Ir ao conteúdo

Computador está utilizando a partição "reservada pelo sistema" do hd para o windows instalado no ssd. isso causa algum problema de desempenho?

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com uma dúvida e espero que alguém possa me ajudar.

Eu tenho um HD de 1 Tera, que costumava ser particionado em 3: Reservada pelo Sistema, C(onde ficava armazenado os arquivos do Windows) e D.

Esta semana eu comprei um SSD e instalei no meu computador. Sem desconectar o HD ou formatar a partição do Windows do HD, eu instalei o Windows no SSD, ficando assim com uma tela inicial (após ligar o computador) pra escolher entre os dois Windows que eu possuia (o instalado no SSD ou HD).

Depois disso, eu formatei a partição do HD que continha o Windows, porém a tela inicial ainda exibe as duas opções.

Para testar, eu desconectei o HD do meu computador e o liguei. Ao ligar, ele exibiu uma tela preta dizendo que não existia uma partição bootável.

Alguém sabe me dizer se isso aconteceu por que o computador utilizou aquela parte do HD "Reservada pelo Sistema" para o Windows que foi instalado no SSD?

Se sim, isso causa algum problema de desempenho?

Postado

é porque com certeza  ficou o acesso do sistema antigo no bcdboot..

mas é fácil de resolver

digite msconfig no windows

quando aparecer essa janela, selecione a entrada correspondente ao windows q nao existe mais e remova-a

Screenshot_1.png

• Curtir 1
Postado

Obrigada Rodrigo!

agora ao reiniciar, não aparece mais as duas opções de Windows...

Porém ainda acho que ele está utilizando aquela partição do Sistema no HD para a inicialização do Windows no SSD, pois se eu desconecto o HD do computador, ele ainda não encontra um sistema para iniciar.

Como eu instalei o Windows no SSD afim de agilizar o sistema, gostaria de saber se ele manter aquela partição reservada ao sistema para iniciar o windows instalado no SSD pode causar alguma perda de desempenho!

Postado

voce tinha um hd de 1 Tb com tres partições sendo uma reservada pelo sistema, outra com o windows e outra para arquivos, até ai normal.
voce instalou fisicamente outro disco e instalou o windows nele.
Acontece que o programa de instalação do windows atribue ao dispositivos uam letra sendo: Drive A e B usado para os falecidos disketes, C destinado ao sistema operacional, e depois vai atribuindo as partições e demais discos se houverem e por fim os driver de dvd.
No seu caso, o sistema gerou um dual boot? Como voce está conseguindo acessar, se é que está, os dois windows diferentes?
Após o Windows XP, os demais sistemas operacionais passararm a criar  uma partição oculta, de 100 Mb, destinada a uso do sistema (não sei que uso é esse e não é recovery aparentemente), depois dela vem a C com o sistema operacional.
O jeito mais fácil de resolver isso no meu entender, é usando o dvd de instalação, de o boot e escolha reparar a instalação, se for o caso o programa refaz o setor de boot e ficará tudo certo.

Postado

voce tem que verificar qual partição está marcada como Ativa, ou seja, responsável pelo boot:

- Tecla win+r e digite diskmgmt.msc

Se for a partição de 100MB que está no SSD, voce pode entrar no Setup e na aba Boot colocar o SSD como primeira opção de boot.

Se for a partição de 100MB que está no HD, voce pode trocar para a partição no SSD:

- Na partição de 100MB do SSD clique com o botão direito e vá em Marcar como Ativa e depois vá no Setup para colocar o SSD como primeira opção de boot.

Postado

Reforçando, essa partição de 100MB é criada automaticamente apenas pelo Windows 7 Ultimate / Enterprise e possui 2 funções:

Guardar informações do boot do sistema;

Permitir o seu uso como um espaço para os dados necessários à criptografia do BitLocker.

