Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Processador: i3 3240 3.4Ghz

Memória: 2x4gb

Placa-mãe: GA-H61M-S1

Versão da Bios: FC

Fonte: EVGA 500W

Placa de Vídeo: GTX 960 2gb windforce

Acabei de comprar esta placa de vídeo e percebi que quando jogo, a placa de vídeo nunca fica em 100% de uso, sempre na casa dos 50%, e sua temperatura também muito baixa, sempre uns 35 graus.

Acho que não é gargalo, já que o uso do processador também nunca passa de 60%

Testei em alguns jogos como H1Z1, CS:GO, Rocket League, BF3 e todos deram o mesmo problema.

Meus drivers já estão devidamente atualizados.

Alguém sabe o que pode ser?

Muito obrigado :)

Postado

Você está usando V-Sync? Se sim desative e coloque as configurações de vídeo no ultra e também use a resolução do seu monitor no máximo. E a propósito qual a resolução nativa do seu monitor? Será que esses jogos estão rodando em 1920x1080? Caso o jogo esteja rodando com resolução baixa e com poucos recursos gráficos ativados é normal que não use todo potencial da placa de video.

Postado

Os recursos graficos estão todos ativados? Anti-Aliasing e outros e a qtos fps estão rodando os jogos em geral? BF3 e CSGO por exemplo?

Postado

No CSGO eu deixei tudo no mínimo e rodou a uns 180fps, logo após eu deixei tudo no máximo e rodou a uns 100fps em média, nas duas ocasiões o desempenho da placa de vídeo não passou da casa dos 50%

No BF3 não prestei muita atenção D: mas foi algo bem similar

Postado

Vai no Painel de Controle da Nvidia>Gerenciar as Configurações em 3D>Modo de gerenciamento de energia e se estiver em adaptável coloque Preferência por desempenho máximo para ver se muda o comportamento da placa.

Postado

Infelizmente não conseguirei testar com o BF3 no momento, pois estava usando a conta de um amigo e ele já foi embora.

Mas acabei de testar com o Sniper Elite 3 no Ultra aqui e não deu o problema, a placa ficou o tempo todo em 99% de uso '-'

Só que nos outros jogos tenho certeza de que o V-Sync está desativado.

Postado

Bom acredito que não tenha nenhum problema como gargalo e sim que os jogos não estão necessitando dos 100% da VGA mesmo. O ideal é você testar com jogos mais pesados como o Sniper Elite 3 e o BF3 (por isso pedi para você fazer mais testes com ele pois era o único jogo pesado que eu tenho conhecimento entre os citados por você, pois não jogo H1Z1 e nem Rocket League) e ver quais usam e quais não usam e como a resolução do seu monitor é baixa no caso 1680x1050 isso é até bom pois com a vga entre 50% e 60% você economiza energia e prolonga a vida útil da sua VGA.

Postado

@jimmy_s

Cara, fiz uns benchmarks com o PassMark e deu pra perceber que várias vezes o processador fica em 100% e a placa de vídeo abaixo dos 60%, tem alguma forma de resolver isso ou é simplesmente trocando o processador?

Porque antes de comprar essa placa de vídeo pesquisei bastante e em todo lugar que eu pesquisava dizia que não haveria gargalo.

Edit: 

Acabei de testar no GTA V  e coloquei as mesmas configurações de um vídeo que vi de uma pessoa com o mesmo processador e placa de vídeo que eu. Mas os desempenhos são bastante diferentes, o cara joga no Alto/Muito Alto com fps 60 e eu não consigo jogar no Alto direito, o meu processador sempre fica em 100% e o dele não :(

Postado

@tailsk1 Esse tipo de característica parece ser gargalo mas o único jeito de ter certeza é testando a vga em outra plataforma. Isso é possível para você? E sobre esse video do gta v você configurou exatamente igual? porque gta v consome muito processador e procesadores dual core sofrem um pouco com esse jogo e tem algumas configurações dele que fazem o uso do processador disparar.

Postado

@tailsk1 Mais uma coisa você sabe usar a tecnologia DSR da Nvidia? Ela permite você usar o jogo em uma resolução maior do que a que seu monitor permite. E o porque estou falando isso é que resolução pesa para a VGA e como você está usando uma resolução baixa (1680x1050) pode ser que sua VGA esteja sendo pouco usada por isso. O que consome processador normalmente são outros recursos como a física do jogo e que serão usados independente da resolução. Pesquisa no google "dsr nvidia" sem aspas para aprender a usar caso não saiba e faça testes com resolução de 1920x1080 

Postado

Farei este teste logo logo.

Outra coisa, fiz testes com o FurMark e neste teste o processador se comportou normal e a placa de vídeo em 100%

Um amigo meu comentou que poderia ser problema com o Windows 10, sabes de algum problema sobre isso?

Postado

@tailsk1 Se no furmark ele se comportou normal é mais um indicio que talvez o problema seja esse mesmo baixa demanda para VGA ou seja você precisa forçar ela para que use os 100%. E sobre Windows 10, tinha problemas até algum tempo atrás mas a nvidia diz ter corrigido nos últimos drivers mas como o que ela fala não se escreve fica difícil tirar uma conclusão. Eu mesmo ainda estou usando o 7 por isso e por incompatibilidade de alguns jogos também. 

Postado

@Leotarinha024

Mas o que eu acho estranho é outra pessoa com o mesmo CPU e GPU que eu ter uma performance em questão de processador bem maior. No GTA V meu processador fica em 100% o tempo todo e roda a 30fps na mesma configuração que esta pessoa roda a 60fps.

• Curtir 1
Postado

Impossivel isso vou pesquisar...

e logo vou fazer Benchemarks e explicar tudo isso....

(Meu Canal)

https://www.youtube.com/channel/UCVorJxCA9yMi53w_rdQ-_tg

Exemplo: quando seu processador esta em 100% e sua VGA nao passa de 65% = gargalo.

Como eu disse, processadores Dual-Core limitem o poder de fogo dessas placas se recomenda usar um I7 para se usar 100% dela.

Postado

Concordo, mas pesquisei em vários lugares, perguntei aqui no fórum inclusive se daria gargalo e disseram que não daria.

Até tem vídeos de pessoas com esse processador aguentando a placa e aqui não consigo :/

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...