Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Vale a pena pagar mais por uma pasta térmica cara?

"Muita gente acredita que, para que o computador funcione bem, é necessário comprar uma pasta térmica topo de linha, daquelas bem caras. Mas será que isso é verdade? Confira."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Os números falam por si, na verdade a interpretação é que muitas vezes falha. No caso da pasta térmica, seria possível montar um gráfico para performance x custo?

E outro, sabe-se que a performance das pastas pode-se degradar com o tempo, assim como na maionese, o teste para este seria extenso, mas penso que muitas vezes a troca da pasta DEVE ser trocada pela perda da eficiência.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, dwatashi disse:

Os números falam por si, na verdade a interpretação é que muitas vezes falha. No caso da pasta térmica, seria possível montar um gráfico para performance x custo?

E outro, sabe-se que a performance das pastas pode-se degradar com o tempo, assim como na maionese, o teste para este seria extenso, mas penso que muitas vezes a troca da pasta DEVE ser trocada pela perda da eficiência.

Infelizmente é impossível montar um gráfico de desempenho x custo nessa escala. Isso porque muitas das pastas testadas vieram junto com coolers que testamos, além do fato de que as embalagens têm diferentes quantidades (algumas sequer especificam a quantidade) e muitas delas não são mais encontradas no comércio.

Quanto ao teste de durabilidade, realmente seria bacana, mas MUITO extenso e proibitivo. Não temos como deixar um computador durante anos rodando um só teste... E obviamente os resultados não se degradariam em dias, semanas ou mesmo meses, provavelmente só notaríamos alguma diferença depois de anos.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

@Rafael Coelho

1. Compreendo, o que diz mas para este artigo específico seria interessante então colocar em uma parte apenas as pastas que não fazem parte de bundle/kit, porque do contrário existiriam opções que não se mostrariam disponíveis para os questionamentos do artigo.

2. Já saberia que o teste seria extenso, ainda mais pela metodologia adotada pelo CdH. Há uns 5 anos (acho) lembro que li um texto da Frostytech que usa uma plataforma sintética, assim eles conseguem submeter a mesma potência por mais tempo e através deste algumas particularidades de pastas apareceram, como uma degradação maior com determinada marca e um tempo maior de cura para outras. Enfim, era apenas para salientar que a troca pode ser motivada também por um produto que ofereça menor degradação ou pela degradação do mesmo.

• Curtir 1
Postado

Outro artigo de grande valia para todos, muito informativo e esclarecedor. Obrigado.

Vou continuar usando a pasta Noctua.

• Curtir 3
Postado

Comprei uma Artic Silver e testei por algum tempo, e sinceramente foi um dinheiro mal gasto, pois a Implastec até hoje tá firme aqui e custa menos de 5 Dilmas uma bisnaga com 5 gramas.

• Curtir 3
Postado

Gostei de saber que a Xigmatek está produzindo boas pastas, assim temos mais opções.

O mais importante da matéria: não existe razão para gastar uma montanha de dinheiro em pasta térmica, quando uma estiver mais cara é só optar por outra, pois o teste demonstra que a variação entre as boas pastas (que são muitas) não é muito relevante em termos racionais.

Agora, quando se tem um capricho ou uma obsessão por ver 1 grau cair aí a coisa muda e os valores são outros.

Tudo pode ser válido e especial quando se tem a informação necessária.

• Curtir 4
Postado

Ótimo artigo para relembrar os testes de pasta térmica (nem acredito que os primeiros foram há 5 anos!). E novamente aquela conversa de que "se é caro, é bom" foi por água abaixo, conforme comprovados pela equipe do CdH, existem marcas de boa qualidade por um belo preço. Uma das pastas que acho mais barato e fácil de encontrar é a Implastec, não tem o melhor desempenho, mas pelo preço cobrado no pote dela, vale a pena, ainda mais se contar que é fabricada aqui do lado. :D

OFF: Uma sugestão, levando em consideração as lembranças que os testes originais me fizeram recordar: que tal criar artigos interativos? Tipo, sugerindo as opiniões dos membros do site e do fórum, por exemplo, desde quando a pessoa conheceu o site, por qual motivo se juntou aos membros do fórum, quais experiências e informações foram aprendidas e ensinadas, sei lá. Nem sei se essa iniciativa já existe, mas acho que ajudaria a deixar o ambiente mais dinâmico, tenho percebido pouco movimento comparado com antigamente. :)

Até!