Como esta partição é criada logo na instalação, não será necessário reparticionar o disco manualmente após a instalação para que se possa utilizar o BitLocker. O recurso já fica preparado para o uso.

fonte: https://idevar.wordpress.com/2010/04/06/windows-7-cria-uma-particao-de-100mb-para-que-serve-isso/

• Curtir 1
Postado

A Microsoft não especifica determinadas versões do Windows, conforme o link abaixo aplica-se a Windows 7 e Windows Server 2008 R2 e posteriores:
Noções básicas sobre partições de disco:
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd799232(v=ws.10).aspx

-Discos com a Tabela de Partições no formato MBR (BIOS) básico:
[Sistema-100MB] [Windows-Restante]  
A instalação do Windows ocasionalmente também cria uma partição de Recuperação com 450MB

-Discos com a Tabela de Partições no formato GPT (UEFI) básico:
[Sistema EFI-100MB] [MSR-150MB] [Windows-Restante]

A partição do Sistema para Windows 7 é de 100MB, para Windows 8.x é de 350MB e para Windows 10 é de 500MB.

É claro que podemos manipular manualmente a criação destas partições usando o diskpart, inclusive forçando o Windows a se instalar em apenas uma única partição. Veja este tópico:

Postado
20 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

as particoes q aparecem no ssd, nao devem ser mexidas.. é nele q está seu windows atual... agora o que sobrar de resquicios da antiga instalacao do windows no hd, pode ser removido sem problemas..

Isso depende muito do que você chama de "resquícios"… se o Windows dela que está instalado no SSD, estiver usando a partição Reservado pelo Sistema presente no HD para inicializar, ao excluir essa partição do HD, o Windows que está instalado no SSD não inicializará mais. Pelo menos em discos MBR, a partição Reservado pelo Sistema armazena os arquivos de inicialização que permitem que o Windows seja inicializado, como o bootmgr e o bcd, esse dentro da pasta boot (esses são arquivos ocultos se não me engano).

22 horas atrás, caroltr disse:

…Como eu instalei o Windows no SSD afim de agilizar o sistema, gostaria de saber se ele manter aquela partição reservada ao sistema para iniciar o windows instalado no SSD pode causar alguma perda de desempenho!

Não acredito que haja nenhuma perda de desempenho, e se houver, penso que ela é desprezível (até pelas funções limitadas que a partição Reservado pelo Sistema tem). Porém, se o Windows instalado no seu SSD, realmente estiver usando a partição do HD para inicializar, isso significa que esse Windows está dependendo de dois dispositivos para funcionar, pois como você já bem presenciou no seu teste, se o HD for removido, o Windows no seu SSD não inicializa. Ao menos para mim, essa é uma situação inadmissível :naonao:. Eu arrancaria logo esse HD daí, deixaria apenas o SSD instalado, e faria a instalação do Windows no SSD.

• Curtir 1
Postado

Reforçando, vá no Gerenciamento de Disco e verifique qual partição está marcada como Ativo, ou seja, responsável pelo boot.

-Se for a partição que está no HD, é só trocar para a partição que está no SSD:

No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição de 100MB no SSD e vá no opção Marcar como Ativa.

O sistema só aceita uma partição Ativa, com isso a partição de 100MB do HD deixa de ser Ativa, depois de reiniciar volte ao Gerenciamento de Disco e poderá deletar a partição de 100MB do HD.

Postado

@Fernando Apratto

27 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Reforçando, vá no Gerenciamento de Disco e verifique qual partição está marcada como Ativo, ou seja, responsável pelo boot.

-Se for a partição que está no HD, é só trocar para a partição que está no SSD:

No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição de 100MB no SSD e vá no opção Marcar como Ativa.

infelizmente esse não era o caso, fui até o gerenciamento de discos, e meu SSD não foi particionado. Não existe partição de 100MB nele. Até tentei colocar a partição inteira como ativa, só para ver o que acontecia, mas realmente, não funcionou.

E obrigada pela explicação e links sobre partições no sistema Windows!

@UnanTec muito obrigada! disse exatamente o que eu queria saber.

