Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, primeiramente Bom Dia!

Estou com um problema de configuração no meu roteador, algum tempo atrás eu coloquei internet por fibra óptica de 5mb aqui em casa e comprei um roteador da TP-LINK TL-WR841N e tá funcionando legal. 

O problema é que antes de colocar internet eu ia na casa dos meus primos e usava a internet deles de 1mb quando estava lá, com moderação, pra mexer nas redes sociais principalmente. Porém quando coloquei a internet aqui em casa eles começaram a vir todo dia e mexer na minha internet, até aí eu não me importo, mexi da deles bastante tempo, só que a internet que era muito boa (pelo menos aqui na região haha) começou a ficar ruim porque eles começaram a baixar aplicativos pesados e todo dia baixavam algo, fiquei chateado da cara com isso e resolvi fazer controle de banda e foi aí que meu problema começou.

Entrei no meu roteador, que tem o IP 192.168.2.1 e fui no cliente DHCP, naquele instante o IP do celular de um dos primos meus era 192.168.2.101 e o IP do celular do meu segundo primo era 192.168.2.104 

Fui pra aba de controle de banda e habilitei, daí esses dois IP dos celulares dos meus primos coloquei 500kb de saída e 1000kb de entrada, eles até notaram a diferença e eu disse que a rede estava ruim haha. Mas quando eles foram embora eu dei uma saída de casa e parei de usar Wi-Fi, quando eu voltei eu percebi que a velocidade da minha internet no celular estava muito ruim e então fui fazer o teste de conexão e estava marcando uma velocidade medíocre, quando fui ver qual era o IP do meu celular, era o IP 192.168.2.101, o mesmo endereço de IP do celular de um dos meu primo que eu tinha feito controle de banda, a conclusão que eu pude chegar é que quando meus dois primos saíram daqui de casa e eu também, esses 3 endereços ficaram livres, daí quando eu cheguei de volta o roteador "aleatoriamente" me colocou em um endereço entre a faixa de 192.168.2.100 a 192.168.2.199.

A minha pergunta é: Como eu faço pra manter o meu endereço de IP e dos meus primos sempre o mesmo, como faço isso?

Por exemplo:

192.168.2.101  --> Meu celular;

192.168.2.104  --> Primo 1;

192.168.2.105  --> Primo 2;

Manter o endereço de IP sempre o mesmo pro controle de banda ser efetivo.

Tem algo a ver com o DHCP, que eu li algo a respeito que ele aloca cada aparelho automaticamente em cada endereço de IP, e é variável. E fazer reserva de endereços pelo DHCP resolveria o problema?

Em anexo estou postando os prints que tirei da tela do roteador (DHCP e Controle de Banda).

Desde já, meu muito obrigado pela ajuda e espero que minha duvida sane ao dos colegas também.

Att.: The OJ

cliente dhcp.png

DHCP.png

parâmetros controle de banda.png

regra controle de banda.png

Reserva de endereços DHCP.png

Postado

@dwatashi @LIKE A JAPA Amigos, fiz reserva de dados com o MAC do meu celular, para o IP 192.168.2.199 e fui no controle de banda e limitei a velocidade desde 192.168.2.100 até 192.168.2.198, então todos os outros dispositivos conectados ao meu roteador terão suas velocidades limitadas, menos meu celular, fiz o teste aqui e aparentemente deu tudo certo, desde já muito obrigado pela ajuda, obrigado mesmo.

Att.: The OJ

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!