Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera!

Seguinte... Minha namorada resolveu adquirir uma segunda adega para preservar os vinhos dela. Eu recomendei um frigobar depois de tudo que li sobre, mas ela preferiu a adega, então já está na casa dela uma adega cadence termoelétrica (sem compressor). O problema é que ela tinha exatamente o mesmo modelo até pouco tempo atrás, e este queimou depois de 2~3 anos de uso por causa de variações na rede. Ainda estou esperando essa antiga chegar nas minhas mãos para eu tentar consertar seu circuito, que é pateticamente simples (e o carinha que ela levou antes disse que tinha que trocar a placa inteira... tsc, tsc...). Segue em anexo fotos da placa que supostamente queimou na adega antiga (ainda não peguei nela com minhas próprias mãos).

Eis a questão:
Eu penso que esse circuito não tem qualquer tipo de regulação de tensão adequado para se proteger, já que queimou com falhas na rede que não levaram absolutamente mais nenhum equipamento na casa dela. Com isso, estou tentando procurar a melhor alternativa para estabilizar a tensão e proteger a adega. Claro que eu já li, há muitos e muitos anos, as recomendações do queridíssimo Faller sobre estabilizadores (tanto que nenhum dos meus clientes ou parentes usa essas porcarias, todos usam fontes de qualidade testadas e aprovadas em testes que eu mesmo pesquisei, eu mesmo uso uma antec), mas ainda sim me questiono se esta não seria uma alternativa válida para um circuito tão simples que queima tão fácil.

Pesquisei sobre no-breaks, estabilizadores tradicionais, filtros de linha (clamper, upsai e afins) e também sobre módulos isoladores como os da microsol, mas não consegui decidir sobre qual é a melhor alternativa para uma rede não aterrada como a da casa dela. Será que poderiam dar suas opiniões? Especialmente quem entende dos equipamentos especificados aqui. 

Estou só aguardando a recomendação de alguém que tem conhecimento de causa para comprar o brinquedo para proteger os vinhos que divertem tanto nossas noites. Valeu demais galera!!!

35bdd479-57bd-4000-958a-9b4b7ec7dc66.jpg

31619db5-8055-4e84-a157-06280dc3ced3.jpg

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods   bom  ja vi ligarem em varios tipos mais  no açogue do conhecido com frequentes quedas de energia e raios a unica coisa que  fez tudo ficar  sucegado foi no break parou de quemar geladeiras e dar defeito por queda e volta de energia!!

• Curtir 2
Postado

Primeiramente, como chegou a conclusão que foi algo na rede elétrica que danificou a fonte dessa adega? A fonte não pode ter dado defeito por não ser lá de uma qualidade muito boa//bem projetada?

Você pode estar tentando corrigir o problema errado.

Batendo o olho, essa fonte não parece como algo que foi feito para durar anos, mas sim algo que foi feito para ser barato. (difícil falar com mais precisão sem ter ela na mão)

• Curtir 2
Postado

@Jorno
Agradeço a colaboração caríssimo. Veja bem, não faço a mínima ideia de qual componente queimou na adega antiga (da foto). Eu citei que foi um técnico que disse que a placa havia queimado. Não pude colocar as minhas mãos nela ainda. A adega e a placa estão com o técnico que havia avaliado para ela antes e devo recebê-la em breve. A nova é do mesmo modelo, e o circuito deve ser muito parecido, senão igual. Acredito que, por ser um circuito simples, poderei fazer a troca de algum componente e colocá-la para funcionar novamente.

Sobre como eu tenho certeza que ela queimou por variações elétricas, eu questionei a namorada com calma e ela disse que no período em que a adega queimou houveram várias quedas no fornecimento, e que o interfone do prédio também queimou. A adega em si queimou aos poucos, em um desligamento, quando a energia voltou, a luz e o visor pararam de funcionar. Posteriormente, em outra queda, a adega inteira parou. Está bem claro para mim que, por mais que o circuito seja de má qualidade e projetado para durar pouco, as quedas no fornecimento certamente desencadearam ou aceleraram o aparecimento do defeito.