Realmente, ficar dependente de um HD para iniciar o sistema no SSD não é interessante. Existe alguma forma de solucionar isso sem ser formatando e reinstalando?

Postado

Considerando que tem um Windows instalado no SSD, voce pode colocar a partição como responsável pelo boot, voce diz que tentou mas não disse como. Além de marcar como Ativa tem que copiar o arquivo de boot para a raiz do C, o sistema mantem uma cópia do arquivo de boot na partição Windows:

Abra o Gerenciamento de Disco

Clique com o botão direito na partição do Windows no SSD e marque como Ativa

Abra o CMD como Administrador

bcdboot c:\windows /s c:

Desligue o computador, retire o HD e ligue para confirmar se funciounou.

Se funcionou, volte ao Gerenciamento de Disco e delete a partição de 100MB do HD

Postado

Eu tentei apenas colocando a partição como ativa, não sabia como copiar esses arquivos de inicialização.

Fiz como você disse, e agora funcionou! Consigo utilizar o Windows no SSD com o HD desconectado. 

Conectei de volta o HD e formatei então a partição entitulada como "Reservado pelo Sistema".

Mas agora me surgiu outro pequeno problema... Eu estava desconectado o HD apenas para teste, para ver se o Windows no SSD estava dependente de algo no HD. Minha intenção era deixar o Windows e alguns outros programas que utilizo mais no SSD e formatar o HD para continuar utilizando como armazenamento de outros arquivos menos importantes. Porém agora não consigo ligar o computador com os dois dispositivos conectados. Aparece uma tela preta escrita que não foi encontrado um sistema operacional, e que era para desconectar dispositivos que não possuíssem um SO.

Resumo: se eu deixo apenas o SSD conectadobeu consigo utilizar o computador, mas se deixo o SSD e o HD conectados, aparece erro ao iniciar a máquina.

Postado

Terá que olhar a ordem de boot no Setup, talvez o HD esteja como primeira opção de boot. É claro que quando ele não está presente o sistema busca a segunda opção que deve ser o SSD.

Coloque o SSD como primeira opção de boot no Setup.

Postado

Sempre que uma resposta lhe for útil, clique em Curtir!!

• 2 anos depois...
Postado
Em 04/04/2016 às 13:12, UnanTec disse:

Isso depende muito do que você chama de "resquícios"… se o Windows dela que está instalado no SSD, estiver usando a partição Reservado pelo Sistema presente no HD para inicializar, ao excluir essa partição do HD, o Windows que está instalado no SSD não inicializará mais. Pelo menos em discos MBR, a partição Reservado pelo Sistema armazena os arquivos de inicialização que permitem que o Windows seja inicializado, como o bootmgr e o bcd, esse dentro da pasta boot (esses são arquivos ocultos se não me engano).

Não acredito que haja nenhuma perda de desempenho, e se houver, penso que ela é desprezível (até pelas funções limitadas que a partição Reservado pelo Sistema tem). Porém, se o Windows instalado no seu SSD, realmente estiver usando a partição do HD para inicializar, isso significa que esse Windows está dependendo de dois dispositivos para funcionar, pois como você já bem presenciou no seu teste, se o HD for removido, o Windows no seu SSD não inicializa. Ao menos para mim, essa é uma situação inadmissível :naonao:. Eu arrancaria logo esse HD daí, deixaria apenas o SSD instalado, e faria a instalação do Windows no SSD.

adicionado 10 minutos depois

EasyBCD https://easyboot.br.uptodown.com › Windows › Utilitários › CD/DVDum programa que faz isso automatico  na aba bcd backup/repair

opções  change boot drive e so esconhe a unidade.  e outro programa  simula o boot dos hds, qual o seu comportamento do boot  para fazer os testes e o 

https://www.pendrivelinux.com/xboot-multiboot-iso-usb-creator/ e so seleciona com admintrador e na aba qemu e boot usb ou qemu e esconhe  o hd paras teste

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...