Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Lenovo G460 e de uns meses para cá ele começou a apresentar problemas no altofalante dele. Depois de uns 10 minutos o som some (e só consigo ouvir se eu ligar uma caixa de som externa ou fone de ouvido). O interessante é que se eu suspender o computador e ligar ele outra vez (coisa que demora de 5 a 10 segundos apenas) o som volta a sair dos altofalantes outra vez, mas pára de novo depois de uns 30 segundos.

Já tentei várias coisas. No momento tenho Linux Mint 17.3 instalado mas já testei esse problema no Ubuntu, Lubuntu e Fedora e é sempre a mesma coisa. Estou pra testar no windows também, assim que eu conseguir fazer um LiveCD do windows 7/8/10.

Não postei na parte de hardware de som porque pelo que eu vi com outros casos semelhantes (veja aqui e aqui) isso pode ser um problema da placa-mãe de alguns modelos da Lenovo. Achei alguns usuários com problemas parecidos em notes da Lenovo aqui no fórum, mas nenhum deles é o meu problema mesmo e nenhum deles me ajudou.

Alguém já passou por algo parecido ou sabe como posso consertar isso? De resto o meu computador funciona muito bem e não queria trocá-lo só por causa disso.

PS: já está fora da garantia.

Obrigado.

Postado

Vou te sugerir uma solução paliativa que talvez funcione. 

1. Instale o Pavucontrol (sudo apt-get install pavucontrol), vá em saída de audio e no built-in audio e selecione alto-falante (o meu está escrito como unavailable, porque a entrada P2 está com problema).

5682fd1acfd4c_Screenshotfrom2015-12-2919

Postado

@mariposa agradeço a tentativa. Instalei o programa e fiquei monitorando ele até o som sumir. O som de fato sumiu, e nada mudou no programa (a opção Speakers já estava selecionada). Qualquer coisa que eu mudei no programa depois disso também não fez nenhuma diferença.

Tudo indica que o problema é no hardware mesmo. Já tentei várias soluções de software e nenhuma mudou nada. Mas gostei desse programa com GUI. Obrigado!

Postado
12 horas atrás, Tomas Chor disse:

@mariposa agradeço a tentativa. Instalei o programa e fiquei monitorando ele até o som sumir. O som de fato sumiu, e nada mudou no programa (a opção Speakers já estava selecionada). Qualquer coisa que eu mudei no programa depois disso também não fez nenhuma diferença.

Tudo indica que o problema é no hardware mesmo. Já tentei várias soluções de software e nenhuma mudou nada. Mas gostei desse programa com GUI. Obrigado!

Abra o terminal, digitar alsamixer e aperte F6 para selecionar sua placa de som. Acredito que vai aparecer como Intel PCH. Procure pela opção auto-mute e desative-a.

Que estranho o alto-falante funcionar e depois parar depois de alguns segundos. :/

Postado

@mariposa já havia tentado isso. A minha placa aparece como HDA Intei MID e já está selecionada. Eu seleciono ela, desativo o auto-mute e o problema continua persistindo. Tentei outras coisinhas no alsamixer também mas nada deu certo, infelizmente.

Postado

Liguei para algumas assistências e algumas falaram para levar lá que eles tentam consertar o problema na placa mesmo trocando o "chip de som" segundo eles. Achei estranho, sendo que a própria Lenovo troca a placa quando dá esse problema. Devo levar mesmo ou parece meio "armação" quererem resolver o que a Lenovo não consegue?

Obrigado,

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!