares de interpretações, nenhuma sem padrão técnico definido.  Assim, a única maneira é fazer o que o Roberto fez, medir ele mesmo, e conferir...

@ilkyest,

Eu tenho um Mutek da Sony, é a mesma coisa, eles anunciam um total de 2000 W Rms, somando tudo que tem ( 7 canais no aparelho mais 4 subwoofres ativos ), mas no manual diz consumo = 600 Watts .... nesse nível não pode querer significar consumo com o aparelho ligado em baixo volume, pois é muito.....  

Infelizmente, agora tornou-se comum falar essas besteiras...

Paulo

Postado

então o que sera a verdade?

O meu nao é nada separado, é de fato 200W por canal...

Agora o seu de 2000W rms, se colocar sinal senoidal em todos os canais juntos, suportaria os 2kW?

Detalhe: os 120W de consumo do meu, é o consumo "average" no volume maximo de uma musica!

Postado

@mroberto98,

O seu já vimos que é real, lembra ? foi ainda no ano passado...

Mas o meu não é real de jeito nenhum. em cada subwoofer existe um fusível de 2A, são 4 subwoofers, total máximo de 8A , mais 600W do aparelho principal, chegaria em teoria a um consumo máximo de 1500W. Ou seja, Quack, Quack, Quack, lá vem o pato ......

Detalhe: os 120W de consumo do meu, é o consumo "average" no volume maximo de uma musica!

KKKK sim, é average em uma música de flauta peruana !  Oras, até a norma IHF era bem mais séria do que isto de average....

Paulo

Postado

@faller @aphawk b@mroberto98 Mesmo que atinja a potência informada, por alguns segundos, eu não considero que seja a potência real.

Este modelo do Roberto, por exemplo. Atingiu os 200W por canal, mas ele mesmo me disse que logo as bobinas dos falantes federam.

Para mim, para ter potência real teria que suportar produzir 400W longas horas seguidas continuamente com onda senoidal.

Postado

@albert_emule,

Exatamente...  porisso que era excelente quando fazíamos os testes segundos as normas, certo ?

Potencia máxiama era a potencia máxima que entregava à carga, com distorção de 10%, e tinha de suportar isto por um minuto pelo menos. A grande maioria dos amplificadores mais baratos simplesmente queimavam em menos de 10 segundos. Falta de dissipação, ou diodos de fonte simplesmente abriam .... E muitas fontes aguentavam apenas um breve pico, depois a potência caia bastante dentro de 10% de distorção. Mas pelo menos os dados publicados eram bem honestos. 

Quem é mais velho aqui no Fórum deve se lembrar das excelentes análises técnicas dos aparelhos, que eram todo mes publicadas na saudosa Revista Antenna... dava até gosto de ler todo o artigo !

Agora, no caso do Roberto, quem não aguentou foi o alto-falante kkkkkkkk

O módulo estava até bem, com apenas uma pequena oscilação de hf nos picos , pelo menos é o que eu percebí nas fotos da senóide.

Paulo

Postado

@albert_emule,

O módulo estava até bem, com apenas uma pequena oscilação de hf nos picos , pelo menos é o que eu percebí nas fotos da senóide.

Paulo

É a maldição dos classes D.

Observe que a freqüência de áudio é baixa.

Com freqüência alta, só tende a piorar. 

Postado

O alto falante começa a feder em segundos kkkkkkk

Mas sendo assim, um Profissional então também nao teria 1000W rms, ja que seu subwoofer teria só 500W rms certo? Kkkkkk (Lembra que a selenium e outras só recomendam amp com 2x mais potencia)..

Mas sobre a senoide, esta ate boa, a oscilaçao nos picos é devido a queda da frequencia do pwm quando a tensão na saida chega perto dos extremos da alimentaçao, a frequencia cai e aparece mais ruido depois do filtro...

Qual e o modelo do seu som @aphawk?

Postado

@aphawk, veja o SH 2000 de 1500W:

http://www.electronica-pt.com/esquema/audio/sony-audio/hcd-sh2000-23475/

Na pagina 39 tem o esquema do amplificador, 4 modulos de 350W cada...

