Ir ao conteúdo

Tip42 e TIP 122, porque o 122 faz feder o potenciômetro?

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal, estou fazendo um mod no meu watercooler e botando uma bombinha mais forte em conjunto com a stock. É a bomba de gasolina do sistema de partida a frio dos veiculos flex

Tendo em vista a mesma pinagem do 42, eu liguei assim conforme o anexo

Mas usando o TIP 122, mas chega a acender o potenciometro... e fede... e não reduz a tensão.

Não pode ser usado o tip122? pelo que eu entendi olhando o datasheet deles, seriam digamos parecidos mas o 122 com mais capacidade de corrente.

A bombinha pode ser vista aqui

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1105891-a-saga-do-watercooler-perfeito-segue-outro-novamente/

Ah, a bomba puxa em torno de 2A.

post-391122-0-89523200-1424579361.jpg

Postado

tip42 é pnp, e tip122 é npn, ja tem muita diferença, alem disso esse circuito consome muita corrente na base do transistor e o potenciometro nao aguenta, o melhor seria fazer um controle com pwm com 555 e mosfet, é super simples e 100veses mais eficiente que esse ai!

• Membro VIP
Postado

Quanto a npn eu discordo, visto que desarmaria a fonte... posso estar errado, mas, me pareceu O MESMO datasheet do tip 42, que é pnp. o tip 41 sim, é npn, cuja pinagem é diferente, e quando usei, desarmou a fonte, visto que soldei no gabinete

com pwm, dos circuitos que achei, eram complicados de fazer, por isso que optei, agora, por esse.

eu tenho o irf 44, e outros... se tiveres alguma sugestão @Leonardo69 agradeço... mas só escolhi esse pela facilidade e porque já tinha montado ele com o tip 42, em outras vezes, e até 1A nunca tive problemas com pot...

• Membro VIP
Postado

Caro ilkyest.. Quer meus óculos emprestado??

Tomei uma chapuletada do FAller agora, :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

os datasheet podem parecer iguais mas tip122 é npn veja: https://www.fairchildsemi.com/datasheets/TI/TIP120.pdfo melhor mesmo pe voce montar um pwm, veja como é simples:   http://www.reuk.co.uk/OtherImages/ne555-pwm-dimmer-circuit.gif esse fet que voce tem é irfz44n? se for pode usar no pwm que vai funcionar perfeitamente e nem vai aquecer!

Vou ver o pwm essa semana... para montar. Um que montei não deu certo, digamos, deu fumaça

Neste caso, resta as perguntas

1) eu vou voltar ao TIP42, visto que isso será soldado no gabinete... (ainda bem que o gabinete ainda está bem isolado...a tinta não é ruim)

2) o resistor na base, no caso do tip42, irá aplicar-se também?

@Leonardo69 eu tenho ambos, o irfz44 e o irfz48.

MAs o pwm será assunto de outro tópico... agora tenho é trocar o tip, visto que eu não quero sustos com um NPN e não tenho adesivo de isolamento.

• Membro VIP
Postado

Por que você não usa um LM350 (a versão de 3A do LM317)? Segundo o datasheet, a queda de tensão em 2A ficará em torno dos 2V. Se for muito, existem reguladores Low-Dropout, como os da Micrel (MIC29302/MIC29303), que em 2A ficam abaixo dos 300mV. Contudo, estes não são tão fáceis de achar. Pesquisando por "low dropout voltage regulator" você encontrará modelos de oturas marcas.

http://diyaudioprojects.com/Technical/Voltage-Regulator/

A vantagem desses CIs é que possuem proteção contra curto circuito e superaquecimento embutida e são fáceis de montar. Não correrá o risco de ver fumacinhas ou escutar estalos. :-)

• Membro VIP
Postado

car, eu sempre montei com o tip, por isso. eu até tenho o 317, ou o 350, não lembro, mas nunca liguei com eles, então não sei se sigo o mesmo esquema

• Membro VIP
Postado

A queda de tensão será um pouco maior, mas, se não for problema, eu acho os LM muito melhores por causa das proteções que têm. Daqui a pouco você esquece algum fio solto e coloca em curto sem querer a saída. Ou inverte entrada/saída. Patuscadas do gênero, que todos que lidam com eletrônica podem cometer. :-p Os TIPs desse circuito provalvmenete irão para o lixo. Com os LMs, tudo continuará funcionando.