O que realmente preciso saber é: qual é o melhor equipamento de proteção elétrica para esta aplicação? O nobreak eu considero desnecessário, pois o investimento é alto e um de mínima qualidade poderá até superar o valor da adega em si. Será que um módulo isolador, um bom estabilizador ou um filtro de linha de qualidade darão conta do recado? Não tenho ilusões sobre o quanto de proteção que esses aparelhos oferecem, mas seria pedir demais que uma adega como essa tivesse proteções elétricas adequadas que superariam o benefício de um equipamento de proteção tradicional.

Por fim, encontrei alguns estabilizadores da microsol entre 50 e 150 reais que parecem promissores. Qual teria o melhor custo/benefício?

Abraços.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Jorno
Agradeço a colaboração caríssimo. Veja bem, não faço a mínima ideia de qual componente queimou na adega antiga (da foto). Eu citei que foi um técnico que disse que a placa havia queimado. Não pude colocar as minhas mãos nela ainda. A adega e a placa estão com o técnico que havia avaliado para ela antes e devo recebê-la em breve. A nova é do mesmo modelo, e o circuito deve ser muito parecido, senão igual. Acredito que, por ser um circuito simples, poderei fazer a troca de algum componente e colocá-la para funcionar novamente.

Sobre como eu tenho certeza que ela queimou por variações elétricas, eu questionei a namorada com calma e ela disse que no período em que a adega queimou houveram várias quedas no fornecimento, e que o interfone do prédio também queimou. A adega em si queimou aos poucos, em um desligamento, quando a energia voltou, a luz e o visor pararam de funcionar. Posteriormente, em outra queda, a adega inteira parou. Está bem claro para mim que, por mais que o circuito seja de má qualidade e projetado para durar pouco, as quedas no fornecimento certamente desencadearam ou aceleraram o aparecimento do defeito.

O que realmente preciso saber é: qual é o melhor equipamento de proteção elétrica para esta aplicação? O nobreak eu considero desnecessário, pois o investimento é alto e um de mínima qualidade poderá até superar o valor da adega em si. Será que um módulo isolador, um bom estabilizador ou um filtro de linha de qualidade darão conta do recado? Não tenho ilusões sobre o quanto de proteção que esses aparelhos oferecem, mas seria pedir demais que uma adega como essa tivesse proteções elétricas adequadas que superariam o benefício de um equipamento de proteção tradicional.

Por fim, encontrei alguns estabilizadores da microsol entre 50 e 150 reais que parecem promissores. Qual teria o melhor custo/benefício?

Abraços.

Pelo seu relato é quase certo afirmar que queimou devido à surtos de energia. Para proteger contra isso você precisa usar AntiSurges, como este: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=328

Estabilizadores não devem ser utilizados em nenhuma hipótese, em nenhum tipo de equipamento. Estabilizadores são extremamente prejudiciais à qualquer produto elétrico/eletrônico, incluíndo computadores, televisões e afins. O mesmo vale para módulos isoladores e shortbreaks (esses nobreaks de baixo custo (inferior à 1200 reais), comumente vendidos em lojas de informática)

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Jorno

Abraços.

Quando tiver a placa em mãos, dê uma olhada no que está escrito nos conectores na parte de cima (provavelmente vão ser as tensões de saída da fonte).

Eu já pensaria em "adaptar" uma fonte de computador na adega, se as tensões forem iguais.

E o técnico é da fabricante da adega ou você levou em uma eletrônica? Se ainda tiver a fonte queimada, levaria em uma eletrônica e pediria um diagnóstico para saber exatamente o que aconteceu nela. Pode ser algo barato de consertar e que até mesmo possa ser trocado por um componente de melhor qualidade ou maior capacidade.

E esqueça estabilizadores, eles não estabilizam porcaria alguma, são completamente inúteis para qualquer tipo de fonte.

• Curtir 2
Postado

@Jorno

Entendo que haja um certo consenso sobre estabilizadores não estabilizarem "adequadamente" para atender as necessidades de microcomputadores. Por esta razão deve-se usar uma fonte de qualidade que é um verdadeiro seguro de vida para o pc.