Alimentaçao: +53, -53V

Carga: 4 ohms

Em cada modulo uma um par de mosfet de 150V, 28A Tc = 25°C..

http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irf6775mpbf.pdf

Supondo que o sinal possa ter 53V de amplitude a 4R, e levando em conta a capacidade do mosfet, tera realmente 350W rms...

Agora nao da pra ter certeza se a fonte sengue alimentar os 4 ao mesmo tempo com 350W em cada....

O jeito de descobrir é fazer um teste com as próprias maos kkkk

Postado

Isso ja foi discutido em 2008.

Estive ,na época,num encontro promovido pela Sony a respeito da potencia declarada nos equipamentos de áudio.

Na época a propagando no Brasil,fazia total referencia ao PMPO.

A Sony,como empresa séria,adotava o RMS e se sentiu prejudicada com as outras empresas que anunciavam o PMPO como refrencia de potencia em áudio.

A Sony acabou entrando com uma ação no ministério público,e ganhou a causa.

É por isso que não se ve mais o PMPO como referencia nas propagandas de equipamentos de audio no Brasil,isso foi proibido pela INMETRO,graças a Sony.

Agora se o INMETRO proibiu o PMPO,acho que seja lógico que o especificado em RMS seja real,ou o INMETRO esta em apuros,junto com a Sony...

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/potSonora.asp

Creio que ninguém vai processar uma norma nacional.

• Coordenador
Postado

Essas medidas de potências de áudio são muito polêmicas! Já teve membros na área de "Equipamentos de Som" que bateram o pé dizendo que "Hoje" existe amplificadores que fornecem 600W RMS e consomem 60W de potência da rede! A alegação dele foi que "Hoje" (entenda-se = atualmente), a "medida" de som não é a mesma que a "medida" da rede elétrica!!!.... 

Lembro-me que indiquei um dos site mais famosos de aparelhos de som, profissional e não, o "Audiorama" como parâmetro para exemplo de potência fornecida pelo amplificador e potência consumida da rede...

http://www.audiorama.com.br/gradiente/amplificador4.htm#MODEL246

Já consertei vários dessa linha, tenho um 246 aqui funcionando até hoje, e com certeza absoluta, a informação de potência RMS fornecida não é mentirosa!...

Observem que a potência de som máximo, não chegam a 70% do consumo da rede! (nos vários modelos apresentados)... Naquela época se levava a sério essas medidas!...

E não sei se vocês já ficaram diante de uma boa coluna empurrada por um 246! Aquilo provocava até diarreia em pessoas sensíveis a vibrações!... 

PS: Não duvidem! já passei por maus "bocados" por conta disso!!! Hehehe!!!!....

PS2: No vídeo do colega "albert_emule" Post #20, a corrente elétrica exigida máxima que percebi foi 7.13A, a tensão da rede era de 121,9.

Se calcular a potência exata no momento, terá 869,14W! Isso esta muitíssimo longe dos 2400W prometidos pelo  "shake 7"!...

Postado

@mroberto98 e @vtrx,

Infelizmente a própria norma do Inmetro utiliza a IEC 60268-3, a qual determina sobre a medição da potência RMS como sendo a potencia máxima obtida durante um segundo, com distorção de 10% ( isso de acordo com a app note da Rohde&Schwarz ) , mas não espeçifica a maneira de apresentar o consumo...

Agora, isto aqui, extraída do documento que o vtrx apresentou, mostra a seriedade com que o assunto foi tratado... :

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações Técnicas no Manual do Equipamento

A norma IEC 60268-3 especifica diversas características que devem constar no manual do produto, porém foram verificadas apenas aquelas que são de extrema relevância para o consumidor "doméstico".

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ou seja, para o Inmetro, o manual não precisa ser tecnicamente completo ! Achei super importante a colocação entre aspas do consumidor "doméstico" , já deixa claro que esse consumidor é quase comparado a um completo ignorante técnico !

