Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@PH Benchmarker

@Contiusa

@Q9550

@Phoenyx

Fiz outro teste com somente(desta vez com a memória boa) o fsb em 412, clock de 3.5 ghz, vcore em 1.26 na bios; rodou 40 minutos no OCCT sem erros com a temperatura máxima dos núcleos chegando em 58º C com a temperatura ambiente de 30º C.

Segue os prints:

USO DO CPU:

2016-04-02-14h30-CpuUsage-CPU Usage.png

Frequência do FSB bus em 412:

2016-04-02-14h30-Frequency-Bus.png

Temperatura do núcleo 0 max 56º C:

2016-04-02-14h30-Temperature-Core #0.png

Temperatura do núcleo max 52º C:

2016-04-02-14h30-Temperature-Core #1.png

Temperatura do núcleo 2 max 58º C:

2016-04-02-14h30-Temperature-Core #2.png

Temperatura do núcleo 3 max 57º C:

2016-04-02-14h30-Temperature-Core #3.png

Temperatura do CPUTIN max 46º C:

2016-04-02-14h30-Temperature-CPUTIN.png

Resultado positivo, conseguindo estabilidade no uso. elevei de 2.83 ghz para para 3.5 ghz estável com vcore 1.26, temperatura máxima de 58º C. 

Próximo teste vou elevar 10 mhz no fsb de 412(3.5ghz) para 422(3.59 ghz), conseguindo êxito e estabilidade posto os resultados.

Valeu!

• Curtir 4
  • 3 semanas depois...
Postado

Estou usando agora o Intel Burn Test pois estressa mais o processador e consigo resultados mais precisos em menos tempo de testes.

Rodou com loop 20 com o clock de 3.7 ghz.

Sem título.png

• Curtir 1
Postado

@PH Benchmarker

Quase...

Joguei Doom 4 beta por uns 45 minutos e não deu erros.

Joguei CS GO por uns 20 minutos e o jogo fechou.

Falta pouca coisa para estabilizar 100%.

Vou jogar novamente o CS GO, mas desta vez eu aumentei um pouco o vcore e está em 1.35 e o NB voltage em 1.44.

Fiz algumas mudanças somadas as que eu já estava usando.

Todas as opções de economia de energia desativadas só virtualização ativada.

Habilitei ACPI 2.0 na bios

Clock 3.7 ghz

FSB bus 435 

Memória em 667 mhz; 1:1

Static Read Control e outra opção "read" - desabilitadas

OC Charger - desabilitada

Load line calibration - AUTO

2 opções de spread spectum desabilitadas

****OBS***

O NB voltage está sendo fundamental para conseguir estabilidade com o clock acima de 3.5 ghz.

Outro detalhe é que o Q9550 em 2.8 ghz gargala bastante a R9 280 OC e dar travadas no Doom 4 beta, em 3.4 ghz já começa a "soltar" a vga , em 3.7 ghz não há mais gargalo o processador fica em torno de 85% de uso total e a placa de vídeo só não entrega mais fps devido o jogo ser travado 60 fps, mas o game dependendo dos inimigos na tela varia entre 30 e 60 fps no multiplayer que é bem pesado, em 1080p tudo no máximo só com opção de antiserrilhamento taa ativada.

Loop 20 sem erros:

Sem título2.png

Loop 40 e sem erros:

Sem título3.png

• 2 semanas depois...
Postado

@PH Benchmarker

Uso normal sem erros e travadas, passou nos testes do Intel Burn Test, mas o problema é que não estabiliza nos jogos, não da telas azuis mas jogando por algum tempo os jogos, eles travam e aparece mensagem de erro.

Acho que falta pouquíssima coisa para usar, sem dar estes erros.

Este processador sobe bem em overclock e os ganhos de desempenho são consideráveis, tem vários usuários na internet que conseguiram deixar ele em 4ghz diários com cooler a ar, mas demoraram para fazer o ajuste fino.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Phoenyx @Contiusa @Q9550 

@PH Benchmarker

Galera estou partindo para outra alternativa afim de estabilizar o overclock 100% estável no Q9550, pois além de 3.4 ghz não consigo estabilizar 100% sem erros.

Como muitos já conhecem se chama Bsel Mod:

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?232678-E8xxx-Q9xx0-FSB-1600-pin-mod

Pelo que andei pesquisando a vantagem do pinmod é que o fsb é elevado para 1600 sem as memórias subirem juntas, para estabilizar é mais fácil, basta achar a tensão correta.

