Ir ao conteúdo

Philips - 40pfl5615d_78 - "não liga, nem acende led stand by"

Ir à solução Resolvido por STEAMROLLER,

Posts recomendados

Postado

OLÁ PESSOAL,

Tenho uma PLACA FONTE DELTA DPS-206CP-1 C que é da TV de LCD de 40 polegadas da Philips

Modelo: PFL5615D/78 - ( S Q552.1L. LA ). Bivolt 110W.

Há 2 anos atrás após concerto parou. Este ano, parou de novo.

Desta vez, eu estava assistindo, e ela desligou ...........! ("Não Liga, Nem Acende Led Stand By").

O técnico que a concertou substituiu 2 diodos do Stand By "D907 & D911 - Ambos SB260 2A 60v em paralelo", por 2 diodos 1N5822.

O único diodo que eu tenho aqui é o FR302 3A "FAST RECOVERY DIODE", de Fonte de PC.

Pergunta-se:

1 - O Diodo 1N5822 foi uma boa escolha?

2 - Qual diodo substituto do SB260, se encontra com mais facilidade em lojas de eletrônica?

3 - Uma Ilha de Solda com apenas metade do contato disponivel, ainda é confiável?

Não achei na minha cidade: SR260 2A, SR360 3A, SK306 3A, SB360 3A, MBR360 3A, BYS22-90, HRP34. 

Ainda vou analisar: SB560 5A.

PHILIPS_-_40PFL5615D_78_-_TV_Aberta.jpg

PHILIPS_-_40PFL5615D_78_-_PLACA_FONTE.jpg

01_-_ILHA_DE_SOLDA_-_D907_&_D911.jpg

02_-_ILHA_DE_SOLDA_-_D907_&_D911.jpg

PHILIPS_-_40PFL5615D_78_-_PLACA_FONTE_.jpg

• Coordenador
Postado

1: O diodo 1N5822 é para 40V, o original era para 60V, então não foi uma boa troca não!...

2: O diodo FR302 é facilmente encontrado em fontes ATX para PCs na linha dos 12V, ele suporta 100V a 3A, desmonte uma sucata sua ai que você encontra eles.

3: Não! Faça uma raspagem no verniz da trilha e aumente a área da solda, se não for possível, solde um fio mais grosso no ponto da ilha até uma solda mais próxima...

Estamos a disposição!...

Postado

Obrigado pela ajuda.

Coloquei umas fotos há mais no meu primeiro post.

Que bom que o FR302 100v vai servir. 

Agora só falta a ilha de solda do D911.

• Coordenador
Postado

Sim, Raspe essa trilha e aumente o ponto de contato de solda para o diodo, você não terá mais prolemas!...  

Postado

Olá Bcpetronzio,

1 - Analisando a imagem, me diga: Fiz Besteira? Tem como melhorar, desfazer, ou já era a placa?

As ilhas de baixo estão separadas, e onde raspei, próximo demais o cobre para soldar.

Esse verde da placa protege as trilhas contra oxidação e evita que a solda pegue em lugares adjacentes!

O que me recomenda a fazer? 

2diirt1.jpg

• Coordenador
Postado

É exatamente isso que era para fazer, com essa raspagem no verniz, aumenta o contato com a solda e evita de apresentar mau contato nas soldas futuramente...

Postado

Ok!

Soldando a ilha do D911 com o diodo e cobrindo todo restante do cobre descoberto com a solda, resolve, certo?

Pergunta-se:

1- Agora; no caso da ilha do D907 ao lado, a solda dela, pode esbarrar no cobre raspado que está próximo e que está energizando a solda da ilha do D911, ou isso pode causar algum problema? 

2 - Se Sim, devo separá-las com uma fina camada de Verniz para C.I, como era antes, e só depois prosseguir com a solda do diodo da ilha do D907?

Apesar dos diodos trabalharem em paralelo, eles não são soldados juntos, assim como suas ilhas são isoladas pelo verniz verde. 

A imagem da foto postada fica mais ampliada, abrindo-a em nova guia.

Valeu!

• Coordenador
Postado

Sim, pode raspar todos os pontos de soldas desse dois diodos, e não tem problemas as soldas se encostarem do mesmo lado, pois as trilhas são as mesmas, só as ilhas são separadas, mas pode junta-las sem problema nenhum!...

Postado

Diodos com características diferentes, podem alterar o comportamento da fonte, em relação a consumo ou desgaste de algum componente?

O SB260 é 60V do tipo Schottky e o FR302 100V do tipo Fast. 

O Standby trabalhará bem com esse aumento de tensão? Existem diodos melhores pra está função e que não foram citados neste tópico?

