Ir ao conteúdo

Clock do Processador influencia em jogos?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoas. Estava aqui navegando pelas interwebs nas lojas onlines e me deparei com um precinho camarada num senhorzinho chamado fx 8320e (550 na kabum a vista)... e fiquei pensando... o clock do processador influencia muito em jogos? Se sim, como? Em relação a estabilidade de fps, a quantidade, screen tearing, perda de fluidez?

Porque o 8320e tem o clock base de 3.2 ghz, o 8320 de 3.5, e o 8350 de 4.0 ghz... em jogo há alguma diferença entre eles?

• Membro VIP
Postado

Sim, há boa diferença, principalmente para jogos que não são otimizados para conseguirem extrair o máximo de multi thread possível. Nestes casos, clock alto influencia muito.

Mas você pode aumentar o clock deste processador para 4.4 facilmente. Porém, para isto acontecer, deverá pegar uma boa placa mãe.

Edit.: Bem lembrado pelo colega @Hugo mota, além do fator que acabei de falar tem o fator placa de vídeo, o principal para qualidade e frames altos nos games.

• Curtir 1
Postado

Olá, pessoas. Estava aqui navegando pelas interwebs nas lojas onlines e me deparei com um precinho camarada num senhorzinho chamado fx 8320e (550 na kabum a vista)... e fiquei pensando... o clock do processador influencia muito em jogos? Se sim, como? Em relação a estabilidade de fps, a quantidade, screen tearing, perda de fluidez?

Porque o 8320e tem o clock base de 3.2 ghz, o 8320 de 3.5, e o 8350 de 4.0 ghz... em jogo há alguma diferença entre eles?

Sim, influencia na FPS dos jogos, as vezes bastante. Quanto a esses processadores "E", 8320e e 8370e, eles são mais frios que o normal e consomem menos, o que os torna bem melhores pra overclock.

Mas se não vai fazer overclock é recomendável que pegue um sem o "E", o 8350 ou o 8320, pois os processadores "E" utilizam menos energia por padrão, então na prática o turboclock deles nunca é utilizado de forma eficiente como nos outros e isso faz com que ele perca em desempenho para os processadores mais antigos como o 8350 e 8320, mesmo tendo um turboclock mais alto. 

Resumindo, esses processadores "e" só valem a pena se for fazer overclock.

Postado

Bem, eu to pensando em pegar o 8320e e dar um oc pra 4.0 talvez... a mobo eu quero uma 970 ud3h(acho que é assim o código, ou ud3p... é a que tem o pino de 8 auxiliar do processador e dissipadores), ou até mesmo uma 990 dependendo do preço... ainda tenho dúvida entre um fx e um i5 4440 ou 4460, mas o i5 mais simples tá de 720 à vista...

Postado

Bem, eu to pensando em pegar o 8320e e dar um oc pra 4.0 talvez... a mobo eu quero uma 970 ud3h(acho que é assim o código, ou ud3p... é a que tem o pino de 8 auxiliar do processador e dissipadores), ou até mesmo uma 990 dependendo do preço... ainda tenho dúvida entre um fx e um i5 4440 ou 4460, mas o i5 mais simples tá de 720 à vista...

Veja qual conjunto é mais barato..

Core i5 + MOBO boa, deve bater em 1K.. Se com AMD for mais em conta, fecha com ela.. Se o PC é mais voltado pra jogo, quem pesa mais é a VGA mesmo..

Postado

@RS Faria se for pra pegar intel eu vou de alguma mobo 97, de amd é 970... então no fim das contas fica consideravelmente mais barato... e o tdp de 95w me parece ótimo prum 8 core...

Postado

@senor dorys

Aqui review da versão "E" FX-8370E, com clock base de 3.3GHz e testes com overclock nos jogos, quase não fez diferença, afirmando o que que o RS Faria disse, "quem pesa mais é a VGA mesmo.."

http://www.tomshardware.com/reviews/amd-fx-8370e-cpu,3929-7.html

Eu por exemplo, o máximo que sinto com overclock não é de aumento no FPS médio ou final, apenas nas mínimas, são pequenas as quedas (não é drop FPS) mas quedas pelo cenário ser pesado em determinado ponto e determinado jogo (assim como intel também cai, obviamente menos, mas cai naquele cenário fuderoso). Mas no geral o ganho é pouco pra jogos em que usam extremamente da VGA.

Obs: Meu over foi de 4.2GHz base a 4.7GHz (R9 270X) e o ganho depende muito do jogo, tem jogo que da ganho nenhum, o que mostra que não é necessário, em outros da um ganho nas mínimas nos tais cenários, mas que não achei valido VS a temperatura/consumo. (overclock louco na minha 270X tive maior ganho :P)

Postado

quão bem um 8320e se sai contra um i5 4440?

porque tem aquela de "ah intel é melhor e tal"... mas não é o 3570k, nem o  4690... é o 4440, o simplezinho mesmo...

i5 4440 + h97 (hoje, a vista na kabum, com a mobo em promoção) - 1044, 1144 com uma z97.

fx 8320e + 990fx da gigabyte - 975

a diferença é bem pouca... mas e aí, qual a diferença dos processadores? mesmo sendo um i5 simplezinho ele é melhor que o amd?

• Solução
Postado

porque tem aquela de "ah intel é melhor e tal"... mas não é o 3570k, nem o  4690... é o 4440, o simplezinho mesmo...

i5 4440 + h97 (hoje, a vista na kabum, com a mobo em promoção) - 1044, 1144 com uma z97.

a diferença é bem pouca... mas e aí, qual a diferença dos processadores? mesmo sendo um i5 simplezinho ele é melhor que o amd?

De um 4690K pra um 4440, a diferença é muito pequena

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/intel-haswell-refresh.html

De modo bem geral, sim, qualquer Core i5 tem um desempenho geral melhor que os FX.. Mas, ele não é ruim

http://www.anandtech.com/show/8864/amd-fx-8320e-cpu-review-the-other-95w-vishera

Se o PC é pra jogos e vai usar só uma VGA, acho que é um bom Custo x Benefício.. Com a diferença de preço, dá pra pegar um cooler e fazer um OC..

• Curtir 1
Postado

Em jogos, principalmente os mais antigos sem muita otimização pra vários núcleos, como Arma, mmorpgs, e vários outros os i5 normalmente se saem melhores, até alguns i3. Em jogos mais atuais a diferença é bem reduzida como pode ver nos benchs abaixo. Já em multitarefas e em programas gráficos, conversão de fotos, arquivos e outros, os FX se saem melhores.

http--www.gamegpu.ru-images-stories-Test500x1000px-LL-6d9b7548_http--www.gamegpu

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!