Ainda sim insisto que, por este circuito não ter qualquer tipo de estabilização decente visível (coisa que uma fonte de qualidade faria muito melhor que qualquer estabilizador, mas não justifica comprá-la por metade do preço da adega), talvez valesse a pena um estabilizador se este proteger que seja minimamente o circuito.

Não é viável comprar uma fonte pelo fato de que a adega custa pouco, e uma fonte decente como a cx 430 custa 200 a 300 reais. Gasto completamente injustificado.

Quem é o técnico, qual é a qualificação dele, é uma incógnita. Não a conhecia quando colocou nas mãos dele e não tive curiosidade de perguntar. Sinceramente, o fato de ele ter dito que teria de "trocar" a placa já me fez ter certeza de que ou é preguiçoso ou inepto. 

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Jorno

Entendo que haja um certo consenso sobre estabilizadores não estabilizarem "adequadamente" para atender as necessidades de microcomputadores. Por esta razão deve-se usar uma fonte de qualidade que é um verdadeiro seguro de vida para o pc.

Ainda sim insisto que, por este circuito não ter qualquer tipo de estabilização decente visível (coisa que uma fonte de qualidade faria muito melhor que qualquer estabilizador, mas não justifica comprá-la por metade do preço da adega), talvez valesse a pena um estabilizador se este proteger que seja minimamente o circuito.

Não é viável comprar uma fonte pelo fato de que a adega custa pouco, e uma fonte decente como a cx 430 custa 200 a 300 reais. Gasto completamente injustificado.

Quem é o técnico, qual é a qualificação dele, é uma incógnita. Não a conhecia quando colocou nas mãos dele e não tive curiosidade de perguntar. Sinceramente, o fato de ele ter dito que teria de "trocar" a placa já me fez ter certeza de que ou é preguiçoso ou inepto. 

Literalmente esqueça o estabilizador, ele não ajuda nem um pouco.

E sobre adaptar uma fonte, eu pensaria em uma desse tipo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-740881234-fonte-nova-sfx-seasonic-ss-300sfe-300w-active-pfc-f3-mini-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736153077-fonte-atx-slim-seasonic-modelo-ss-300tfx-usada-_JM

Tem vários anúncios de modelos básicos da Seasonic nessa faixa de preço, principalmente usadas (e uma ou outra nova no meio... quer dizer, ao menos o vendedor diz ser nova)

Isso SE for possível fazer essa gambiarra.

• Curtir 2
Postado

Ok, depois de muita leitura aqui no fórum eu larguei o estabilizador. Estou indeciso entre estes dois filtros de linha abaixo. Qual dos dois pegar, levando em consideração que comprando direto no site da clamper eu tenho garantia de 3 anos e no ML tenho apenas 3 meses, apesar de o do ML estar com preço melhor e aparentar ser de um modelo superior (li os tópicos específicos sobre cada um e comparei).

Qual dos dois seria a melhor opção? Tem outros modelos de melhor custo/benefício levando em consideração de que precisarei apenas de duas saídas e não há motor no equipamento? Por favor recomendem apenas nesta faixa de preço até no máximo 150 reais com frete. Abraço.

https://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/todos/iclamper-energia-5-preto-dps.html

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708370887-filtro-de-linha-clamper-5-tomadas-_JM

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Ok, depois de muita leitura aqui no fórum eu larguei o estabilizador. Estou indeciso entre estes dois filtros de linha abaixo. Qual dos dois pegar, levando em consideração que comprando direto no site da clamper eu tenho garantia de 3 anos e no ML tenho apenas 3 meses, apesar de o do ML estar com preço melhor e aparentar ser de um modelo superior (li os tópicos específicos sobre cada um e comparei).

Qual dos dois seria a melhor opção? Tem outros modelos de melhor custo/benefício levando em consideração de que precisarei apenas de duas saídas e não há motor no equipamento? Por favor recomendem apenas nesta faixa de preço até no máximo 150 reais com frete. Abraço.

https://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/todos/iclamper-energia-5-preto-dps.html

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708370887-filtro-de-linha-clamper-5-tomadas-_JM

O Iclamper é o mais moderno (e mais barato). Eu escolheria ele.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...