E também é muito interessante quando o Inmetro tenta "esclarecer" ao consumidor como calcular o custo mensal da conta de energia elétrica de um aparelho de som....

Dizer para procurar no manual qual é o consumo espeçificado, multiplicar pelo numero de horas de utilização no mes, já deixou bem claro que o consumo que tem de estar apresentado é o consumo médio, e nunca o consumo máximo, que é o que é mais importante em termos técnicos, pois permite o correto dimensionamento das tomadas e cabos utilizados na linha de alimentação.

Então, não adianta culpar os fabricantes por esta baita desinformação, eles apenas estão seguindo o que o Inmetro determinou...

Será que alguém aqui sabe como se calcula o consumo médio de um aparelho de som ? Qual a norma que é utilizada para isso aqui no Brasil ? Qual o padrão do sinal na entrada ? E porquê que não apresentam os níveis da distorção por intermodulação, que a norma IEC deixa claro o cálculo da mesma ?

E porque não apresentar a potência de uma maneira mais correta, que é aquela obtida com distorção a 0,1 % , que sempre foi um padrão adotado mundialmente ? Afinal, um aparelho que fornece 100W Rms a 10% , nao consegue fornecer nem 30W a 0,1%, que seria a potência que um audiófilo iria utilizar pois acima disto a distorção já se torna audível.

E o meu Mutek nunca chegou nem perto dos 2000W Rms anunciados no manual e na propaganda... Ou o meu Onkio de 900W Rms faz milagre, pois o som é bem mais forte e mais nítido que o do Muteki. E porque que o aparelho principal do Muteki tem um fusível de 6A na linha de 127 volts, se o manual diz que ele tem de entregar mais de 900 W Rms ?????

Roberto, hoje no meu quarto estou usando um Onkio, muito bom para home teather, mas falta músculos para uma boa música de rock... eu comprei 4 módulos estéreo classe D bem parrudos para implementar o meu amplificador para música mesmo, você deve se lembrar disso, tenho aqui uma fonte chaveada para 2Kw, mas ainda não montei tudo numa caixa, o som que coloquei no carro ficou tão bom que até me desanimei de montar esse amplificado com os módulos para usar no meu quarto... Dá uma moleza só de pensar em fazer a furação da caixa, do painel, a fixação.... Acho que a idade está mesmo chegando aqui viu... !

@Bcpetronzio,

Eu me lembro desse post, eu até discutí com o cara sobre isso, mas não adiantou nada...

Dá uma saudades do famoso Afonso Penna, que fazia análises super completas dos aparelhos, abira os mesmos, mostrava a montagem, a fiação, e fazia todas as medições, tanto a 0,1% como a 10% .

Mas isso do vídeo do Albert só mostra a inutilidade dessas medidas de valor médio... O certo seria utilizar um padrão de som , tipo a 1 Khz, de amplitude constante, e medir a potência após 1 segundo, mas garantir que a distorção seja de 10% na saída.

Afinal, 870 contra 2400 é uma bela diferença... !

Paulo

Postado

Mas o cara do video afirma nao ter passado do vol 20 kkkkkk ele afirmou que ja tirou mais de 16A da rede....

@aphawk,

Esses aparelhos de hoje nao vão ter 0.1%... Sao classe D, mal chegam acima de 15khz de reproducao...

E supondo que sao alimentados por fonte chaveada, e consigam ter quase 100% de aproveitanto da amplitude de alimentaçao, a diferença entre a potencia em 10% para sem distorçao de ceifamento, se fizer uma transformada de fourier, seria de aprox 1.2x apenas! então um de 100W a 10% vai ter tecnicamente 80W sem distorçao de ido ceifamento...

O INMETRO, especifica RMS como sendo a potencia media "Continua"....

Agora ficou confuso...

No manual de um shake 99, apresenta as mediçoes a 1% THD, claro, os modelos para o USA...

http://download.sony-europe.com/pub/manuals/consumer/4487569131_PT.pdf

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...