Minha meta através deste pinmod é tentar alcançar overclock estável que seja acima de 3.4 ghz, sem mexer em configurações variadas e perder mais tempo tentando afinar sem sucesso.
Valeu. 

• Membro VIP
Postado

Você pode tacar FSB 1600 sem tretas sem as memos subirem juntas, isto depende se a sua placa aceita este FSB nativamente e não por over. Aliás pensei que você já estivesse neste FSB e apenas aumentando o multi aí.

Pinmod no seu caso é besteira.

Postado

@Phoenyx

A mobo é uma asus p5qc no site da Asus diz suportar fsb 1600:

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5QC/specifications/

Mas a vantagem do Bsel a principio é esta segundo estes usuários:

http://overbr.com.br/forum/archive/index.php/t-38945.html

"' O objetivo é simples: fazer a placa folgar mais a latência interna do chipset, e assim subir mais o FSB. A latência interna com FSB1600 é maior que a 1333, permitindo subir mais. Na G31 do exemplo, não há ajuste de latência interna (FSB Strap), então isso acaba sendo bem importante para um bom overclock.
Em placas mais completas eu não conheço o impacto na overclockabilidade. O risco de dano é pequeno, o máximo que vai acontecer é não bootar :smile: Daí basta tirar a fita e ligar."

Outro trecho ele comenta algo que achei interressante no bsel mod que eu fiz com 2 pontos:

"Quanto ao MOD para FSB de 1600 funciona perfeitamente, no entanto, não há necessidade de isolar dois pontos, somente um é suficiente. (podem existir exceções)
Eu fiz o MOD (teste) para FSB1600 no meu E8400 (já faz tempo isso) de duas formas.
Primeiro eu usei a tabela indicadora da Intel para FSB de 1.6GHz (QDR). A tabela indica que é necessário isolar somente 1 ponto (BSEL1) e não 2 pontos (BSEL1 e BSEL2).
Isolado BSEL1 o mod funcionou perfeitamente. CPU reconhecida como 400, independente de alterações no bios.
Isolado BSEL1 e BSEL2 o mod funcionou perfeitamente, mas somente se o bios ficasse em default. Isto é: Com os dois pontos isolados se alterar algo no bios e salvar, o FSB é reconhecido como 333.
Usei a Rampage Formula para o teste e seria interessante verificar com outras placas mãe esse comportamento.
No momento estou usando o processador com os dois pontos isolados e se eu quiser que o CPU seja reconhecido com FSB de 400 (1600QDR) sem alteração manual, tenho que resetar o bios e seguir direto para o Windows.
O problema é que uso Raid e esse MOD com os dois pontos isolados não funciona, pois necessito configurar o bios para RAID.
Vamos ver o que o Xandelly verifica nos testes."

No meu caso o que está atrapalhado o overclock é o que ocorreu ao fechar os 2 pontos, pois qualquer modificação nas memórias e tentar setar como manual o fsb volta para 333 mhz.

Vou tentar fechar 1 ponto e com o fsb partindo de 400 e com a possibilidade de mexer nas memórias com o fsb em ponto inicial 400 mhz.

Não sei se deu para você entender o que estou tentando fazer mas no link explica alguns detalhes.

Postado

@Phoenyx

Multiplicador é travado, se fosse a versão qx é que é destravado.

Só da para subir o fsb bus.

Edit:

Retirei o pin mod, deixei as memórias em auto só subi o fsb de 333 para 435.

Veja o print:

Sem título.png

Postado

@Phoenyx

O problema neste overclock é que ele não estabiliza acima de 3.4 ghz nos jogos e OCCT o problema está aí.

Cara neste clock de 3.4 ghz eu consigo usar com voltagens abaixo de 1.25 de vcore já em 3.6 ghz em diante nem com vcore em 1.35 e até mesmo 1.4 estabiliza, mesmo que eu suba o NB voltage, FSB termination, CPU PLL, FSB  o máximo dentro do permitido simplesmente não está estabilizando, não sei se é o meu processador em especifico que é ruim mesmo sendo a revisão E0(melhor para oc) ou se eu nao estou conseguindo ajustar corretamente. 

Me dá uma luz aí...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...