• Curtir 4
  • 2 semanas depois...
Postado

Ultimamente tenho usado a Akasa AK-450-5G, que possui prata em sua composição. O coeficiente de condutividade térmica dela é de 9,24 W/m.K, o que me parece ser muito bom.

Um tubo com 5 g (é bastante) custou cerca de 25 temers numa loja local, e abaixou uns 5 °C a temperatura em carga total (jogos 3D) da GPU do meu notebook da Dell, que tem uma Radeon HD 8850M GDDR5 overclockada para a 8870M, isso em relação à pasta da Implastec.

No meu desktop baixou uns 4 °C a temperatura da CPU em carga máxima em comparação com a pasta da Implastec.

Eu não pago uma fortuna numa Arctic Silver e MX-4 da vida, mas também não compro uma pasta ordinária pra usar no notebook que já trabalha no limite da capacidade de refrigeração.

• 10 meses depois...
Postado

Artigo muito interessante, mesmo pastas de R$5,00 cumpre o papel inclusive maionese hahaha. Isso de fato derrubou a tese de quanto mais caro melhor, também foi muito pertinente no que se refere a qualidade dos nomes mais famosos, pense se gente comprar um nome famoso paga caro e no fim é falsificada ? muito pior que uma pasta de silicone branca. afinal de contas a diferença de 3Cº de uma marca cara para uma barata é irrelevante.

• 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Claro que com chocolate o processador ia esquentar mais. Afinal, chocolate é extremamente calórico - https://instantrimshot.com/

Falando sério agora:

"Assim, com base nos testes que efetuamos ao longo do tempo, podemos concluir que não é necessário, para o usuário comum, comprar uma pasta térmica cara simplesmente para trocar a que veio em seu computador."

UFA!! Ainda bem, pois uso o mesmo computador há sete anos e nunca troquei a pasta térmica dele. E eu lendo textos por aí dizendo que se deve trocar a pasta térmica a cada seis meses.

• Membro VIP
Postado
Em 17/03/2019 às 10:37, De Los Santos disse:

Claro que com chocolate o processador ia esquentar mais. Afinal, chocolate é extremamente calórico - https://instantrimshot.com/

Falando sério agora:

"Assim, com base nos testes que efetuamos ao longo do tempo, podemos concluir que não é necessário, para o usuário comum, comprar uma pasta térmica cara simplesmente para trocar a que veio em seu computador."

UFA!! Ainda bem, pois uso o mesmo computador há sete anos e nunca troquei a pasta térmica dele. E eu lendo textos por aí dizendo que se deve trocar a pasta térmica a cada seis meses.

Aí há controvérsias. O que nós falamos é que não vale a pena trocar a pasta térmica que vem com o processador, no momento de montar o computador. Depois de algum tempo, esta pasta térmica pode ficar ressecada e reduzir o desempenho.

Agora, depois de quanto tempo você precisa trocar a pasta térmica? Não sabemos, pois nunca fizemos este teste, e provavelmente não vamos fazer pois seria necessário deixar um computador ligado durante anos, sem mexer nele, apenas para fazer este teste.

Na minha opinião, trocar a pasta térmica cada seis meses é exagero. O mais lógico é você desmontar o computador, removendo o cooler, sempre que notar que o mesmo está muito empoeirado por dentro, e quando fizer isso, aproveitar para trocar a pasta térmica.

A propósito, toda vez que você remover o cooler (para limpá-lo, por exemplo), deve trocar a pasta térmica; nunca recoloque o cooler com a mesma pasta térmica que já estava lá.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!