Ir ao conteúdo

GTX 970 oc X GTX 970 Gaming (G1)

Ir à solução Resolvido por Flávio Santana Lima,

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde Galera

Quero uma placa de video nova, e pretendo gastar no maximo 1800,00 gostei muito das GTX 970 só que tem 2, a OC e a G1 ambas com 4Gb a diferença de uma para outra é menos de 100 MHz, só que no site balão da informatica mostra a OC com 4gb e a G1 com 3,5gb + 512mb. ela tem uma estrutura diferente é isso? a G1 realmente é melhor? e se posso achar uma melhor que elas por 1800,00.

valeu !

GTX 970 OC: https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/76617/Placa-de-Video-Gigabyte-GeForce-GTX-970-WindForce-GV-N970WF3OC-4GD-Memoria-de-4GB--256-Bit-PCI-Express-30-gtxserie9

GTX 970 G1; https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/74255/Placa-de-Video-Gigabyte-GeForce-GTX-970-GV-N970G1-GAMING-4GD-Memoria-de-4GB-GDDR5-256-bit-Interface-PCI-E-30-Dual-link-DVI-I-_-DVI-D-_-DisplayPort-_-HDMI-Fonte-Minima-Requerida-de-

Postado

Todas as GTX970's tem 3,5GB + 0,5GB mais lentos, mas mesmo assim não deixa de ser uma placa excelente, melhor custo/benefício de 2015.

Em questão do modelo delas, a melhor é a G1 Gaming, não por causa do Clock mais alto, isso é jogada de marketing cara, que nem as da EVGA, tem a GTX 970 básica, a GTX970 SC, a GTX970 SSC e a GTX970 FTW... MESMA PLACA, só que com clocks diferentes, coisa de 30~40 Hz de diferença uma pra outra, e quase uns R$100 de diferença uma pra outra, isso é ridículo, Ex: a EVGA GTX970 ta uns R$1700, a GTX970 FTW ta cerca de R$2200,mesma placa, com o clock mais alto, mas o clock não importa ja que você mesmo faz um OC muito mais alto ainda do q a G1 Gaming que é a com clock de fábrica mais alto eu acho.

A G1 Gaming é a melhor escolha por causa do sistema de dissipação de calor dela, é o melhor que tem, os 4 heatpipes encostam no chipset, 3 FANs, Backplate pra proteger os componentes, ela é extremamente fria até em full load, sem contar com o GPU Gaunlet que da pra aumentar cerca de 100Hz~200Hz usando um MSI Afterburner, EVGA Precision, ou qualquer programa pra OC por ai de boa porque ele protege o chip, ou até mais se você quiser arriscar.

137.jpg

O único problema dela é o tamanho, aquela desgraça tem 312 fucking milímetros .-. ou seja, tem que ter um gabinete grande ou fazer umas adaptações.

Mas se isso não for problema pra você, pode pegar a G1 Gaming que você não vai se arrepender e vai ficar espantado com o poder da GTX970 velho, ela bate uma R9 290X fácil, sendo que é High End e a GTX970 é considerada Mid End ainda, e com uns OC encosta numa GTX980 também.

• Curtir 1
Postado

Eu tenho duas sugestões mais potentes e mais baratas que a 970 da Gigabyte.

Essa aqui, ou esta outra.

Pegue a que gostar mais.

Parecem ser excelentes tambem, e com o dobro de Mem. vou pesquisar mais sobre elas, estou usando um Processador I5 com 8Gb de Ram, acho que se comprar uma dessas terei de trocar a Mobo e o processador por mais potentes, se não terei gargalos.

Vlwes

Postado

Parecem ser excelentes tambem, e com o dobro de Mem. vou pesquisar mais sobre elas, estou usando um Processador I5 com 8Gb de Ram, acho que se comprar uma dessas terei de trocar a Mobo e o processador por mais potentes, se não terei gargalos.

Vlwes

Não, não terá. 8gb de RAM é perfeito hoje em dia, e contanto que não seja um i5 de primeira geração, essa sua CPU ai ainda tem mais uns aninhos pela frente antes de se aposentar.

