Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde já agradeço a colaboração de todos!

Um cabo de rede de 80 metros está passado de um edifício à outro. O cabo percorre espaços internos e externos (sem proteção) e há instalações elétricas em seu caminho.

Ao usar um testador (simples) de cabos de rede, os fios 3 e 7 não acendem. Eu refiz a crimpagem do cabo e me atentei ao padrão 568A. Testei novamente e o mesmo problema ocorreu. Então tive a ideia de plugar apenas uma das partes do testador no cabo de rede, ou seja, na outra ponta não há nada, nem testador, nem qualquer outro equipamento de rede, e para a minha surpresa APENAS os fios 3 e 7 acenderam, sendo que não há nada na outra ponta, do cabo, pra responder ao testador. Isso seria indício do que? Rede elétrica interferindo? Fiquei sem idéias!

Ah, por curiosidade, o cabo será usado para conectar dois roteadores wireless em cascateamento. Para fim de testes práticos, conectei os dois roteadores com um patch cord (comprimento de 1,5M) e eles criam o cenário perfeitamente, o principal funciona como receptor do sinal de wan e servidor dhcp e o secundário faz a função de expansão do sinal wi-fi (repetidor).

Minha dúvida então seria, o que faria com que o testador recebesse sinal sem que nada estivesse conectado na outra ponta do cabo?

Postado
31 minutos atrás, Ricardov disse:

O cabo pode estar com curto interno. Use um multímetro para medir a resistência entre pares. Cabo de uso interno não pode ser instalado ao tempo.

Estamos falando de uma rede doméstica, não vale o custo de aquisição de patch panel e calhas para implantação da rede. Por se tratar de um fórum, imaginei uma resposta melhor elaborada e não apenas uma crítica ao cenário que apresentei! Eu me atentei a a detalhes para que recebesse uma resposta tão elaborada quanto. Não há possibilidade de uso do "WDS" para comunicação dos roteadores, devido a distância. Se o cabo está passado, como medir as duas pontas com milímetro? O serviço não foi realizado por mim e estou tentando solucionar o problema! O cabo passa por área externa, mas não fica diretamente no sol e chuva.

Postado

Concordo com o Ricardov, se não há nada plugado em uma ponto do cabo de rede e mesmo assim o testador acusa algo, ou o cabo está em curto ou o testador está ruim, o único jeito é testar com um multimetro os pares, isso porque até o momento não foi revogada a lei da física; algo chamado especificação tem que ser levado a sério, pode ser que hoje os cabos não apresentem problemas por estarem no tempo, mas e amanhã?

Alexandre, voce fala em uma resposta melhor elaborada? voce esquece que isso é um local de auto ajuda, onde as pessoas trocam informações seja porque leram ou passaram por experiências semelhantes, tudo sem custo e com a maior boa vontade, agora voce vem com essa que esperava uma resposta melhor elaborada???

Foruns a gente pede e agradece pelas respostas e não critica, se queres algo garantido tens que procurar um local pago, ai sim podes exigir...aqui somos todos voluntários.

Desculpa a crítica mas acho que voce irá rever seu conceito e mudar de atitude....

• Curtir 1
Postado

@misterjohn

Sem brigas, não é a intenção!

Apenas precisei pesquisar como pedir a resistencia do cabo com o multimetro, pois nunca o fiz. O que o amigo poderia ter se antecipado e descrito como fazer. A lei fa física existe e não questionou sua eficiência!

Mas ok, irei retirar o cabo e testar os pares como mencionado, depois posto o resultado. Obrigado pelas respostas e desculpe o mal indedido, mas perguntas elaboradas pensando esclarecer todas dúvidas, merecem respostas bem pensadas e se fosse algo dentro de uma.empresa, caberia pagar uma consultoria ou algo assim, não se irritem à toa!

Postado

Ok, mas foram dadas respostas óbvias, esclarecedoras e definitivas, e pela apresentação do problema, não há outra saida a não ser testar os pares, tenho rede doméstica por volta de uma década e meia, existem conectores que não valem nada...sem querer fazer comercial, mas utilize os conectores RJ-45 de boa qualidade como os da AMP e alicates de crimpagem adequados, use modelos do tipo da imagem abaixo, eu disse imagem não marca, nunca usei dessa para afirmar.

0112203284.jpg

• Curtir 1
Postado

Se tiver multimetro, meça a resistência entre os pares sem nada ligado na ponta. Nao precisa retirar o cabo. Tem que apresentar uma resistencia muito alta.  

Usar um cabo interno ao tempo é uma gambiarra e alertei para o fato. Esse aí aliás já começou a incomodar.

Em tempo, minha ajuda foi completa. Se não entendeu era só perguntar. Esperamos respeito e educação aqui.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...