Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema interessante aqui em minha máquina. Possuo um PC com uma placa-mãe Asus A58M-A/BR com suporte ao UEFI. O interessante é que possuio mídias físicas do Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10, todas AIO (All-in-one), entretanto não consigo instalar o Windows com nenhuma delas. o DVD boota normalmente depois de inverter o boot na mobo, carrega normalmente os arquivos de instalação, a escolha da versão do Windows (Home. Pro, Enterprise...x86, x64), porém ao chegar na derradeira tela de particionamento para instalção do Sistema Operacional vem aquela famosa mensagem "O Windows não pode ser instalado nesta partição. O disco está no modo de partição GPT" Mais ou menos isto. Meu HD está de fato no modo GPT, afinal prefiro usar so sistema de tabelamento GPT em vez de MBR, porém, persistindo neste modo não consigo instalar nenhuma versão do Windows 10, por exemplo, pelo fato de estar em GPT nesta mídia física AIO. Convertendo o HD em MBR, a instalação acontece normalmente, mas não desta maneira que eu quero, pois, como especifiquei antes, quero manter o sistema de tabelamento do disco em GPT para que funcione bem de acordo com os sistema UEFI (e devo usá-lo deste modo meu HD é de 3TB). O mesmo ocorre com os pendrivers, mesmo usando o RUFUS configurado para sistemas GPT-UEFI no formato FAT-32, usando ISOS, destas mídias físicas, o instalador nem chega a carregar o sistema, partindo para boot normal para o carregamento do Windows 10 Pro instalado. O interessante é que se for usado uma ISO sem qualquer manipulação, como, por exemplo, do Windows 10,  sem que tenha havido adições de outras versões, ela realiza o boot normal, tanto no DVD, quanto no Pendrive, em modo UEFI, realiza as partições com sucesso e instala o SO no modo GPT. A minha pergunta e dúvida é como fazer com que estas mídas ALL-IN-ONE possam realizar instalação do sistema em partições GPT, como posso convertê-las para que realizem o boot em modo UEFI? Sei que o boot em UEFI não pode conter imagens superiores à 4GB, tendo em vista que só reconhecem sistema de arquivos em FAT32 (daí a minha crítica ao UEFI, apesar de moderna porquê ainda necessita do FAT32 para reconhecer os arquivos em vez do NTFS). Portanto, a minha pergunta é, o que devo fazer com os arquivos da mídia física ou as respectivas ISO's para que possam bootar no modo UEFI também ou devo baixar todas as imagens individuais novamente para montar uma nova ISO-AIO? Caso seja necessário, como formar uma ISO AIO para que funcionem no modo UEFI também?

Problema

====================================================================================================================================================================================================
DVD-AIO do Windows 7 X64_x86 (Starter, H. Básic, H. Premium, Professional e Ultimate) - "O Windows não pode ser instalado nesta partição. O disco está no modo de partição GPT" == Pendrive com os mesmos arquivos, não dá boot.
DVD-AIO do Windows 8 x64_x86 (Core, Pro, Enterprise) - "O Windows não pode ser instalado nesta partição. O disco está no modo de partição GPT" =========================== Pendrive com os mesmos arquivos, não dá boot.
DVD-AIO do Windows 8.1 x64_x86 (Core, Pro, Enterprise) - "O Windows não pode ser instalado nesta partição. O disco está no modo de partição GPT"========================== Pendrive com os mesmos arquivos, não dá boot.
DVD-AIO do Windows 10 X64_x86 (Home, Pro, Enterprise, Enterprise LTBS) "O Windows não pode ser instalado nesta partição. O disco está no modo de partição GPT"============= Pendrive com os mesmos arquivos, não dá boot.
DVD do Windows 8 Pro x64 - Instala normalmente ==========================================================================================================  Pendrive com os mesmo arquivos, dá boot e instala em UEFI
DVD do Windows 8.1 Enterprise x64 - Instala normalmente =================================================================================================== Pendrive com os mesmos arquivos, dá boot e instala em UEFI
DVD do Windows 10 Multiple Edition x64 (Home, Pro - MSDN) ================================================================================================= Pendrive com os mesmos arquivos, dá boot e instala em UEFI
====================================================================================================================================================================================================

No que tange ao Windows 8, 8.1 e 10 tinha todas as versões (imagens) individuais e todas bootavam normalmente no modo UEFI, porém ao transformá-las em AIO só bootam e instalam em partição MBR - não desejo este modo, MBR.

Pendrive com os mesmo arquivos, significa que tanto o DVD quanto os arquivos do Pendrive, vieram das mesmas ISO's.

Tenho um DVD DL com Windows 7 e 10 AIO - porém ele dá o mesmo problema dos demais, - "O Windows não pode ser instalado nesta partição. O disco está no modo de partição GPT" - ,mas quando o HD está em MBR instala normalmente qualquer versão.

Se alguém tiver algum comentário postem pra discutirmos o assunto. Achei interessante isto e espero que alguém tenha alguma solução, pois não estou muito afim de baixar novamente imagem por imagem pra fazer um novo AIO compatível com o UEFI.

Agradeço desde já qualquer sugestão!

Postado

Talvez a pergunta tenha ficado meio complexa, mas posso resumi-la do seguinte modo:

Tenho imagens ISO's do Windows 7 AIO, do Windows 10 AIO e uma especial do Windows 7_10 AIO, em ambas versões x64_x86, todas superiores a 4 gigas. Gostaria da saber se há algum modo de fazer com que estas imagens AIO possam instalar o sistema operacional em HD's com tabelas de partição GPT, pois elas só reconhecem HD's em MBR e não quero converter GPT para MBR. Portanto, há alguma maneira de manipular estas ISO's para que possam reconhecer o sistema GPT para que o Windows possa ser instalado em HD com este sistema de tabelamento? Esta é a minha dúvida.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...