Só cuidado com a sua fonte. Qual é ela?

Postado

Sério? R9 390 vs GTX970? A série 300 é tipo um Ctrl+C, Ctrl+V da série 200...

E R9 290 se mata pra chegar na GTX970 em 1080p, a R9 390 não deve ser muito melhor do que isso também, sem contar que AMD vende fornos de vídeo com TDP nas alturas...

Mas ai vai do cara se ele prefere Nvidia ou AMD, eu me surpreendi muito com a minha GTX970, eu comparei com uma PowerColor R9 290X de um amigo, e fiz uns benchmarks no BF4 setado no Ultra, com AA 4xMSAA e no 1080p, a R9 290X dele deu média de 80FPS, e a minha GTX970 G1 deu média de 90FPS, eu não acreditei que uma mid end bateu high end velho '-', ai fiz benchmark no GRID 2 setado no Ultra com AA em 8x e também em 1080p, a R9 290X dele deu média de 115FPS e minha minha GTX970 deu média de 130FPS, a dele só ganhou da minha em Shadow Mordor no Ultra por uns 5FPS, e olha que minha GTX970 ta com clock de fábrica eu nem dei OC ainda e pretendo fazer pra rodar os jogos novos no máximo.

Mas não tive oportunidade de ver a R9 390 contra uma GTX970 mas acho que não seria muito diferente...

• Curtir 1
Postado

Não, não terá. 8gb de RAM é perfeito hoje em dia, e contanto que não seja um i5 de primeira geração, essa sua CPU ai ainda tem mais uns aninhos pela frente antes de se aposentar.

Só cuidado com a sua fonte. Qual é ela?

Mobo: Asus P7h55-D Evo

Core i5 750 2.67 GHz

2x 4Gb Memo Ram DDR3

Fonte: Corsair Cx 430

E R9 290 se mata pra chegar na GTX970 em 1080p, a R9 390 não deve ser muito melhor do que isso também, sem contar que AMD vende fornos de vídeo com TDP nas alturas...

Mas ai vai do cara se ele prefere Nvidia ou AMD, eu me surpreendi muito com a minha GTX970, eu comparei com uma PowerColor R9 290X de um amigo, e fiz uns benchmarks no BF4 setado no Ultra, com AA 4xMSAA e no 1080p, a R9 290X dele deu média de 80FPS, e a minha GTX970 G1 deu média de 90FPS, eu não acreditei que uma mid end bateu high end velho '-', ai fiz benchmark no GRID 2 setado no Ultra com AA em 8x e também em 1080p, a R9 290X dele deu média de 115FPS e minha minha GTX970 deu média de 130FPS, a dele só ganhou da minha em Shadow Mordor no Ultra por uns 5FPS, e olha que minha GTX970 ta com clock de fábrica eu nem dei OC ainda e pretendo fazer pra rodar os jogos novos no máximo.

Mas não tive oportunidade de ver a R9 390 contra uma GTX970 mas acho que não seria muito diferente...

Eu não sou tão expert quanto você, vou mais pelos números de fabrica, pois nem OC sei fazer. Mais vai postando ai que eu vou pesquisando o/

Postado

Adoro esse povo "acho que".

Core i5 750 2.67 GHz

2x 4Gb Memo Ram DDR3

De qualquer maneira, ESQUECE. Sua fonte não serve para uma placa dessas. Aqui, você precisa disso: http://www.kabum.com.br/produto/62316/placa-de-video-vga-galax-geforce-gtx-970-gamer-oc-4gb-ddr5-256-bit-pci-express-3-0-97nph6dt8rvz/?tag=gtx%970

Fique de olho nessa página, tem dia que tá em estoque, tem dia que acabou, é assim o tempo todo.

