Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

 

Galera, estou com um problema no Excel.

 

Tenho uma Base de Dados onde uma das colunas representa a data de inserção dos dados na planilha. Preciso calcular o Aging que estes dados estão na planilha (ou seja, a quantidade de dias úteis entre a data de inserção e a data de hoje). Se fosse em uma célula simples, utilizaria a fóruma "Diatrabalhototal", mas como são várias linhas e além do mais, tenho outras condições para "entrar na conta", pensei em utilizar fórmula matricial.

 

Cheguei na seguinte fórmula, mas ela está dando erro por causa do "diatrabalhototal", alguém sabe por que?

alguma sugestão?

 

={SOMA(SE(ÉNÚM(Base!D:D);SE(Base!AJ:AJ="Aguardando Decisão";DIATRABALHOTOTAL(Base!D:D;HOJE());0);0))}

 

OBS: A coluna Base!D:D é onde estão as datas e a coluna Base!AJ:AJ é uma outra condição que tem que ser respeitada.

 

Obrigado

Postado

Segue em anexo a planilha como exemplo.

 

Quero adaptar a fórmula da célula em amarelo para uma fórmula matricial à direita, pois não terei a coluna A (de aging) no arquivo origianal.

 

Atenciosamente,

Exemplo.xlsx

  • Membro VIP
Postado

Boa tarde guhoch

 

Na parte da fórmula onde tem a função DIATRABALHOTOTAL, você colocou o intervalo  Base!D:D, sendo que deveria constar apenas uma célula(data_inicial) e não um intervalo de células.

 

Se foi útil, clique em Curtir.

 

[]s

  • Curtir 1
Postado

@Patropi  Boa tarde!!

 

Na verdade se trata de uma fórmula matricial e não apenas para uma célula. Quero que a fórmula faça essa conta para todas as linhas do intervalo.

 

Coloquei uma planilha de exemplo, acho que fica mais claro.

 

Valeu!!

Postado

@guhoch

 

A observação do Patropi está correta. A função DIATRABALHOTOTAL não reconhece intervalos. Para contornar e "forçar" a função a reconhecer intervalo acrescente um sinal de "+".

DIATRABALHOTOTAL(+B2:B6;...

=SOMA(SE(ÉNÚM(B2:B6);SE(C2:C6="Aguardando Decisão";DIATRABALHOTOTAL(+B2:B6;HOJE());0);0))

obs. é aconselhável evitar a referência a colunas inteiras em fórmulas matriciais

Postado

@osvaldomp

Show de bola, Osvaldo!!

 

Muito obrigado. 

 

Primeira vez que uso fórmula matricial, sou leigo, mas por que deveria evitar referenciar coluna inteira? por questão de ficar pesado?

 

Aproveitando, fiz alguns testes e vi que tem algumas fórmulas, como a fórmula AND, e notei que também não funciona a fórmula matricial, acrescentando O "+" resolveria a maior parte dos problemas? (Sinta-se a vontade de responder só caso for alguma coisa simples, já estou abusando, meu problema foi resolvido! Obrigado.)

 

 

Postado

@guhoch .

Exatamente, referenciando a coluna inteira a fórmula fica sobrecarregada e com isso aumenta o seu tempo de recálculo. Se houver grande quantidade de fórmulas desse tipo na planilha a tendência é tornar lento o recálculo da planilha. ^_^

Se quiser fazer um teste, coloque a sua fórmula em uma célula e limite os argumentos a pequenos intervalos, ex. "B2:B4" e "C2:C4" e em outra célula coloque a fórmula com intervalos maiores, ex. "B2:B10" e "C2:C10", depois selecione uma célula de cada vez e no menú Fórmulas / Avaliar Fórmula e veja a diferença no passo-a-passo. :)

 

Quanto às demais fórmulas só vendo caso a caso para tentar te ajudar. Se quiser abra novo tópico específico para nova dúvida. :thumbsup:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!