Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Queria saber se ta normal isso ai, ou se a placa-mãe está com defeito pois ja ouvi falar muito mal dela, essa print ai foi logo após sair do MGSV TPP. tambem não estou entendo porque a fonte esta distribuindo apenas 31W para o processador sendo que a potencia dela é 95W, Enfim alguem que manja ai poderia me dizer se ta normal isso ai.      Vlwz

Configs

placa-mãe: asus m5a78l-m lx/br
Processa: fx 4300 3,8ghz
4gb ram 1600
gtx 650 1gb
HD 500gb 5200RPM

mothafucka.png

Postado

Olha, os sensores de temperatura de processador às vezes pifam e passam a dar temps loucas assim mesmo...

É bem comum nesses casos os sensores além de temperatura abaixo do esperado, ficarem ainda variando sem muito motivo.

Minha Mobo tá assim... fica 23C com esse mesmo processador, quando a temperatura ambiente tá em 28, 30... as vezes cai um pouco, eleva um pouco. É lógico que um processador, gerando calor, por menos que seja em IDLE, vai estar acima da temperatura ambiente. Então 11C tá errado! Se tiver garantia, aciona. Senão, fica tranquilo que isso não costuma ser grave.

Sua mobo pode continuar funcionando, e provavelmente vai continuar funcionando normal de resto por muito tempo. A minha tá assim tem 2 anos direto, sem dar outras falhas. Geralmente não passa do erro de sensores.

O bom nesses casos é assegurar que você use um Cooler capaz de resfriar bem o seu processador em qualquer situação. Ou seja, se seu cooler for o original da AMD, você pode pensar em trocá-lo por algo melhor, só por garantia. Mas antes, pense em seu histórico de uso. Seu processador costumava rodar muito perto do limite de temperatura do FX4300+? Se sim, pode ser melhor se garantir. Caso contrário, só conviva com isso...

Postado

@carinhadopcdaxuxa Cara não recomendo muito não, mais ai vai de você mesmo

@qarcanjo Cara tava pensando e acionar a garantia mesmo, só que essas coisas da muita dor de cabeça, e in game a temperatura estar a 62ºC é normal, quando que fica a sua? outra coisa também aqui eu to usando um cooler box que veio com o processa

Postado

Olha, o problema é confiar se está realmente em 62C, quando a temperatura IDLE tá claramente errada.

A minha mobo, por exemplo, não passa de 54C. Meu CPU Cooler é um Noctua NHU-9B, 90mm, 1 ventoinha. A versão revisada desse cooler, a Noctua NHU-9B SE2 usa 2 ventoinhas, para conseguir ficar 27C abaixo de um cooler stock da Intel, pelo que vi nos reviews mais recentes. Então, eu posso confiar que o cooler segura bem minha CPU.

Como testei? Rodei dois Orthos, definindo a afinidade de cada um para uma dupla de núcleos. Assim ele deixa a máquina no talo durante o teste todo. Esperei 10min. Pra mim, meu processador chegou a bem mais que esses 54C. Mas queria lembrar dos testes que fiz quando comprei a mobo, e a temperatura lia correto. Para um modelo com TDP de 95W me parece que a temperatura deveria estar mais alta. Aqui tá 28C, temperatura do quarto.

Segundo o site Hardware Secrets, um Core i5 2500K também de 95W TDP apresentou o seguinte comportamento com esse cooler:

Hardware Secrets

We tested the cooler with a Core i5-2500K CPU (quad-core, 3.3 GHz), which is a socket LGA1155 processor with a 95 W TDP (Thermal Design Power)

Noctua NH-U9B SE2

Room  temp:    12 °C 

Noise   44 dBA

Speed    1700 rpm

Core    64 °C

Dif temp    52 °C

A minha diferença de temperatura tá em 25C com um cooler ligeiramente inferior. Se meu gabinete não for milagroso, e meu cooler não for uma peça única na história da Noctua, há claramente algo de podre no Reino da Dinamarca! :lol:

Além disso, na hora de vender as peças num futuro upgrade, você vai querer que a placa esteja totalmente em forma para não desvalorizar, ou não causar reclamações, não vai? Acho que valia a pena você acionar a garantia sim...

http://www.hardwaresecrets.com/noctua-nh-u9b-se2-cpu-cooler-review/6/

Postado

Bom, nada do que eu disse é certeza de que as temperaturas estejam sendo lidas erradas em full no seu sistema.

Estou apenas argumentando que, se em IDLE estão erradas, desconfio que possa estar erradas em Full também.

Em meu sistema, eu acredito que a leitura está abaixo do que realmente alcança.

De qualquer forma, "brinquei" muito com coolers no passado, na época do Athlon Thunderbird e Athlon XP que esquentavam muito. Esses processadores alcançavam 90C e 70C respectivamente, limites acima dos quais eles poderiam estragar. Então a missão era manter os processadores o mais longe possível desses limites. Aí eu costumava testar tocando o dissipador, por desconfiança das leituras dos sensores... Era aquela história de que se encostar e for tolerável por x segundos, está por volta de 50C. A partir de uns 70 já queima o dedo... Algo assim. Não me lembro mais.:lol:

Mesmo nessa condição de 90C, ao tocar o dissipador do cooler, ele estava muito, mas muito mais frio mesmo. Afinal, um processador a 90C queimaria meu dedo se eu deixasse ele lá encostado. Mas era a base do cooler ou a cápsula do processador que estavam assim tão quentes. E não tem como alcançar esta área com o dedo. Ainda bem!:P

Eu realmente não sei nos FX, se esse sensor está na placa-mãe ou se está no encapsulamento do processador. Acho que é na placa, por estar listado nos sensores da placa. Mas realmente não sei como é lida a temperatura. Se for interno ao encapsulamento, é de se esperar que o dissipador esteja mesmo bem mais frio. Além disso, a circulação de ar pelas aletas do dissipador carrega o calor, com tanto mais eficiência, quanto mais conseguir trocar o ar ali e fazer contato com a superfície. Logo, o fundo e centro do cooler tendem a ser as áreas mais quentes. E com heatpipes hoje, o calor é transferido tão rápido que tocar a parte de cima da base de um cooler torre talvez não faça jus ao calor medido no processador.

A conclusão é que acho pouco eficiente esse método de tocar o cooler.

Eu não confio no cooler box da AMD. Acho ele terrivelmente pequeno e antiquado. Aí, não ter certeza da temperatura é algo que me incomoda muito.

Postado

Recomendo que confira a Margem Térmica pelo utilitário AMD Overdrive, que pode ser baixado no site da AMD do link aqui.

A Margem Térmica mostra os graus faltantes para atingir a temperatura limite.
Acredito que esse limite seja de 70C.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...