• Curtir 1
Postado

Faz um benchmark la então pra tirar esse "acho que" :) 

E tipo, FAZ um benchmark, e não, Google > R9 390 vs GTX970...

porque por experiencia próprio posso afirmar que a GTX970 e forte demais, e como a série 300 é cópia da 200 ja da pra deduzir o desempenho das placas, tem até um artigo aqui no CdH mostrando os chips que a AMD clona e coloca outros nomes :V

Core i5 750 2.67 GHz

2x 4Gb Memo Ram DDR3

Tenta fazer um upgrade nesse processador futuramente e principalmente na fonte porque GTX970 pede no mínimo 500W, ou ja que você pode gastar até R$1800 troca o CPU e a fonte e vai de GTX960 que é uma ótima VGA também.

• Curtir 1
Postado

porque por experiencia próprio posso afirmar que a GTX970 e forte demais, e como a série 300 é cópia da 200 ja da pra deduzir o desempenho das placas, tem até um artigo aqui no CdH mostrando os chips que a AMD clona e coloca outros nomes :V

"Deduzir" é muito pior do que pesquisar no Google.

Postado

Tenta fazer um upgrade nesse processador futuramente e principalmente na fonte porque GTX970 pede no mínimo 500W, ou ja que você pode gastar até R$1800 troca o CPU e a fonte e vai de GTX960 que é uma ótima VGA também.

De momento pretendo apenas trocar a GPU, mais futuramente pretendo montar outro, com processador AMD. Então to decidido a montar com a GTX 970 agora outra duvida:

Temos a Gigabyte GTX 970 OC/G1

e Temos a Asus GTX 970 OC/G1

as duas são a mesma coisa????? po são parecidíssimas,  agora gostei muito as XFX e MSI pois o sistema de refrigeração delas parece impecável...

Postado

http://www.techpowerup.com/reviews/Powercolor/R9_390_PCS_Plus/1.html

http://www.guru3d.com/articles-pages/powercolor-radeon-r9-390-pcs-8gb-review,1.html

http://www.kitguru.net/components/graphic-cards/zardon/sapphire-r9-390-nitro-8gb-review/

Elas não deixam de ser revisões de placas antigas.. Tem razão nisso.. Mas, não deixam de ser ótimas opções, por isso...

• Curtir 1
Postado

Até a Nvidia também faz o Ctrl + C e Ctrl + V amigo, olha a Titan X e a 980 TI, são o mesmo chip, só que na 980 TI tem alguns ROPs desabilitados e menos memória. Veja sua GTX 970 e compare com a 980, é a mesma coisa, a Nvidia usou o mesmo chip, só desabilitou ROPs e por isso tem a questão dos 3,5 GB de vram normal e os outro 512mb lentos. E apesar de você nem ao menos pesquisar a diferença da 290 para a 390, só diz que nem "jogar no google" para confirma a informação, você se deu o trabalho de fazer. Se não tem certeza do que fala, não passe a sua incerteza e seu achismo a outros colega, vai acabar informando errado.

• Curtir 2
Postado

De momento pretendo apenas trocar a GPU, mais futuramente pretendo montar outro, com processador AMD. Então to decidido a montar com a GTX 970 agora outra duvida:

as duas são a mesma coisa????? po são parecidíssimas,  agora gostei muito as XFX e MSI pois o sistema de refrigeração delas parece impecável...

Da Gigabyte tem a GTX970 normal e a G1 Gaming, da ASUS é a STRIX, a G1 é mais fria que  a STRIX mas é a mesma placa.

Postado

Conforme o link da TechPower, tem uma tabela bem interessante comparando os principais GPUs. e me levantou outra duvida

O que implica a placa ter 256 ou 512 Bit de bus memory?

TKS.

po vocês ajudam demais !

Postado

Conforme o link da TechPower, tem uma tabela bem interessante comparando os principais GPUs. e me levantou outra duvida

O que implica a placa ter 256 ou 512 Bit de bus memory?

TKS.

po vocês ajudam demais !

Essa é a interface de conexão do chip com a memória, e implica diretamente na banda que pode ser transmitida entre eles.

Assim, pode-se concluir que uma placa com chip 512 bits é mais rápida que uma 256 bits né?? Não!

