Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Ah moleque! você é o cara! A dureza (hardware) já está semi-bom. Agora é moleza (software). Vá no arduino e translade prum led o estado do pino. Em c, algo como:

#define led PORTB_Bit1
#define lampada PORTB_Bit0
DDRB=0b(11111110);
for(;;) led=lampada;

é bom diminuir um pouco o nível 0. Tente colocar o pullup 22 ou 33k

Acendeu o led? Bora dominar o mundo!!

A partir deste ponto você pode me dispensar (e vice versa kk)

Sucessos!!

• Curtir 1
Postado

Bora dominar o mundo kk

JAEYUpk.jpg

GFqdeQW.jpg

Agora entendi o propósito do PC817. Basicamente, ele atuou como um botão. O resistor em pull-up... 

O código em arduino é realmente simples, praticamente igual a este https://www.arduino.cc/en/Tutorial/Button

Acho que o próximo update será em quando montar uma escala de 3 Arduinos/uC e 2 Lâmpadas simultaneamente, mas isso posso encaminhar sozinho.

Postado

Estou indo comprar mais componentes pra fazer um teste com duas lâmpadas e usando três arduinos pra estudar possíveis conflitos no aviso do status, então já adicionei na lista esse diodo zener e o varistor pra realizar um teste.

Postado

E seu eu trocar os arduinos por um multiplexador I/O? Tipo um 51?

(Primeira aula de 2016 do curso kkk)

Meu professor ficou bastante curioso e disse que seria até mais fácil que usar arduino e ia me ensinar a programação dele.

• Membro VIP
Postado

Obviamente pra várias entradas analógicas um multiplex analógico cai bem. No seu caso nem é analógico e pode ser multplex digital mesmo. Preguiça de rever as páginas anteriores mas acho que até já mencionei um i2c IO expander... Se achar que deve, mencione-o a teu professor

Postado

Comentou sim, mas previa usar arduino pois não imaginava o grau de dificuldade de usar um multiplexador (apesar de já ter feito algo simples como uma mini central telefônica, mas só no papel) 

Mas como serão várias lâmpadas, talvez valha mais a pena usar um desses. 

Meu professor vai ajudar também. 

Acho que por enquanto, farei no Arduino mesmo (os testes) apenas para poder desenvolver o aplicativo, aí eu posto aqui.

• Membro VIP
Postado

89s52 .. na época da serial/paralela (duvido que saiba o que é isso)  era mó moleza gravar. Pra você ter uma ideia, até eu consegui fazer um programinha no prompt do dos (duvido que saiba o que é isso - parte II) pra gravar serialmente. Fiz em borland c++ 2.0 (duvido que saiba o que é isso - parte III). O hw então ,, puf, nem se fala.. mamão com açúcar. Se um dia eu decidir, posso colar o fonte C dele aqui. Só a título de curiosidade mesmo. Mas se alguém souber como setar 3 bits e ler 1 bit numa porta qualquer (alguma serial/paralela virtual da usb p.ex.) em linguagem de alto nível, pode não ser totalmente inútil. Facim de portar.

Aproveito pra lançar a campanha volta Paulão @aphawk !

• 5 meses depois...
Postado

Ressuscitando o tópico...

Sei que faz tempo mas fiquei preso em outros projetos. Mas agora voltei com esse, e em anexo há uma prévia de uma placa que irei confeccionar. Ela possui 200x240mm

Com ela consigo controlar 4 cômodos com apenas 1 arduino (desisti de usar os escravos).

Para ligar, "basta" trocar todos os interruptores paralelos das lâmpadas desejadas por interruptores intermediários, e puxar o fio Comum desse antigo interruptor até a lâmpada com mais dois juntos (esses três fios serão ligados na placa, conforme anexo - J1), a outra ponta desses dois novos fios será ligado no intermediário.

Bom, qualquer progresso lhes aviso.

Captura de Tela (46).png

Captura de Tela (47).png

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!