Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não importando como ou quando eu reinicio ou inicio o computador, ele da esse erro, reseta as configurações da BIOS, além de voltar para a hora/data da última vez que desliguei o PC

Exemplo: Desliguei o PC no dia 19 as 23:03, no outro dia liguei novamente as 17:05, coloquei para ajustar a hora manualmente da internet, voltou para o horário certo, aí eu reinicio, o horário volta para 23:03, caso eu desligar as 17:05, e ligar depois ele vai estar com essa hora :/

Já troquei a bateria da placa mãe, não resolveu, alguém sabe como posso solucionar essa dor de cabeça ?

AoUFz9h.png

Postado

Olá. voce testou essa nova bateria, ela realmente possui carga? Faça um reset na BIOS, mudando o jumper vermelho (figura abaixo) da posição 1-2 para a posição 2-3 e tente ligar o micro (ele não irá funcionar, então, volte o jumper para a posição 1-2 e ligue o micro)

Irá aparecer a mesma tela de erro, então entre no SETUP e após isso aperte a tecla F3 "optmized defaults" e depois F4 para salvar e sair... Faça este procedimento e conte o q aconteceu!!!

post-518664-0-93308300-1424468153.png

• Curtir 1
Postado

Olá. voce testou essa nova bateria, ela realmente possui carga? Faça um reset na BIOS, mudando o jumper vermelho (figura abaixo) da posição 1-2 para a posição 2-3 e tente ligar o micro (ele não irá funcionar, então, volte o jumper para a posição 1-2 e ligue o micro)

Irá aparecer a mesma tela de erro, então entre no SETUP e após isso aperte a tecla F3 "optmized defaults" e depois F4 para salvar e sair... Faça este procedimento e conte o q aconteceu!!!

Fiz o procedimento, porém não achei o jumper para mudar a posição minha placa é

b9c2W49.png

Entrei na bios, F3 Yes, depois F4 Yes, esperei reiniciar, depois desliguei o pc, desliquei o instabilizador, tirei da tomada e voltei para a tomada, até agora não tem mais o erro, porém já tinha feito isso antes, é funcionado,  mais depois de um tempo o problema volta

B2Dl1nJ.png

OAR4ue9.png

Edit: Como eu temia apos alguns minutos desligado o PC, deu o erro novamente

Postado

@Téc. Airton UP - ainda nada de solução, já até apertei um pouco a bateria é nada de resolver, só fica salvo até eu desligar da energia, depois a bateria não faz o que deveria fazer ;=;

Não aperta a bateria não rss não precisa... Mas isso está muito estranho porque ela não ta voltando pra data inicial, ela ta voltando pra data que voce desligou, não é isso?

Postado

Não aperta a bateria não rss não precisa... Mas isso está muito estranho porque ela não ta voltando pra data inicial, ela ta voltando pra data que voce desligou, não é isso?

Não, agora volta tudo para padrão de fabrica, data de 2012 sempre as 00:00 nenhuma configuração anterior salva ;=;

• 2 meses depois...
Postado

Só por curiosidade ,   como apareceu esse defeito ?  Você tem essa placa mãe desde nova e nunca aconteceu antes ?  Trocou ou adicionou alguma peça nova ? 

Postado

Isso deve ser o relé do mosfet que controla o CMOS pifado. Tem 3 alternativas, troca de mobo, convive com isso ou pesquisa para seu modelo de mobo, como fazer uma ponte em que passará a usar sempre a carga da bateria, independentemente de estar ou na ligado na tomada. Outra coisa, pegue seu "instabilizador" e jogue contra a parede, contra o juiz que apitou contra seu time, contra um bandido, jogue em qualquer lugar, mas nunca mais use no PC.

• 2 semanas depois...
Postado

Ôpa! Comigo acontece mais ou menos isso. Depois de desligar a energia meu pc só liga se retirar a bateria, se não nada feito! Placa nova, processador também! Comprei as pecas no Kabum dia 24/04 - chegou dia 29/04, mother asus a88xma e processador a4-4000. Chegou a funcionar tudo direitinho e depois de umas quedas de energia começou o problema. Esta opção de manter a bateria carregando o cmos é possivel?

Postado

Vai depender do defeito. Se não liga com a bateria, então, talvez deva ser o contrário, fazendo a ponte para ficar energizado somente com alimentação da fonte. Nesse caso, cada vez que tirar o cabo da tomada, desconfigurará o BIOS.

http://www.isoteccnc.com.br/pcchips.jpg

Postado

Hummm! Depois de deixar a fonte ligada, apenas ela liga no testador de fonte com o plug 24 pinos e o plug hdd o defeito se manifestou. A fonte desliga e ao religar a tensão +3,3V não aparece. Fiz novamente o teste e depois de uns 5 minutos dela ligada no testador novamente o defeito. Troquei a fonte e esta tudo ok a pelo menos 36 horas... Esperança! Ainda tenho minhas duvidas, mas desliguei e liguei a maquina muitas vezes e o defeito não se apresentou mais. Alem dos meus parabéns ao pessoal aqui que prontamente vieram me auxiliar vou fazer um grande elogio e me punam se não poderia fazer é um elogio ao Kabum que mandei um e-mail pra eles e também foram muito rápidos ao se prontificarem em trocar a peça sem muita frescura.

Postado

Certo. Agora uma última dica: Passe seu equipamento para a tensão de rede que há na sua cidade (110 ou 220 V) e jogue o mais longe possível o estabilizador, caso tenha um. Se usa, é 100% de certeza que foi ele o culpado disso.

• 1 ano depois...
Postado

Olá pessoal me ajuda a resolver esse problema, já troquei bateria e nada, fiz uma ponte com positivo da bateria ligado no jamper e nada, preciso resolver urgente.

IMG_20170202_184455.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...