Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa dos FPS ficarem maior sem o Dual Channel eu não esperava.....Chega ser bizarro...  Teoricamente não deveria cair os FPS no dual justamente por ter o dobro de banda disponível.... O desempenho do dual channel seria  como trocar uma memória DDR3 de 1000mhz por uma de 2000mhz  mantendo um único canal ou seja  2X 1000mhz dual teria o mesmo desempenho de  1X 2000mhz  single....  Mas na pratica isso não aconteceu..... Será que a velocidade  da memória , latências também influenciam significativamente nos FPS?   

Postado

Será que a velocidade  da memória , latências também influenciam significativamente nos FPS?   

Nos testes dos sites gringos a diferença fica praticamente dentro da margem de erro do teste...

• Membro VIP
Postado

Legal a ideia e o teste !

Só eu senti que vem mais uma série de testes relacionados ao dual / triple / quad channel por aí, e, claro, fiquei com vontade de sugerir uma cacetada de experimentos ? :)

• Curtir 2
Postado

Eu adoro os testes "Quebrando mitos da informática" (título sugestivo, hein? happy-014.gif)!

Testes na prática sempre são um ponto de vista que eu gosto de enfatizar. Adoro esses testes porque eles muitas vezes escancaram a verdade e fazem a gente repensar aquilo que tínhamos como certo, levando-nos a novas conclusões. Quanto mais eu leio testes deste tipo, que analisam resultados reais, mais percebo que grande parte daquilo que se propaga/vende é um monte de bobagens que induz a erros mesmo quem já está na estrada há algum tempo.

Mais uma vez, fica provado que teoria e prática nem sempre caminham juntas. Não adianta indicar marcas, modelos e configurações apenas comparando teoria e números. Vale a pena desconfiar!

Ótimo teste, @Rafael Coelho... obrigado! thumbsup.gif

EDIÇÃO

Um errinho de português que quase passou despercebido: página 2, 1º parágrafo, 2ª linha: "os componentes era os mesmos".

• Curtir 1
Postado

Parabéns à equipe pela matéria!

Sempre tive esse tipo de dúvida, em saber o quanto influenciaria no desempenho de jogos.

Complementando alguns comentários aqui do artigo, o fato do HD ser o ponto limitante no que diz respeito á transferência de dados, isso é uma grande verdade, os PCs aqui da empresa são a maioria de 2009, Atlhon 64 e Pentium Dual Core, depois que foi implantado o Win 8, o desempenho começou a ficar cada vez pior. Por conta disso, o TI instalou SSD em todos as máquinas e vou te falar, meu amigo, que diferença, mudou da água para o vinho, carrega tudo bem mais rápido, sem travamento ou atraso nas respostas aos comandos.

Até!

• Curtir 2
  • Administrador
Postado

Pode não ser o portal mais ativo ou com mais acessos, mas ao menos o CdH continua sendo honesto e publicando testes/artigos de qualidade.

@Jorno

Entre os sites específicos sobre hardware, somos de longe o maior. Basta comparar o número de usuários cadastrados e a quantidade de seguidores no Facebook. Perdemos somente para portais "genéricos" de informática/tecnologia, por terem uma equipe maior, mais dinheiro (pois são bancados por grupos editoriais grandes) e terem artigos para um público mais abrangente. Estes sites maiores, porém, tendem a ter artigos mais "rasos".

Legal a ideia e o teste !

Só eu senti que vem mais uma série de testes relacionados ao dual / triple / quad channel por aí, e, claro, fiquei com vontade de sugerir uma cacetada de experimentos ? :)

Pode postar suas sugestões sem problemas, eu e o @Rafael Coelho estamos lendo todas.

EDIÇÃO

Um errinho de português que quase passou despercebido: página 2, 1º parágrafo, 2ª linha: "os componentes era os mesmos".

Obrigado @Duda Sgluber, acabei de corrigir!

• Curtir 2
Postado

Um teste que gostaria de ver, sempre vejo pessoal recomendando memória de 1600 MHz com o tal de CL9, não aconselhando os que tem os mesmos 1600 MHz com CL10 e 11. Se puder mostrar a diferença na prática delas seria interessante. Acho que apenas programas como 7-zip, Winzip e Winrar se beneficiam mais de memórias melhores.

Também queria ver diferença nos AMDs, de memórias 1866 MHz para as 1600 e 1333 MHz, se possível, nos mesmos testes.

Parabéns pelo artigo Rafael.

• Curtir 2
Postado

Um teste que gostaria de ver, sempre vejo pessoal recomendando memória de 1600 MHz com o tal de CL9, não aconselhando os que tem os mesmos 1600 MHz com CL10 e 11. Se puder mostrar a diferença na prática delas seria interessante. Acho que apenas programas como 7-zip, Winzip e Winrar se beneficiam mais de memórias melhores.

Também queria ver diferença nos AMDs, de memórias 1866 MHz para as 1600 e 1333 MHz, se possível, nos mesmos testes.

Parabéns pelo artigo Rafael.

