Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do Clube do Hardware, venho aqui fazer algumas perguntas a vocês, as mesmas são referente a cabeamento e velocidade de internet, vou tentar resumir o maximo.

Fui contratado pra supervisionar uma Rede de distribuição de internet, aquelas famosas redes de bairros, 100% das queixas dos clientes é que a internet ou esta caindo muito, ou não pega, ou a que chega só da pra abrir o google, e muita aparece Connection time out no navegador..

Link contratado da GVT 70 MB

Quantidade de clientes Ativos ontem a noite: 91

Pacote dos 91 Clientes : 10 MB

Na minha logica isso ai já não ia funcionar desde o começo, o rapaz só pensou em colocar gente e não se ligou no LINK que ele tem:

vocês acham que o problema de lentidão é no caso pouca velocidade para muito cliente? Na minha cabeça eu penso assim: Se estiver 7 clientes de 10 MB já da a quota de banda fornecida por ele não é mesmo? em calculos 91 clientes a 10 MB da: 910 MB de Internet? Estou correto? Pois o Winbox aplicativo do mikrotik só diz que ele tem um limite até 10 mb, em rapidos testes, lugares mais pertos do servidor chega 10mb.

O cabeamento de um Switch para o outro interligado ao poste é de Classe B e não crossover, vocês acham que afetam alguma coisa? tendo em vista que o Switch pode operar de modo automático de identificação?

Swtich : SWITCH 8 PORTAS 10/100MBPS QOS SF800Q+ - INTELBRAS

Forte abraço pessoal.

Postado

Tem muito cliente com banda muito alta. Mas o cálculo não é 10 x 7 = 70 MB, pois muitos não usam ao mesmo tempo. Cada provedor tem que medir o seu consumo e fazer a estatística. Um valor usual é 4 x 1 a 6 x 1 ou seja com 70 MB de link poderia vender de 280 a 420 MB (28 a 42 planos de 10 MB). Mas é preciso gerenciar a banda, controlar downloads e vídeos, saber quem são os heavy users, etc.

Não entendi a dúvida com os switches e a autenticação, aliás, como é feita a autenticação?

• Curtir 1
Postado

Olá RicardoV, muito obrigado por responder;

Quanto a duvida do 10 x 7 = 70 Mb, voce poderia me explicar como fuciona esse calculo? Em seguida vi que tinha 92 usuarios online e desses 92 verifiquei que tinha uns 85 com velocidade de 10mb.

Sobre o Swtich eu queria saber se o cabo que se liga de um Switch ao outro tem de ser CrossOver, uma ponta com categoria A de cabeamento e a outra com Categoria B de cabeamento, ou pode ser A - A ou B - B.

O que voce acha que se deve fazer? Obviamente aumentar o Link? queria muito saber desse calculo que voce fez amigo.

A conexão é feito via autentificação = HOTSPOT ao se conectar o cliente coloca usuario e senha, esse hotspot fica no servidor de autentificação, com ele esta tudo ok.

Obrigado.

O gerenciamento creio que não tem, pois é designado no servidor que ele pode baixar até 10mb, identificamos muitas pessoas que chegavam a essa conexão de download 5.1 mb 7.1 MB enquanto outros não chegava nem a 1.

Postado

@mateusivson

Beleza,

Não entendi como estão interligados esses 91 clientes, mas se for necessário passar mais de 100Mbps entre um switch e outro você terá que troca-los e colocar switch gigabit.

Com 70Mbps você não consegue oferecer nem 1Mbps para cada cliente, então é necessário para ontem subir a velocidade do link, como muitos estão ficando sem internet você não vai conseguir medir o consumo agora.

O ideal é você colocar um link mais potente e depois ir medindo o consumo, esse link de 900 que você sugeriu resolve o problema e garante 10Mbps para todos os clientes, porém se o consumo máximo não chegar perto dos 900Mbps você estará pagando mais que o necessário.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

1. Agora o MK pode estar lendo 91 clientes ativos, mas ter por exemplo 10 assinantes, depende de como está sendo o controle do sistema.

2. O Mk tem opção de cache, então é possível melhorar performance de navegação sem uso da WAN, no entanto é preciso ver se o equipamento permite habilitar, bem como qual licença está sendo utilizada.

3. Acredito que link seja assíncrono, alguns problemas de acesso podem estar ocorrendo por causa do upload que é menor que o download. Configurar o cache já ajuda, mas o ideal seria limitar para um valor pequeno o upload, supondo que seja 7MB, limitar para um máximo de 512Kbps por exemplo.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado Roger_Rabelo e dwatashi por responderem.

Achei interessante a analise vocês, realmente o link tem quer ser aumentado, o que aconteceu foi que o dinheiro foi entrando e a rede não foi planejada para a quantidade de clientes.

Quando ao cache foi bom lembrar, vou ver se tem essa opção, pois, com o cache ele guarda arquivos no servidor para não carregá-los outras vez, creio que funcione mais ou menos assim. Creio que o upload já esteja baixo, mas vou dar uma olhada melhor, a maioria das minhas duvidas já consegui tirar, vou tentar fazer com que o dono da distribuição aumente o link e vamos ver no que vai dar.

Muito obrigado a todos, o caso pode se dar como concluido, se precisar reabrir eu falo com um moderador.

Abraço a todos :).

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...