Pois além da interface tem a frequencia em que a memória trabalha, assim maior a frequencia, mais informações por segundo ela envia a placa de video, de forma que aumenta a Banda.

Pode até comparar as bandas da 970 que é uns 256*7000(frequencia real da memória)/8(transformar bit para byte) = 224 GB/s

Agora a da R9 390 é assim: 512*6000/8= 384GB/s. Bem maior né, porém não é apenas isso que mede a perfomance de uma placa de video, assim se fosse analisar apenas pela banda, era para a 390 ser 50% mais rápida, mas ai tem outros fatores a mais que implicam diretamente na perfomance.

Ai existe os tipos de memória:

GDDR3 ou DDR 3 = Double Data Rate: trabalha com dois pulsos por clock, assim se a frequencia for 1000 MHz, a efetiva é 2000 MHz

GDDR5 ou DDR 5 = Double Data Rate: A diferença é que a DDR5 trabalha com 4 pulsos por clock, assim se a frequencia é 1000MHz, a efetiva é 4000 MHz.

HBM : High Bandwidth Memory: A conexão da memoria ao chip é melhor, de forma que as memorias ficam empilhadas, assim triplica o tamanho da interface Memória chip, tanto é que R9 Fury que usa essa memória, tem interface de 4096 Bits, só que a memória trabalha a 500 MHz, uns 1000 MHz efetivo, assim a Banda dela é 512 GB/s.

• Curtir 2
Postado

Vamo fazer o seguinte então, eu te dou o número da minha conta e ai você me manda o dinheiro pra eu comprar uma r9 390. Quando chegar, eu faço os benchmarks e comparo com a minha Gtx 970. Pode ser?

Eu peguei esse vídeo pois sou inscrito no canal e eu lembro de tê-lo visto no dia que saiu. Simples assim. De fato, há outros benchmarks por ai (que eu também dei uma olhada), é só que esse é bastante prático para mim, pois sei exatamente onde achar e qual o resultado.

Meu filho, preste atenção. Como eu falei, os modelos da Gigabyte NÃO SERVEM PARA VOCÊ, por causa dessa sua fonte. Se preferir o da Asus Strix, esse ai serve, mas não compre o da Gigabyte.

Combinado?

Postado

Olá, muitos GPU's baseados na arquitetura da geração passada sofreram otimizações em nível de hardware, o que realmente importa é o desempenho bruto que a placa demonstra na renderização de aplicações gráficas, não é por que você é proprietário de determinado modelo que nada oriundo da rival presta, é uma maneira superficial de enxergar os 2 lados de uma moeda.

Aqui ninguém faz indicação baseada em benchmark caseiro, seria cometer um erro primário, usamos indicadores de sites com confiabilidade e reputação internacional, é a maneira correta para discutir desempenho entre processadores gráficos.

ela bate uma R9 290X fácil, sendo que é High End e a GTX970 é considerada Mid End ainda,

A GTX 970 nunca foi considerada mid end, o GPU já era tratado como High End desde o seu lançamento pela Nvidia, ela não é a placa High End topo de linha mas não é uma solução intermediária.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Olá, muitos GPU's baseados na arquitetura da geração passada sofreram otimizações em nível de hardware, o que realmente importa é o desempenho bruto que a placa demonstra na renderização de aplicação gráficas, não é por que você é proprietário de determinado modelo que nada oriundo da rival presta, é uma maneira superficial de enxergar os 2 lados de uma moeda.

Aqui ninguém faz indicação baseada em benchmark caseiro, seria cometer um erro primário, usamos indicadores de sites com confiabilidade e reputação internacional, é a maneira correta para discutir desempenho entre processadores gráficos.

A GTX 970 nunca foi considerada mid end, o GPU já era tratado como High End desde o seu lançamento pela Nvidia, ela não é a placa High End topo de linha mas não é uma solução intermediária.

Fato, e o porque da 970 ser tão bom custo x beneficio, é simplesmente porque a 980 não vale a pena, esses poucos ROPs desativados n intereferem em quase nada na perfomance e colocaram o preço nas alturas.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...