Verdade... uma coisa já corriqueira aqui no forum é a insistência para usuários de FX pegarem memórias 1866MHz por os fx terem esta como frequência base, assim uma análise disse seria util, como também a utilização de certas variaveis: Memórias com tempos de entrega de dados iguais ou parecidos, ou seja 1600 MHz Cl9, assim uma 1866MHz CL 10 seria parecido, e também memórias com latência iguais e apenas mudando a frequência, ou seja, tecnicamente melhor em todos os aspectos.

• Membro VIP
Postado

Eu tinha pensado em algo semelhante mas diferente, mas pra praticidade, minha pentelhice padrão: Folding@Home

Pensei também em algum cálculo científico de mecânica quântica, mas geralmente depende de programas e de Linux, é trabalho demais pra resultado de menos, embora seja tecnicamente interessante, tem pouco impacto final na significância do artigo.

Já o Folding pega dinâmicas moleculares, coisa que eu acho que dá maior visibilidade pois tem um público razoável além do projeto, e é um tipo de teste muito custoso computacionalmente.

Postado

Eu tinha pensado em algo semelhante mas diferente, mas pra praticidade, minha pentelhice padrão: Folding@Home

Pensei também em algum cálculo científico de mecânica quântica, mas geralmente depende de programas e de Linux, é trabalho demais pra resultado de menos, embora seja tecnicamente interessante, tem pouco impacto final na significância do artigo.

Já o Folding pega dinâmicas moleculares, coisa que eu acho que dá maior visibilidade pois tem um público razoável além do projeto, e é um tipo de teste muito custoso computacionalmente.

Testar o impacto de memorias dual/triple/single channel no folding era uma boa.

• Membro VIP
Postado

Testar o impacto de memorias dual/triple/single channel no folding era uma boa.

Não só isso, frequências e latências também.

Taí, uma coisa que poderia ser mais interessante é um artigo bem extenso sobre memórias em diferentes plataformas e aplicativos.

Vai dar um trabalhaço pro Mestre. :D

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O Folding@Home é uma boa para incluir em testes de memória, mas também de processadores e placas de vídeo. Vamos pesquisar se há alguma metodologia confiável para utilizá-lo.

• Curtir 2
Postado

Nos AMD FX  tem 2 tipos de Dual Channel...... Um  modo trabalha com 2 canais de 64bit separado, mas em paralelo... E o outro é em 128 bit de forma tradicional ....  Não sei dizer de da diferença de desempenho ....

Postado

Olá,

Acredito que não foram analisados os dados corretos. O uso de memórias dual-channel (ou triple-channel no caso dos processadores de socket 1136) não tem como foco ou característica a alteração na taxa de quadros por segundo, até porque isso está mais ligado à placa de vídeo e ao barramento PCI-E do que às memórias.

Neste caso, acredito que a tecnologia adotada, se é single, dual ou triple-channel tem mais a ver com o tempo de carregamento (loading) do jogo. Refiz em casa o teste de vocês utilizando um I7 950 LGA 1136 e intercalei a utilização dos canais. São memórias DDR3 1600 rodando 2000mhz e o processador a 3.4ghz. Foram 3x4G e não tive alteração significativa na taxa de quadros, mas tive grande variação em loadings.

Utilizo dois SSDs Evo 840 2 de 120GB em Raid 0 com stripe de 32k. A placa mãe é uma Asus P6X58D-E.

Se a NVIDIA não fosse proprietária do código do PhysX e a performance não ficasse tão comprometida em placas da AMD, aí sim acredito que o teste do Single X Dual Channel teria mais sentido, pois estes cálculos são executados pelo processador e não pela GPU

Ao que se propõe o teste sim, ele foi válido, porque mostra que o desempenho em jogos não aumenta. Mas se o teste fosse mais completo e incluísse benchmark de programas que testam a performance na cópia, leitura e escrita de arquivos, aí sim haveria maior desempenho no dual channel. Façam o teste com programas como Euler 3D e Maxxmen que verão a diferença do dual para o single channel. Acredito que por isso o colega disse que no carregamento de jogos fez diferença.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ao que se propõe o teste sim, ele foi válido, porque mostra que o desempenho em jogos não aumenta. Mas se o teste fosse mais completo e incluísse benchmark de programas que testam a performance na cópia, leitura e escrita de arquivos, aí sim haveria maior desempenho no dual channel. Façam o teste com programas como Euler 3D e Maxxmen que verão a diferença do dual para o single channel. Acredito que por isso o colega disse que no carregamento de jogos fez diferença.

Em testes que envolvam cópia, leitura e escrita de arquivos, não haveria diferença, pois a velocidade de leitura e escrita em disco (ou mesmo em um SSD) ainda é muito mais baixa do que na memória.

