Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(Tutorial) Como economizar mais de 30% de energia com lampada LED

alissomrex

Posts recomendados

• Membro VIP

...... Poderiam me explicar na prática o que é isso de luz fria ou luz quente nas leds?

Isso absolutamente não se refere a temperatura em si, a dissipação térmica mas sim, no estudo da luminotécnica, a distribuição da energia luminosa se comparando com a distribuição dessa mesma energia ao se aquecer um corpo negro a uma temperatura absoluta, em graus Kelvin.. A aparência de uma lâmpada classificada como de 2.700o K é a mesma que se perceberia ao aquecer determinado metal a esses mesmos 2.700o K, ou falando mais dentro da técnica, uma lâmpada se diz de 2700o Kelvin se a distribuição de energia luminosa dela se equivale a um corpo negro quando aquecido a 2.700o K..

As lâmpadas de menor temperatura da cor, mais amareladas, tendem a ser mais agradáveis, distorcem menos as cores refletidas, tornam o ambiente mais suave. Ao contrário as lâmpadas de maior temperatura da cor tendem a distorcer as cores, são mais brancas, menos aconchegantes. Valores típicos comerciais das mesmas ficam ai pelos 6.000 a 6.500o K.

Isso é a temperatura da cor..  E isso não vale somente para lâmpadas led mas sim para todas as lâmpadas ou fontes luminosas..

E a coisa da temperatura ai, na luminotécnica, é ao contrário.. Lâmpadas com menor temperatura da cor (por exemplo 2.700o K) são consideradas mais quentes e de maior temperatura da cor são consideradas mais frias.. Lâmpadas como as fluorescentes brancas ou mesmo as led brancas, de 6.500o K são consideradas lâmpadas frias..  A cor é fria embora a temperatura da cor seja mais alta..

Leia por exemplo: http://www.newline.ind.br/voce-sabe-o-que-e-temperatura-de-cor/

• Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As lâmpadas que comprei, os leds não ficam "visíveis"... existe uma espécie de "bojo" que encobre todos os leds. O que faz esse "bojo" ficar iluminado... e por consequência, ele ilumina, aparentemente, em todas as direções. Não notei "ponto escuro" depois que troquei as lampadas no ap.... vai ver eu que enxergo pouco mesmo. kkkk

As que uso  Aqui os LEDs ficam visíveis, e o formato da lampada lembra a fluorescente compacta:

lampada_LED1.jpg

Será que faz diferença com a de bulbo, tipo bojo?

LEDBULBO.jpg

Link para o comentário

• Membro VIP

Opa

Valeu a todos pelas explicações.

De fato, tenho 1 led mais "amarelada" que as demais. Mas, comprei no susto... kkkkk Pra mim, não faz diferença. O que preciso é ligar a lâmpada e poder enxergar as coisas. Agora se ta mais branco, mais amarelo, mais distorcido, ai não sei... kkkk

Mas valeu a todos pelas explicações. ;)

• Curtir 2
Link para o comentário

• Membro VIP

Ai vai depender de cada lâmpada. Eu acredito bastante nos dados da Philips e tomando as lâmpadas led da mesma se tem algo como:

De 13,5 a 14 Watts de led equivalem a uma incandescente de 100 Watts. Varia em função do modelo, da cor, dos recursos, do fator de potência, da capacidade de ajuste de brilho (dimerização), etc.

As lâmpadas Philips que  equivalem às incandescentes de 60 Watts são as de 9 a 10 Watts..

O mesmo vale para a linha da Taschibra onde a lâmpada led de 9 Watts equivale a 100 Watts incandescente..

Já a Taschibra oferece lâmpadas de 16 Watts, de led, que equivalem a de 100 Watts incandescente, segundo a própria Taschibra..

Só cuide mesmo é dos engana tolo, como daquele vendedor do ML que anunciava lâmpada led de 5 Watts como equivalente a incandescente de 100 Watts. Pega ratão puro...

• Curtir 2
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!