Substituição de diodos não é uma tarefa fácil, principalmente procurando-se em lojas de eletrônica.

SB260_FR302.jpg

• Coordenador
Postado

É complicado isso! O ideal seria o diodo original mesmo!, Mas as montadoras dessas placas não se importam em fornecer componentes para o mercado! A intenção é que você compre uma placa nova!

Nesse caso o diodo "fast" vai esquentar mais do que o Schottky, e pode sim queimar a um prazo menor que o esperado, não danificaria mais nada na fonte porque ela possui circuitos de proteção!

Seguindo a mesma dica de aproveitar diodos de fontes de PC's, tem o duplo diodo SB1060, que é para 10 Amperes e 60V, ele é um diodo Schottky, porém tem o formato de um transistor!, Você teria que  soldar um fio em um dos terminais dele para coloca-lo no local, como ele é para 10 amperes. você não precisará de dois diodos, colocando apenas um dos lados desse diodo já resolveria o problema....

Postado

O que tenho aqui é um SB1060CT PEC810. Só deu pra ver a numeração com a lupa. Estava guardado em uma gaveta!

O SB1060 tem numerações PEC diferentes, e variados modelos!

Porque o contato do meio na foto abaixo está quebrado?

SB1060.jpg

SB1060CT.jpg

SB1060FCT.jpg

No Mercado Livre se encontra algumas destas peças, porém nunca comprei lá!

SCHOTTKY BARRIER DIODE

PLACA FONTE - PHILIPS - DPS-206CP-1

Analisando a imagem abaixo; poderia ser usado este modelo SB1060CT? Ele só se difere do que eu tenho aqui pela numeração do meu ser PEC810.

A dissipação de calor dele ocorrerá sem problemas, mesmo não estando parafusado em uma chapa de metal com a malha cinza atrás dele?

SB1060CT & ILHA DE SOLDA - D907 & D911.jpg

Pode demonstrar a ligação? Qualquer ilha destas aí serve?

• Coordenador
Postado

O que esta valendo ai é o CT no final do nome do diodo, o diodo SB1060 sem o CT no final, possui só um diodo interno! (na posição indicada na figura), e o diodo SB1060CT com o CT no final, são dois diodos dentro do mesmo invólucro,  e tem os diodos desenhados na frente do componente.

Como você tem ai é o SB1060CT, ele é um duplo diodo, tendo o pino do meio a junção dos catodos dos diodos, para coloca-los em paralelo, bastaria unir os dois pinos das laterais, ai você terá dois diodos em paralelo sendo o catodo o pino do meio e o anodo a junção dos pinos das laterais!...

PS: você poderá solda-lo em qualquer um dos furos dos diodos originais da placa...

• 4 semanas depois...
Postado

Tópico  Interessante!

O único SB1060CT que achei aqui, está medindo normal os pinos 1 e 2, mas o pino 3 e 2 está conduzindo para os dois lados. 

Do pino 1 ao 3 está conduzindo também, mas do 3 ao 1 não. Meu multímetro é analógico!

O F12C20C (12A ~ 200V) e o FR302 (3A ~100V), são de uma tensão muito alta!

Em fontes genéricas também se encontram diodos duplos como: 

SBL2060CT / SBL2060PT / SB2060CT ou S16C60C. 

É possível usar apenas metade da corrente 10A ou 8A, destes diodos duplos que citei, para a situação aí de cima?

• Coordenador
Postado
12 horas atrás, Hakodate disse:

Tópico  Interessante!

O único SB1060CT que achei aqui, está medindo normal os pinos 1 e 2, mas o pino 3 e 2 está conduzindo para os dois lados. 

Do pino 1 ao 3 está conduzindo também, mas do 3 ao 1 não. Meu multímetro é analógico!

O F12C20C (12A ~ 200V) e o FR302 (3A ~100V), são de uma tensão muito alta!

Em fontes genéricas também se encontram diodos duplos como: 

SBL2060CT / SBL2060PT / SB2060CT ou S16C60C. 

É possível usar apenas metade da corrente 10A ou 8A, destes diodos duplos que citei, para a situação aí de cima?

Nada  impede de usar somente um dos diodos dentro do invólucro!, pode usar só um ou os dois em paralelo Unindo os pinos das laterais...

• 3 anos depois...
Postado

Estava com o mesmo problema, TV mortinha, sem sinal de vida. Troquei um dos diodos SB260 da fonte e resolveu o problema. Este diodo SB260 nao encontrei, usei um BVY27-200 que é para a mesma corrente (2A) porém para 200V. Ficou 100%......

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!