Apenas em testes que envolvam cálculos com acesso a grandes quantidades de memória haveria diferença mesurável.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Pessoal, seguindo as sugestões que vocês deram neste tópico, fizemos a continuação deste teste, desta vez vendo o impacto do vídeo integrado. Confiram:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/memoria-em-dois-canais-faz-diferenca-no-desempenho-do-video-integrado/3176

Quando conheci as APU's já imaginei se existiria uma APU high end que utiliza o recurso do Triple Channel ou Quad Channel, porém a AMD ainda está focada no mercado intermediário, assim, sonho um dia a AMD realizar isso, e lançar no mercado APU de alta perfomance e que aceite triple/quad Channel.

E parabéns pelo artigo, bom frisar que para APU's o Dual channel faz muita diferença.

• Curtir 2
  • 1 ano depois...
Postado

Resumo: o desempenho não muda em relação ao processamento de imagens pela placa de vídeo.

Só o tempo de carregamento entre RAM e CPU.

Se for usar em um servidor de rede, por exemplo, onde haja alto tráfego de dados, com muita busca no HD, como um servidor web, o desempenho em dual channel seria melhor que em single channel?

Deu pra entender minha lógica?

• Administrador
Postado
Em 2/2/2017 às 00:35, Welington Tutoriais disse:

Se for usar em um servidor de rede, por exemplo, onde haja alto tráfego de dados, com muita busca no HD, como um servidor web, o desempenho em dual channel seria melhor que em single channel?

Não. Um disco rígido é muito mais lento que a RAM, mesmo ele em single channel. Dessa forma, aumentar para dois canais você aumenta a largura de banda da RAM, mas essa banda extra não será usada, pois o disco rígido continuará sendo muito mais lento do que a memória. Você terá aumento de desempenho se trocar o HD por um SSD.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel Torres

Entendi. Aí vai acontecer um "gargalo" de memória RAM? Pois será subutilizado.

adicionado 8 minutos depois
2 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Não. Um disco rígido é muito mais lento que a RAM, mesmo ele em single channel. Dessa forma, aumentar para dois canais você aumenta a largura de banda da RAM, mas essa banda extra não será usada, pois o disco rígido continuará sendo muito mais lento do que a memória. Você terá aumento de desempenho se trocar o HD por um SSD.

Obrigado pela resposta. Refazendo a pergunta: o dual channel melhora a largura e desempenho entre a RAM e o processador, mas ficará limitado à banda do HD, certo?

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, Welington Tutoriais disse:

@Gabriel Torres

Entendi. Aí vai acontecer um "gargalo" de memória RAM? Pois será subutilizado.

adicionado 8 minutos depois

Obrigado pela resposta. Refazendo a pergunta: o dual channel melhora a largura e desempenho entre a RAM e o processador, mas ficará limitado à banda do HD, certo?

O que parece claro é que a largura de banda de memória só é gargalo quando se utiliza vídeo integrado.

• Administrador
Postado
12 horas atrás, Welington Tutoriais disse:

o dual channel melhora a largura e desempenho entre a RAM e o processador, mas ficará limitado à banda do HD, certo?

Não necessariamente. Só haverá limitação na primeira vez em que os dados forem transferidos do HD para a RAM, mas depois que os dados estiverem na RAM, o processador carregará os dados diretamente da RAM na largura de banda oferecida. Assumindo, é claro, que exista bastante memória disponível e não haverá uso da técnica de memória virtual. Mas mesmo esta largura de banda é teórica, pois pelo menos 80% dos acessos à memória o processador busca dados de seu cache de memória e não diretamente da RAM. Por isso que, na prática, não há quase aumento de desempenho no uso de memória em canal único vs. dois canais.

Sugiro ainda que você leia o meu livro "Hardware" para aprender mais sobre arquitetura de computadores e entender 100% o que eu expliquei acima.

Abraços.

• Curtir 2
Postado
12 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Não necessariamente. Só haverá limitação na primeira vez em que os dados forem transferidos do HD para a RAM, mas depois que os dados estiverem na RAM, o processador carregará os dados diretamente da RAM na largura de banda oferecida. Assumindo, é claro, que exista bastante memória disponível e não haverá uso da técnica de memória virtual. Mas mesmo esta largura de banda é teórica, pois pelo menos 80% dos acessos à memória o processador busca dados de seu cache de memória e não diretamente da RAM. Por isso que, na prática, não há quase aumento de desempenho no uso de memória em canal único vs. dois canais.

Sugiro ainda que você leia o meu livro "Hardware" para aprender mais sobre arquitetura de computadores e entender 100% o que eu expliquei acima.

Abraços.

Muito obrigado! Eu entendi tudo. hehe 

Sou professor de informática no IFNMG e fiquei muito tempo sem ministrar aulas de hardware (estou me reciclando), estou dando aula de desenvolvimento web, mas estou voltando a estudar para voltar com as aulas de hardware.

Tenho seus livros Hardware, Montagem de Micros e Redes 2ª edição. Estou com um projeto no Youtube onde inclusive citarei sempre seus livros como referência. Obrigado mais uma vez pela presteza.

adicionado 0 minutos depois
23 horas atrás, Rafael Coelho disse:

O que parece claro é que a largura de banda de memória só é gargalo quando se utiliza vídeo integrado.

Realmente. Obrigado por responder.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!