Ou deixe os reguladores lineares de lado e parta para algo usando PWM, como recomendado pelo @Leonardo69 . Inclusive existem CIs prontos para a tarefa que usam PWM.

• Membro VIP
Postado

eeeeeeeeeeita.....choveu agora por aqui...

@aphawk, @mroberto98, muito obrigado

Eu terei de instalar o eagle, e montar esses circuitos. Quanto ao tip, ainda, vocês tem ideia de que resistor usar na base? qual o valor dele?

Postado

eeeeeeeeeeita.....choveu agora por aqui...

@aphawk, @mroberto98, muito obrigado

Eu terei de instalar o eagle, e montar esses circuitos. Quanto ao tip, ainda, vocês tem ideia de que resistor usar na base? qual o valor dele?

Nao adianta por resistor na base! Deve se colocar o cursor do potenciometro direto na base!

Se o potenciometro esta queimando, e porque o tip esta com ganho baixo, se por resistor ai vai *%#*^€¥ tudo mesmo!

Pois o resistor vai limitar a corrente da base e o tip nao vai aguentar a carga!

você tem duas escolhas, a linear ou q chaveada, se for pela linear, um circuito que vá funcionar muito bem para ate 2A e com total linearidade é o meu! Pode simular pra ver...

Ou se escolher o modo que economiza mais energia é o com PWM, com 555 eu nunca testei!

• Membro VIP
Postado

Ou seja,  do jeito que tá não vai funcionar... vou setar a mobo em clr cmos... e tentar na quarta feira desenhar os circuitos... ou amanhã, vou decidir. To no notebook velho, e tá complicado.....

Enquanto isso, acho que vou por um resistor de uns 10R, se fio, se existir que é mais ou menos o que eu sinto baixar o ruído a padrões que procuro.

Lhes pauto oportunamente meus caros. não encerro, ainda, o tópico... ainda aberto a sugestões

@mroberto98 só até 2A? quem é crítico no sistema? Eu tenho receio que seja um pouco mais que isso, até 2,5A

Postado

Bom, o problema sumiria se trocar ele por um darlington!!

O tip nao queimara pois ele suporta ate 5A! Mas dependendo pode haver falta de ganho e a tensão arriar! :D, pois calculei para 2A, uma margem segura é ate aqui!

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@mroberto98, testei o bichinho... no minipa 2042D, em amperímetro, deu 2,40 ~ 2,62A

Estranho porque a fonte dá apenas 12/1A...

Botando o multímetro, a queda de tensão vai de 12,25 a 11,34~11,40V. Acho que o teu circuito vai feder..... Podes me confirmar?

• Membro VIP
Postado

nao vai feder, vai haver falta de ganho "talvez"!

@mroberto98, cara... eu já rebusquei muita coisa, mas não entendo até hoje o que seria essa "perda de ganho". Seria porventura, um pulso menor do pwm? em vez de pulsos de 12V, eu teria pulsos de 11, por exemplo?

Eu sei que ganho em um sistema amplificador será o quanto de sinal será majorado no final, mas neste caso, eu não entendo o que implicaria a tal falta de ganho

• Membro VIP
Postado

amigo só pra ressintonizar pois to pegando o bonde andando, o circuito ainda é este?

post-391122-0-89523200-1424579361.jpg

que tipo de ventilador é? ele consumiu + de 2A mesmo? Neste caso deve colocar um baita dissipador no transistor.

Creio que um transistor darlignton com resistor 2K entre meio do pot e base pode ser uma opção pra não queimar o pot. DIreto na base vai queimar MESMO

Sugiro uma leitura nos conceitos de controle de velocidade por pwm

abç

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz neste tópico não é fan. é um controle de rotação para bomba de combustivel, a de partida a frio dos carros flex, para controlar um watercooler, reduzindo o ronco.

ela consome.... de 12,2V para 11,3V é a queda dela, que resultou em 2,65A. Eu nao estou aceitando essa medição, to achando que o multímetro se passou... se P=Vxi... 12x1,5, a 11,3 daria 1,59A, e não 2,6A impossível, a fonte não dá isso, pelo menos não rotulado. 

É um minipa 2042D, mas to achando que a bateria dele está arriando e ele esta "errando" as coisas....

A bombinha "sugadora" de corrente está aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1105891-a-saga-do-watercooler-perfeito-segue-outro-novamente/#entry6081313

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!